Banner 1

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Colégio Ricarda promove o "Projeto Consciência Negra. Desfile elegeu a “Miss Beleza Negra”



Por professor Josivaldo Moreira de Carvalho,

No último dia 24 de novembro, Colégio Estadual Professora Ricarda, em Campos Belos (GO), realizou a culminância do Projeto Consciência Negra com um desfile “Miss Beleza Negra”. 



A vencedora foi à aluna Thais Mathias do 9º ano ‘B’ Ensino Fundamental do turno matutino, que recebeu como premiação uma Make Profissional da Débora Carvalho e um ensaio fotográfico doado pela Professora desta unidade de ensino Flávia Giselle.



O Colégio Estadual Professora Ricarda, localizado no centro da cidade,  vem desde sua fundação trabalhando com as diversas realidades socioeconômicas e culturais.



É ciência de todos que historicamente o povo negro enfrentou severas punições pela cor da pele, pelo tipo do cabelo e pelo formato do seu corpo em geral, pode ser subjetivo esse fato para alguns, porém para o povo que sofreu por causa dessas características e que ainda sofre é pura realidade cravada com muito sangue e lágrimas. 



Esse Colégio tem como filosofia no processo educativo o respeito a todas as etnias, valorização da historia da África como útero que gerou nosso povo brasileiro e procura garantir no seu espaço educacional uma sistematização científica com as experiências que cada um traz da comunidade e suas histórias logicamente bem orientadas pelos professores e pelas referencias bibliográficas selecionados.


Objetiva então este projeto na escola para que os alunos e toda comunidade escolar possam conhecer melhor os fatos históricos que contaram com a participação heroica de africanos e afrodescendentes na história do Brasil como por exemplo Zumbi dos Palmares; para que todos aprendam a valorizar o patrimônio sócio cultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como direito dos povos e indivíduos e que possam também recuperar a memória histórica, revisando o papel exercido pelo povo africano escravizados na formação da sociedade brasileira.


Portanto, parabenizamos a todos os envolvidos neste projeto e convidamos toda comunidade de Campos Belos e Região para ampliarmos este projeto e enfrentarmos o preconceito, o racismo, a intolerância religiosa e a xenofobia impregnada no nosso egoísmo, nos modos de produção e no modelo de sociedade que temos, não podemos mais deixar que “ a cor da pele seja mais importante que o brilho dos nossos olhos (...)” (Bob Marley). 


Aos alunos, funcionários e aos amigos da escola que desenvolveram este projeto: nossos sinceros parabéns!


Fotografias: Flávia Gisele 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores deste evento. Precisamos cada vez mais de ações que destaque a beleza negra, uma vez que este país mesmo havendo tanta miscigenação existe um grande preconceito em relação ao tom de pele.

Anônimo disse...

MUITO LINDA! PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DO EVENTO!