Banner 1

terça-feira, 11 de outubro de 2016

97 municípios goianos terão cadastramento de eleitores por biometria. Campos Belos e Monte Alegre estão entre elas


Nas eleições municipais de 2016, 124 municípios goianos utilizaram as urnas eletrônicas com sistema de biometria para identificar um total de 3.151.379 eleitores. 

Já outros 1.313.063 eleitores estavam cadastrados em 122 cidades do Estado para a votação sem o método de identificação pelas digitais.

Na última sexta-feira (7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o Provimento número 13, da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, que traz a relação de 184 municípios brasileiros nos quais os eleitores serão recadastrados com o sistema de biometria.

Em Goiás, 97 cidades passarão por cadastramento para que o sistema de votação passe a ser o biométrico. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) precisará fazer a coleta das digitais dos eleitores. 

O TRE goiano ainda não divulgou o cronograma de revisão do cadastramento nos municípios goianos.

De acordo com a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, esse trabalho só deve ser iniciado depois do segundo turno das eleições deste ano. 

A intenção do TSE é identificar, por meio da impressão digital, todo eleitorado brasileiro. Segundo o Tribunal, as ferramentas biométricas garantem mais confiança e segurança ao sistema eleitoral.

Depois de Goiás, o Paraná aparece no Provimento com 50 cidades que passarão pelo cadastramento biométrico. 

No Acre são 4 municípios, 14 no Pará e 19 no Rio Grande do Norte. A Justiça Eleitoral informou que o recadastramento tem seguido a regulamentação da Resolução do TSE número 23.335, com trabalho gradual em todo o Brasil.

“A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico”, afirmou o TSE.

Cidades goianas

As cidades goianas que passarão por revisão do eleitorado para cadastramento biométrico são Água Fria de Goiás, Água Limpa, Alto Horizonte, Alvorada do Norte, Amaralina, Anhanguera, Aporé, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Aurilândia, Barro Alto, Buriti Alegre, Buritinópolis, Cachoeira Alta, Cachoeira de Goiás, Cachoeira Dourada, Caiapônia, Caldas Novas, Campinorte, Campo Alegre de Goiás, Campos Belos, Castelândia, Catalão, Cezarina, Chapadão do Céu, Cidade Ocidental, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Damianópolis, Davinópolis, Doverlândia, Edealina, Edéia, Estrela do Norte, Faina, Firminópolis, Formoso, Goianésia, Goiás, Guaraíta, Ipameri, Itaguari, Itaguaru, Itajá, Itapuranga, Itumbiara, Ivolândia, Jataí, Lagoa Santa, Mambaí, Mara Rosa, Marzagão, Maurilândia, Moiporá, Monte Alegre de Goiás, Montividiu, Montividiu do Norte, Morrinhos, Mossâmedes, Mozarlândia, Mutunópolis, Nova Crixás, Nova Iguaçu de Goiás, Ouvidor, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palmelo, Palminópolis, Panamá, Perolândia, Piracanjuba, Piranhas, Planaltina de Goiás, Rialma, Rianápolis, Rio Quente, Rio Verde, Santa Cruz de Goiás, Santa Helena de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, Serranópolis, Simolândia, Sítio D’Abadia, Taquaral de Goiás, Três Ranchos, Trombas, Turvânia, Uruaçu, Valparaíso de Goiás, Varjão e Vila Propício.

Fonte: Mais Goiás

Nenhum comentário: