Banner 1

sábado, 14 de janeiro de 2017

Denúncia de nepotismo em Monte Alegre de Goiás. Alô Ministério Público


"Senhor blogueiro, gostaria de sua intervenção junto ao Ministério Público, referente ao nepotismo em Monte Alegre. Será possível??? 

Dois filhos à frente de duas Secretárias pesadas. Como pode?  só aqui que isso acontece. Vou aguardar seu parecer", afirma um leitor.

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.

A palavra “nepotismo” surgiu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. 

No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja.

Atualmente, o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerado um empecilho à democracia. 

O maior nepotista da história talvez tenha sido Napoleão Bonaparte, uma vez que o imperador francês nomeou três de seus irmãos como reis nos países por ele conquistados.

A Constituição Federal, através do artigo 37, prega que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser seguidos na contratação de funcionários no serviço público. 

Através deste artigo, fica explícito o caráter inconstitucional do nepotismo. No entanto, isso não impede que os municípios criem suas próprias leis para reforçar a proibição da prática.

É importante ressaltar que nepotismo não é crime. 

Porém, quando fica comprovada a intenção da prática, o agente público fica sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que inclui desde o ressarcimento integral do dano ao erário público até a perda da função e dos direitos políticos de três a cinco anos. 

Com informações do Brasil Escola 

14 comentários:

Anônimo disse...

É muito triste ver nossa querida Monte Alegre, mais uma vez, sendo administranda com esse mesma política velha. Prefeitura virou negicio de família por lá. Estou ansioso para ver a postura dos vereadores quanto a isso.

Anônimo disse...

Se fosse só isso era bom política de mnte Alegre e podre demais um município q não tem nada e um bando de vagabundo sugando o dinheiro do povo eu heim to fora de um lugar desse nem a saúde e educação o básico não tem. O município não vai pra frente em nada .só Deus pra ter Misericórdia de um povo sofrido desse. Amo o lugar mas como todos precisei sair da cidade pra ter algum futuro

Anônimo disse...

O interessante é que a família Taveira ficou lá dentro na finanças E em outros departamentos pra acabar com os veículos da frota Municipal E esse pessoa que agora vem com esse história de denúncia anônima não enxergou nepotismo. Assuma a calça Ou a saia que você veste e vá diretamente você mesmo a promotoria. Mas antes Leia. Observe a lei e conheça o que legalidade. Desmando maior que essa administração que estava não há como fazer. Ou a pessoa que fala de nepotismo tem medo ou receio de assumir que dentro em pouco tempo um analfabeto e seus filhos melhorem uma situação desastrosa. E inclusive analfabeto esse que colocou o homem que acabou com sua administração anterior. Daqui a algum tempo volte nesse mesmo blog e reconheça que o que você chama de nepotismo trouxe novamente o progresso a Monte Alegre.

Anônimo disse...

Dinomar de uma olhada no site da prefeitura de Campos Belos, um dos secretários também é parente do prefeito.

Anônimo disse...

Prefeito que sua família e seus filhos não sabem fazer outra coisa a não ser mamã nas tetas dá prefeitura, nunca trabalharm. Deus tenha misericórdia desta cidade, além de ter um presidente da câmara envolvido em escândalo.

Anônimo disse...

Mas o povo já sabia, nos outros mandatos sempre foi assim!!! Monte Alegre sempre foi muito infeliz com seus prefeitos, as estradas rurais agora vão ficar abandonadas, com excessão daquelas que vão para a fazenda do prefeito...

Anônimo disse...

O pagamento mês de Dezembro até hoje nada, pagaram alguns escolhidos a dedo e os outros nem explicação,não sei o que foi feito do nosso dinheiro,simplismente desapareceu...

Anônimo disse...

Prefeitos de vários municipio, especificamente da nossa querida cidade Monte Alegre de Goias, precisa saber que o escolhido ao cargo de representante politico, tem o dever de administrar o municipio e não aproveitar da situação do cargo para o usufruir ao seu favor e de "parentes".

Anônimo disse...

Parece que não a justiça, ela não é só lenta, é realmente parada.
Se não me engano, o MP, na pessoa de Dr André, tinha feito recomendações ao prefeito na sua gestão passada em relação ao nepotismo, e até o denunciou por improbidade administrativa,mas a justiça mais uma vez injusta e lenta, não foi concluída e o prefeito voltou a prefeitura como se fosse sua, como se fosse um banco de emprego familiar.
Não é só os filhos que assumem cargos não; filhos,primos, mulheres e namoradas dos filhos,tias, sobrinhas, parentes da mulher e ex mulher assumem cargos de confiança e contratos.
O mais absurdo é que as pessoas que lutavam contra Juvenal e seu nepotismo,o colou de volta no poder. Pessoas como o: Vereador Gustavo, ex.vereador Clemenon, vice prefeito Neto e outros.
Realmente estamos perdidos, pq ele tem a maioria na Câmara.
Só o MP mais uma vez na causa, nossa única esperança (Dr. Douglas)

Paulo Dados

cecygyn2001 disse...

Ninguém aqui tem coragem de dar as caras não?
Senhor anônimo quem esteve na gestão foi doutor Arlon e não a família Taveira!
Quando se refere a finanças se refere ao meu pai. Júnior Taveira... Que por sinal e o homem mais honesto que conheço. Seu cargo foi de confiança...
Quando se refere ao transporte se refere a Ruan que é concursado ou seja ele como muitos são concursado e exercem função la mesmo.
Ah uma grande diferença na gestão do doutor Arlon e senhor Juvenal. A eleição acabou e vcs não perceberam Monte Alegre escolheu e tem o que merece!

Anônimo disse...

Fora isso, lembramos que na ultima gestão desse prefeito,alem de empregar seus filhos, os carros deles tbm estavam alugados e 'prestando serviço'para a prefeitura.

Anônimo disse...

Para cargo de confiança, no caso secretário, infelizmente a justiça da essa brecha, pode.

ACPROMAM/JC.ASSESSORIA PROF. JOÃO CELINO disse...

O QUE SEI É QUE DEVEMOS NOS UNIR EM PROL DE NOSSA CIDADE, INDEPENDENTE DE LADOS, PARTIDOS, ELEITOS E MANDATOS. PRECISAMOS TRABALHAR CADA UM FAZENDO SUA PARTE. EU TENTO NA MEDIDA DO POSSÍVEL FAZER ALGO POR MONTE ALEGRE, MAS A POLITICAGEM AS VEZES ATRAPALHA E MUITO.

Anônimo disse...

Vamos nos unir independente de política,quem ganha é todos, chega de politicagem...