Banner 1

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Hoje: Escola Estadual David França de Arraias promove Sarau literário e homenageia escritor tocantinense


 





A Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada na Zona Rural de Arraias, Sudeste do Tocantins, realiza nesta sexta-feira, 9, o quarto sarau literário Tertúlia à Luz de Velas. Aberto à comunidade arraiana e povoados circunvizinhos. 

O evento, que acontece no salão paroquial, a partir das 19 horas, busca promover o autoconhecimento e a segurança dos alunos por meio do exercício de escuta do próximo, além de levá-los a compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos linguísticos com oficinas literárias.

“Considerando a presença da arte literária em sua diversidade, como poesia, teatro, música, dança, documentários, atividades lúdicas, selecionamos um escritor tocantinense para trabalhar as suas obras de diversas formas e assim homenageá-lo na culminância da ação”, explicou a técnica de Currículo de Linguagens da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias e idealizadora do projeto, Michele Cristina Tomaz.

Para a técnica, implantada desde 2012, a ação surgiu da necessidade de elaborar um projeto de leitura que contemplasse a leitura de forma dinâmica e atrativa para os alunos e comunidade. 


“Sem dúvida, o principal objetivo desde sua criação é incentivar o hábito de leitura por meio de atividades interdisciplinares e do contato com as demais manifestações artísticas”, reforçou Michele Tomaz.

A unidade Agrícola David Aires França conta atualmente com 46 alunos do ensino fundamental e 92 estudantes no ensino médio. Para a diretora da escola, Veronice Pereira Costa, “estas ações ampliam a capacidade discursiva no uso público da linguagem e tem aproximado os estudantes, assim como toda a comunidade envolvida com a literatura, em que são produzidos poemas, analisado os ritmos, sons, imagens nela contidas, além de conhecer melhor a cultura tocantinense,” disse.

Atividades


No 4º Sarau Literário, o escritor tocantinense Paulo Aires Marinho será homenageado pelos estudantes. 


Os alunos, assim como convidados e o homenageado apresentarão diversas oficinas literárias de gêneros textuais, dentre elas poesias, paródias, memórias literárias, crônicas, canções e apresentações teatrais.

Nenhum comentário: