Banner 1

Banner 1

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Josué Faustino: O artesão que fabrica peças milenares e ensina a arte da cerâmica em Teresina de Goiás




Por Evônio Madureira, 

O artesão Josué Faustino, paraibano, proprietário do Ateliê Naturarte, trabalha em Teresina de Goiás há mais de 30 anos com argila e fibras naturais, defendendo o bioma do cerrado. 

Para ele, que é amante da natureza, o Cerrado da Chapada dos Veadeiros é o berçário de água doce da região nordeste de Goiás. 

Além de artesão, Josué já trabalhou como marceneiro, pedreiro, fotografo e laboratorista.  É também compositor e vocalista da Banda Fruto do Cerrado.

Hoje ensina a arte milenar da cerâmica em Teresina de Goiás.

Em seu ateliê, o artesão fabrica equipamentos têxteis e explica a função milenar de cada equipamento.

Roca: serve para fazer o fio de algodão; Tear tece o pano; Descaroçador separa o algodão do coroço; Meadeiros serve para separar as linhas fiadas; Fusos: é utilizado para fazer o fio de algodão. 

Josué explica que esses tipos de equipamentos não são mais fabricados em grande escala porque foram substituídos por máquinas e equipamentos elétricos para fabricação de tecidos e linhas em grande escala. Os equipamentos de Josué são feitos por encomenda e não são encontrados nos mercados.

Os equipamentos têxteis fabricados pelo artesão servem para ensinar as mulheres a tecer o algodão e fazer tecido para não perder a tradição de seus ancestrais.

 O professor também ministra curso de extração de fibras de bananeira; fabricação de papel vegetal e papel reciclado; fabricação com buriti; artesanato com taboca e Taquari e fabrica vassouras utilizando garrafa pet e madeira reciclada. 

Alunos de Cavalcante aprendem a Arte milenar da Cerâmica 

A cerâmica de Teresina de Goiás é considerada de boa qualidade. Os alunos de Josué dão nova vida á cerâmica por meio do artesanato.

No começo de outubro deste ano um grupo de dez pessoas da cidade de Cavalcante (GO) teve a iniciativa de contratar seu Josué para ministrar um curso de cerâmica em seu ateliê em Teresina de Goiás. 

O artesão aceitou e iniciou o curso que vai ter uma carga horária total de 120 horas/aulas práticas durante quatro meses. 

As aulas são ministradas no período matutino nas manhãs de segunda e terça-feira. 

A dona de casa Maria de Fátima e a comerciante Junia Taguchi convidaram seus amigos e amigas de Cavalcante para reservarem dois dias da semana e dedicar ao curso de ceramista. 

“Tenho habilidade manual e queria desenvolver uma atividade cultural. O curso se tornou um hobby para mim, é gratificante e por isso procuro indicar aos meus amigos. Hoje, tiro dois dias da semana para mim e não abriria mão de participar desta atividade, que para mim é uma terapia e um aprendizado que vai ficar para sempre”, disse uma das alunas.

O professor Josué também dá aula particular de cerâmica para modelagem de esculturas e mascaras para alunos de Teresina de Goiás: Jhonatan, Douglas Diniz, Ana Clara o pequeno Bernardo de quatro anos de idade, aprendem a fabricar mascaras e esculturas. 

Segundo o professor Josué Faustino, os alunos aprendem técnicas de modelagem para produzirem peças decorativas e utilitárias. Durante o curso de cerâmica os alunos passam para a etapa de escultura de peças. “Os alunos aprendem a técnica básica até a criação de peças. Até hoje aprendo e o que aprendo faço questão de passar aos meus alunos”, comentou o mestre Josué.

Depois de modelada e seca é feita a queima da argila no forno específico para a atividade, disponibilizado no Ateliê Naturarte. Esta queima deixa, segundo o professor, a peça de cerâmica mais resistente. Depois de pronta a peça é decorada de acordo com o gosto do ceramista.

Em apenas quatro dias de curso, os alunos já conseguiram modelar dezenas de peças (panelas, travessas, copos, potes; botijas, gamelas, esculturas, mascaras, vasos de planta, tigelas e outros utensílios) que estão prontos para ir ao forno. 

Os alunos de professor Josué foram convidados pela Coordenação do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros para participarem da Tenda dos Povos do Cerrado, na Praça Universitária – Goiânia – De 16 a 18/11/2016, onde será oferecido um espaço para exposição das peças de cerâmica e vassouras ecológicas.  

Passando por Teresina de Goiás, não deixe de visitar o Ateliê Naturarte, localizado na Avenida Princesa Izabel, Centro - Teresina de Goiás.

Aproveite também para conhecer os atrativos turísticos da cidade onde tem belas cachoeiras ainda não exploradas. A cidade oferece bons Hotéis com ótimos preços. Vale a pena conhecer!





Nenhum comentário:

Postar um comentário