Banner 1

domingo, 29 de janeiro de 2017

Militares da PM se formam no Proerd e reforçam luta contra a drogas





Policias Militares lotados no nordeste de Goiás participaram recentemente do prestigioso Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed) e se tornam mais uma ferramenta da difícil luta contra as drogas.

O cabo Thiago e o soldado J. Santos, ambos pertencemos à 42 CIPM com sede em Campos Belos (GO), receberam o curso de formação da PM de Minas Gerais, juntamente com dezenas de outros militares de diversos estados do Brasil.  

Thiago e J. Santos agora são instrutores e já estão aptos a ajudarem as escolas, dos diversos municípios, com palestras e orientações contra o uso de drogas, um mal que tem deixado doente e abeira do colapso a sociedade brasileira.   

O cabo Thiago, inclusive, foi o orador da turma que contou com policiais de Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão e Goiás.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. 

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

Conta com três currículos: 

1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para 7º ano do ensino fundamental,
4-  PROERD para Pais/Responsáveis.

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

Consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

3 comentários:

Thiago Barbosa disse...

Lembrando que os 2 PMs Eu CB Thiago e o SD J Santos pertencemos a 42° CIPM com sede em Campos Belos GO

Flavia Dayane disse...

Parabéns aos nobres colegas, agora a nossa comunidade só tem a ganhar... Também sou instrutora do Proerd na 1ª CIPM-Arraias/TO, mas no momento não estou atuando. Espero que o Programa seja reconhecido através do apoio dos nossos gestores locais ao nobres colegas proerdianos. É um programa maravilhoso, de prevenção ao uso e tráfico de drogas, que faltava em Campos Belos.
“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. (Pitágoras)

Andréia Santos disse...

Parabéns Cabo Tiago, SD.J Santos: Por mais uma nova conquista da 40 CIPM de Campo Belos GO.É um grande previléo para nossa região.