Banner 1

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Piada sem graça com dinheiro público




O nosso país, em verdade, precisa de uma grande sacudida, de uma grande reforma. 

Desde as questões ligadas a presídios, segurança pública, educação, passando, inclusive por questões ética e morais.

Mas não tenham dúvida de que a principal delas é a reforma política. Do jeito que está, é insustentável.  

Há uma classe de políticos, vários deles muito ricos, que ingressam no mundo da política apenas para ter poder e aumentar sua riqueza pessoal. 

Estão pouco se lixando para o bem comum, para a vida em sociedade, para as questões que mais afligem as pessoas comuns. 

Dentro deste contexto, um dos grande desserviços que a Constituição de 1998 legou aos brasileiros foi a eleição a cada dois anos. 

Ora para presidente, governador e Congresso ora para prefeitos e vereadores. 

O fato é que os políticos vivem 24 horas e 360 dias por ano fazendo campanha (pelo poder, é claro) e o que deveriam fazer, de verdade, fica em segundo plano, que é a gestão da coisa pública, a execução de políticas públicas e de ações voltadas para o bem comum. 

O resultado é um monte de mentiras e promessas vazias, renovadas, não a cada dois anos, mas a cada palanque montado. 

Vamos pegar um exemplo prático. 

A adutora do Rio Mosquito, que deveria levar água doce para cidade de Campos Belos (GO) é uma promessa de 30 anos, que nunca saiu do papel. 

Entra prefeito, sai governador e a cantiga é sempre a mesma: "conversa para boi dormir", como diz o ditado popular.

Nesta semana, o vice-governado José Eliton foi a Campos Belos, acompanhado de um séquito de autoridades, onde foi recebido por outra turma, numa teatralização medíocre que só eles acreditam e pensam que as pessoas normais rezam pela mesma cartilha. 

Ao final do encontro, Roberto Nabofarzan, do Jornal o Vetor, conversou com as "autoridades". 

Leiam a entrevista e notem que o assunto é aquele mesmo que este blog noticia há anos como promessa.

Logo abaixo, vou disponibilizar para vocês diversos links de post desses mesmos assuntos (as promessas), só que de anos atrás. 

É uma piada, que teria sua graça, se não fizessem tudo isso com dinheiro público - seu, meu, nosso, dos nossos filhos e netos.  

"No final da reunião o vice-governador José Eliton respondeu ao jornal O VETOR questionamento sobre os principais tópicos apontados pelos prefeitos.

Casas populares – Nós temos um programa para a área da habitação. Nós já anunciamos a construção de trinta mil casas ao longo dos próximos dois anos. 

Os recursos já estão disponíveis, dependendo somente dos prefeitos apresentarem seus projetos com a área que será edificada, e o estado de Goiás em conjunto com a Caixa Econômica Federal irá viabilizar a construção dessas trinta mil casas populares de acordo com a demanda de cada município.

Estradas e rodovias dessa região – Nós temos diversas estradas a serem concluídas nessa região, cito como exemplo a GO 447, que liga Monte Alegre a Divinópolis, a GO 239, que liga Alto Paraíso a Colinas do Sul e Niquelândia, temos também a estrada Parque que vai de Guarani até Terra Ronca, em São Domingos, que são de muita importância para a região. 

O governador Marconi Perillo já determinou   e a obras da GO 239 serão retomadas nos trechos entre São Jorge/Colinas do Sul/Niquelândia, que deverá ser entregue a população ainda este ano. Essa rodovia será a ligação definitiva entre o norte e o nordeste do estado, proporcionando comodidade à quem se dirige para Goiânia, sem a necessidade de passar por Brasília, além de diminuir custos no escoamento da produção agrícola e pecuária.

Instalação de unidades do corpo de Bombeiros na região – Nós já temos o Batalhão do corpo de Bombeiros na cidade de Posse, com toda a estrutura logística que atende as necessidades desta região. Estamos ampliando esse trabalho e um destacamento está chegando para Campos Belos, já esta em fase de preparação de projeto, assim como em Alto Paraíso, onde teremos uma outra unidade dentro daquele principio das metas dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Asfalto Urbano – Depende da definição de cada prefeito. O governador Marconi Perillo já alocou recursos, definiu montante de recursos que nos teremos para investimentos no desenvolvimento municipal, e os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a sociedade é quem deverão apontar as prioridades, onde for defino que é asfalto, será asfalto, onde for outra demanda nos iremos atender a demanda escolhida. 

Onde for asfalto, o prefeito terá o recurso disponibilizado e poderá ele mesmo comprar sua massa asfáltica e usar seus funcionários para fazer a pavimentação ou recuperação das ruas e avenidas de sua cidade.

Segurança pública - principalmente sobre o contingente de novos alunos/ soldados que estão fazendo os cursos em vários municípios, eles ficarão nas cidades onde estão sendo preparados – Não só esses atuais, que nós temos, por exemplo, mais de trinta fazendo curso em Alto Paraíso, e depois serão distribuídos por toda a região, mas também os do concurso que está em andamento, são mais de dois mil e quinhentos novos policiais. Os que fizeram o curso na região, ficarão na região.


Projeto de transposição das águas do Rio Mosquito para a cidade de Campos Belos – ainda na sexta-feira (17/02), falei com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, e nós definimos como uma obra estratégica e prioritária da Saneago. 

O presidente deve, muito em breve, vir à Campos Belos já para retomar as obras. Tivemos algumas discussões em relação ao projeto que estava em tramitação, buscamos e encontramos a solução adequada para dar essa continuidade e esperamos que ao longo desse ano a gente possa finalmente concluir essa tão importante e tão sonhada obra. 

Grande parte dela já está pronta, todas as adutoras estão prontas, só estão faltando duas elevatórias e a definição da energia para o bombeamento. Vamos fazer interligação no atual sistema de tratamento. 

Mais tarde construiremos um novo sistema de tratamento, mas já com a água sendo bombeada e chegando aos lares dos moradores de Campos Belos.

Ao encerrar a reunião, José Eliton, Iso Moreira e a deputada Magda Mofatto entregaram três carros Marruás para as escolas Kalungas. São veículos preparados para rodar em estradas de difícil acesso como as que levam as escolas Kalungas nos municípios  de Monte Alegre, Teresina e Cavalcante.

O empresário Almir Santos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças da sociedade organizada também prestigiaram o evento."

Já publicamos 


Autoridades novamente prometem água do Rio Mosquito (2013)







Nenhum comentário: