Banner 1

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Prefeitos eleitos conhecem Consórcios Públicos em Saúde


Os prefeitos eleitos das Regiões Nordeste 1, Central e Rio Vermelho foram convidados pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, e pelo gerente da Gerência das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias (Gernace) da SES-GO, Armando Zalafão, para um evento que apresenta o formato de gestão por Consórcios Públicos em Saúde.

As reuniões começam nesta terça-feira, dia 1º, e seguem pelos dias 3 e 4 de novembro, das 8h30 ao meio-dia. 

Os encontros dos dias 1 e 3 serão na sala 1 do Conecta SUS, na sede da Secretaria da Saúde, no Parque Santa Cruz, em Goiânia. A reunião do dia 4 acontecerá no auditório da sede da Regional de Saúde Rio Vermelho, na Rua Dr. Luiz do Couto nº 2-A, Centro, cidade de Goiás.

Consórcios Públicos

O modelo dos Consórcios Públicos foi adotado pela SES-GO para regionalizar a Saúde Pública e melhorar a qualidade de vida da população do interior. Por meio deles, municípios vizinhos se unem para oferecer melhor assistência médico-hospitalar à população, com custos menores.

Os Consórcios Públicos são a união ou associação entre entes que buscam solução em conjunto para problemas comuns. 

O Estado está incentivando a busca de novos modelos de gestão e um desses modelos são os consórcios, aos quais os municípios aderem, voluntariamente.

A proposta dos consórcios será apresentada aos prefeitos eleitos, que também terão informações sobre a situação da saúde pública na sua região. Segundo Armando Zalafão, será a oportunidade de tratar dos gargalos, demandas e as possibilidades de resolução dos problemas.

A Genarce convidou os prefeitos de municípios das regionais Nordeste 1, Central e Rio Vermelho, nas quais já funcionam consórcios: Cissgo (Sudoeste), o Cisvale (Vale do São Patrício) e o Ciso 2 (Região Oeste 2).

Regionais

Regional de Saúde Nordeste 1 – sede em Campos Belos. Reúne 5 municípios: Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás.

Regional de Saúde Central – sede em Goiânia. Reúne 26 municípios: Abadia de Goiás, Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Goiânia, Goianira, Guapo, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antonio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás e Trindade, com uma população total de mais de 1,7 milhão de habitantes.

Regional Rio Vermelho – sede na cidade de Goiás. Reúne 17 municípios: Americano do Brasil, Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás e Santa Fé de Goiás, com uma população total de quase 200 mil habitantes.

Nenhum comentário: