Banner 1

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Alto Paraíso (GO) : 14ª CIPM tem troca de Comando. A cidade tem registrado diversos assaltos e roubos





Por Roberto Naborfazan,

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03, a troca de comando da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Alto Paraíso. 

O ato aconteceu em breve cerimônia de transferência de comando, com presença do comandante regional de Formosa, Coronel Costa.

Deixa o comando dessa Companhia o Tenente Coronel Belelli, que realizou um excelente trabalho junto á comunidade local, diminuindo bastante a ação dos bandidos nos municípios de Alto Paraíso e São João D’Aliança.

Assume o Capitão Cardoso, que conhece bem a região, já tendo trabalhado em Posse, Formosa e Planaltina de Goiás, com passagem por Alto Paraíso em 2010, atuando como instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. 

O novo Comandante da 14ª CIPM tem como característica trabalhar em conjunto com a população e a sociedade organizada, buscando sempre parcerias com a administração pública municipal em consonância com os comandos regional e geral da Polícia Militar.

Após a troca de comando, o Capitão Cardoso fez uma visita de cortesia ao prefeito Martinho Mendes, que estava acompanhado do presidente da Câmara de vereadores, Pastor Marloni. Em breve conversa, trocaram impressões sobre ações imediatas e de curto/médio prazo na área da segurança pública.

“A Polícia Militar não trabalha sozinha, a própria constituição federal reza que – é dever do estado garantir a segurança, mas é um direito e responsabilidade de todos – por isso é importante a parceria entre os poderes constituídos em todas as esferas. 

Quero trabalhar essa parceria, e o que nossa companhia puder dar de suporte colocarei a disposição da comunidade, o que não pudermos, vamos buscar junto ao comando regional e o que não for possível por lá, buscaremos junto ao comando geral”, assegurou o Capitão Cardoso.

Uma dos objetivos do novo comandante é a volta do Proerd ao município. Esse programa é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. 

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.“Desde 2009 a administração municipal tem sido parceira tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar, assim como no Fórum e na cadeia pública. 

O Capitão Cardoso pode ter certeza que continuaremos dando esse apoio, para acabar definitivamente com a conversa de que em Alto Paraíso não tem Lei, que a polícia não trabalha. A polícia trabalha sim, e com nosso apoio vai trabalhar muito mais. A vinda de trinta e dois soldados em formação, para fazer o curso orientado pela Academia de Polícia Militar, dará um grande reforço ao contingente local. 

Daremos suporte para que isso aconteça, como já fazemos ao oferecer funcionários para atendimento ao público e estrutura para pequenos consertos em viaturas, por exemplo. Nós próximos dias a prefeitura colocará quatro ou mais funcionários para monitoramento noturno das principais ruas e avenidas da cidade, em trabalho preventivo, e no caso de qualquer alteração, as policias serão imediatamente acionadas”, afirmou o prefeito Martinho Mendes.

O Tenente Coronel Carlos Eduardo Belelli não sabe ainda qual será seu novo destino, extraoficialmente fala-se que assumirá o comando em Itumbiara ou Caldas Novas, mas nada confirmado. Ele entra de férias e a comunidade terá sua presença ainda por alguns dias.

“Quero desejar ao Capitão Cardoso, que já conheço desde 1994, sucesso em seu trabalho junto a essa comunidade pela qual tenho grande apreço. 

Agradecer ao Jornal O VETOR e ao Nilton Kalunga, da Rádio Paraíso FM, pelo apoio dado ao trabalho da Polícia Militar, sempre noticiando de maneira clara e verdadeira as dificuldades enfrentadas em nosso ofício. 

Tenho várias pessoas para agradecer, por isso não vou citar nomes para não ser injusto com alguns no esquecimento do nome. Encontramos muitos desafios por aqui, eliminamos alguns, minimizamos outros e fizemos aquilo que é de nossa missão, defender os interesses do cidadão de bem. 

As Leis em nosso País são obsoletas, beneficiam mais o bandido que a polícia, vários dos que prendemos, além de já estarem soltos, ainda fazem acusações que geram sindicâncias contra os policiais, mas tenho certeza que a Polícia Militar de Alto Paraíso e São João D’Aliança continua e continuará firme no enfrentamento a bandidagem”, pontuou o Tenente Coronel Belelli.

O novo comandante da 14ª CIPM, Capitão Cardoso, é homem de palavras claras, serenas, mas se engana que pensar que ali está um despreparado. É um militar ciente de suas funções e responsabilidades, não foge ao enfrentamento e usa a serenidade ou a rigidez de acordo com a necessidade da ocasião. 

Na carga que recebe no comando que assume está o Drone e todos os equipamentos a ele ligados, que pertencem a 14ª CIPM de Alto Paraíso, por ter sido adquirido com apoio financeiro da comunidade e será usado como ferramenta de combate e prevenção a delinquência na região.

Publicação original: O Vetor

Um comentário:

Anônimo disse...

Êta reportagem prolixa e extensa.
Dá canseira só de olhar.
Seja sucinto, o tempo urde.