Banner 1

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Monte Alegre de Goiás, Cavalcante, São Domingos e Flores de Goiás registram piores IDMs de Goiás


O Índice de Desempenho dos Municípios (IDM), divulgado nesta quinta-feira (22/12) pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), mostra a cidade de Edealina, no Sul goiano, na microrregião do Vale dos Bois, como a cidade com maior desenvolvimento socioeconômico de Goiás, seguida de Goiânia e Cachoeira Dourada.

De uma nota de zero a dez, sendo que quanto mais próximo de zero, pior é o desempenho, Edealina ficou com 5,79, enquanto a média dos 246 municípios goianos foi de 4,77. Na outra ponta do estudo, está Baliza, na microrregião de Aragarças, com a nota 3,48.

O IDM é formado por 37 variáveis de diversas fontes de informações contidas em seis dimensões: economia, trabalho, educação, segurança pública, infraestrutura e saúde.

A pequena Edealina, com cerca de 2,5 mil habitantes, surpreendeu no topo do ranking, já que usualmente quanto maior o número de habitantes de um município, melhor seu IDM. 

O município obteve boa pontuação em saúde, educação e segurança, mas o que puxou o índice para cima foram as variáveis de economia e trabalho devido à instalação da Votorantim Cimentos, no final do ano passado, com investimentos de mais de R$ 600 milhões e geração de mais de 600 empregos.

Goiânia conquistou o segundo lugar no ranking do IDM geral, com destaque nos itens infraestrutura (1º lugar), economia (1º lugar) e trabalho (7º lugar), embora perca posição em itens como segurança (232º lugar), educação (215º) e saúde (191º). 

Entre os dez municípios melhores posicionados no IDM goiano constam, ainda, Rio Quente, Aparecida do Rio Doce, Goiatuba, Chapadão do Céu, Ceres, Ouvidor e Santo Antônio de Goiás.

Na outra ponta do ranking estão, além de Baliza, quatro municípios localizados na microrregião do Entorno de Brasília (Águas Lindas de Goiás, Corumbá, Novo Gama e Vila Propício), dois na Chapada dos Veadeiros (Monte Alegre de Goiás e Cavalcante) e dois no Vão do Paranã (São Domingos e Flores de Goiás). 

Segundo o IMB, o desempenho inferior desses municípios se deve à combinação de baixa população, economia pouco expressiva e, consequentemente, desempenho inexpressivo nas dimensões de trabalho e economia.

Municípios melhores colocados no IDM

1- Edealina
2- Goiânia
3- Cachoeira Dourada
4- Rio Quente
5- Aparecida do Rio Doce
6- Goituba
7- Chapadão do Céu
8- Ceres
9- Ouvidor
10- Santo Antônio de Goiás

Nenhum comentário: