Banner 1

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

UEG, em Campos Belos (GO), promove o I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga. Evento terá especialistas e professores da UNB, UFT, UFG e UEG




Buscar a integração, o diálogo, reconhecimento e fortalecimento da identidade do povo Kalunga é o objetivo do I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga. 

O evento será realizado de 19 a 21 de setembro no Câmpus Campos Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e deve reunir cerca de 150 integrantes das comunidades Kalunga de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre, em Goiás; e dos municípios de Arraias e Paranã, no Tocantins.

O encontro será organizado em parceria com o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Câmpus Campos Belos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e associações quilombolas Kalunga. 

Trata-se de uma ação acadêmica, cultural e pedagógica voltada para o diálogo e a integração com as comunidades Kalunga da região.

Durantes os três dias, serão realizados grupos de trabalho, minicursos, oficinas, rodas de conversa, feira cultural, mostra de filmes e palestra com o filósofo e historiador da educação, professor Dermeval Saviane.

Objetivo

De acordo com o diretor do Câmpus e coordenador dos trabalhos, professor Adelino Soares Santos Machado, o objetivo do encontro é buscar o diálogo, reconhecimento e fortalecimento da identidade do povo Kalunga. 

E também propor direcionamento de políticas públicas de ensino, pesquisa e extensão, por parte das instituições de ensino superior envolvidas.

A intenção dos organizadores é dialogar com estudantes, líderes comunitários, presidentes de associações e pessoas sábias, como rezadeiras, benzedeiras, raizeiras, artesãos, entre outras. 

São várias comissões: transporte, cerimonial, divulgação, logística, Central entre outras.

Para o encerramento do encontro está prevista a divulgação da 1ª Carta do Território Kalunga, em que serão apresentadas aos governos as principais necessidades e reivindicações dessas comunidades, dentro dos temas abordados no encontro.  

As inscrições podem ser feitas pelo site www.encontrokalunga.ueg.br, onde mais informações também poderão ser obtidas, bem como pelos telefones (62) 9-9126-4802 (Adelino Soares) e (62) 9-9826-8780 (Fabiano Arantes).

SERVIÇO

I Encontro de Educação e Cultura no Território Kalunga

Data do evento/inscrição: de 19 a 21 de setembro
Local da inscrição e programação: www.encontrokalunga.ueg.br

Local do encontro: Câmpus Campos Belos da UEG
Endereço: Rua Rui Barbosa, Qd. 7, Lt. 33, Setor Aeroporto, Campos Belos - GO

Mais informações: (62) 9-9126-4802 (Adelino Soares) e (62) 9-9826-8780 

Fonte: UEG

Nenhum comentário: