Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Seca e estiagem deixam municípios em situação de emergência, entre eles Paranã (TO)



Em decorrência da  seca e da estiagem, o Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (20), a situação de emergência de dois municípios capixabas: Fundão e Mimoso do Sul, além de 13 cidades da Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins. 

A medida permite que as cidades solicitem o apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez de água. 

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Além das cidades capixabas, os municípios com estiagem prolongada são Feira de Santana, Paratinga, Saúde e Utinga (BA); Timon (MA); Engenheiro Navarro e Vargem Grande do Rio Pardo (MG); e Paranã (TO). 

Já a seca foi o motivo da situação de emergência nas cidades de Capitão Enéas e Rio Pardo de Minas (MG); Cedro de São João, Propriá e Telha (SE).

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios. 

Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário