Banner 1

Banner 1

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Entrevista: Ninha afirma que, se reeleito, sua prioridade será a conclusão da obra de canalização de água doce do Rio Mosquito


Desde o último dia 17, estamos publicando uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das diversas cidades de Goiás, Tocantins e Bahia, às quais este canal de comunicação exerce influência. 

A ideia é levar, aos eleitores dos municípios, mais informações sobres os candidatos a prefeito e ajudá-los a ter mais subsídios para a decisão do voto. 

Começamos a série pela cidade de Campos Belos (GO), que possui três candidatos:  o atual prefeito, Aurolino Santos Ninha (PSDB), que tenta reeleição; o vice-prefeito e radialista Zé Cândido (PDT) e o advogado Eduardo Terra (PR). 

Doze perguntas foram enviadas para os candidatos e à medida que as respostas forem chegando, iremos publicar no mesmo dia.  

Os que não responderem, obviamente, perderão uma ótima oportunidade de conversarem com os eleitores e apresentarem seus planos de governo. Para evitar qualquer parcialidade, as perguntas serão as mesmas para os candidatos da mesma cidade. 

Em Campos Belos (GO), o primeiro a responder foi Eduardo Terra (PR). Depois, o vice-prefeito e radialista Zé Cândido (PDT) também respondeu aos questionamentos. 

Agora o prefeito Aurolino Santos Ninha também usa o espaço para conversar com o leitor. Segundo o Ninha, sua maior prioridade será a conclusão da canalização da água doce do Rio Mosquito. "O sonho acalentado há mais de trinta anos e que já está sendo realizado".

Leia a entrevista: 

Blog - Qual a prioridade do senhor, se eleito prefeito de Campos Belos?

Ninha (PSDB) – Quero primeiramente louvar a Deus e agradecer o povo do meu município por ter nos confiado quatro mandatos à frente da administração desta tão amada terra, e dizer que estes quatro mandatos exercidos com muito amor, dedicação, transparência e honestidade nos credencia a levar adiante o nosso projeto de administração, cuja missão é a de buscar resolver os problemas estruturais que ainda afligem o nosso povo.

Mas sem sombra de dúvidas nossa maior prioridade neste primeiro momento é a conclusão da tão esperada canalização da água doce do Rio Mosquito, sonho acalentado há mais de trinta anos e que já está sendo realizado.

Graças à nossa frutífera parceria com o governo do estado e a construção imediata de um moderno e funcional prédio para a administração municipal, como também a edificação da praça da matriz, arborizada e com uma concha acústica para realização de eventos culturais.

Blog - A administração moderna requer hoje um plano estratégico, com visão de futuro, missão, objetivos claros e definidos, indicadores de desempenho. Porém, poucas prefeituras país afora tem um plano estratégico. O senhor tem um plano de governo? Qual a visão que o senhor tem para Campos Belos para daqui a quatro anos?

Ninha (PSDB) – Como dissemos anteriormente conhecemos profundamente os problemas cruciais do município, sabemos como enfrentá-los e temos experiência o bastante para buscar resolvê-los, todavia nosso plano de governo é pautado estrategicamente na realidade do município, principalmente na questão financeira, não é razoável copiar um plano de governo de outro município com receitas e realidades diferentes do nosso e trazer à baila promessas e propostas mirabolantes e irreais e depois não ter condições de cumprir.

Blog - É notório que os recursos públicos cada vez mais são escassos, as demandas, pelo contrário, são cada vez maiores. Como o senhor vai resolver essa equação cortando gastos e atendendo as necessidades da comunidade por mais serviços e com qualidade?

Ninha (PSDB) – O nosso município experimentou nos últimos anos um sopro muito grande de desenvolvimento e progresso, em quase sua totalidade graças às ações e as obras que realizamos nas nossas administrações, porém, não é segredo que o município tem problemas de cidade grande e receita de cidade pequena e temos enfrentado essas crises com pulso firme, cortando despesas, conscientizando nosso colabores a economizar e principalmente executando nossas obras por administração direta, sem contratação de empreiteiras, ou seja, utilizando nossos próprios operários, o que só é possível graças nossa vasta experiência como engenheiro civil e gestor municipal. 

Assim fazemos o pouco se tornar muito.

Blog - Uma questão muito sensível que o próximo prefeito vai ter que atacar é a questão do lixo urbano. Campos Belos não tem um aterro sanitário como prevê a lei e tão pouco faz a coleta seletiva das residências. O senhor tem algum projeto para essa área? Como vai lidar como esse problema? Qual a solução que o senhor vai apresentar? 

Ninha (PSDB) – Somos conscientes que o município de Campos Belos, como a esmagadora maioria dos municípios brasileiros ainda não conseguiram atender em sua totalidade as leis que regulamentam a coleta e a disposição adequada do lixo urbano, isso especificamente por falta de recursos. 

Já temos firmado convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano – CISBANGO, com sede na cidade de Alvorada do Norte, que entre seus principais objetivos um deles é “Prestar assessoramento na elaboração e execução de planos, programas e projetos relacionados com os setores sociais, econômicos, de infraestrutura, institucionais, notadamente: saneamento básico e ambiental”, como também a construção de aterro sanitário em consórcio com outros municípios. 

Sugerimos que visitem o site do consórcio e tenham todas as informações pertinentes ao assunto. (http://www.cisbango.com.br/objetivos).

Blog - A educação infantil e fundamental é responsabilidade da prefeitura. Também é notório que os serviços educacionais em nosso país é de péssima qualidade. Quais as soluções que o senhor, como prefeito, vai apresentar para comunidade no que diz respeito à melhora da educação fundamental?

Ninha (PSDB) – Esta é uma preocupação constante nas nossas administrações e a prova cabal que temos lutado com todas as forças é que só nesta administração reformamos, adequamos, ampliamos, modernizamos, informatizamos e equipamos todas as escolas do município para dar maior conforto e comodidade aos nossos alunos e os profissionais da educação, construímos quadras e adquirimos vários aparelhos de ar condicionado, além de oferecermos transporte escolar e merenda de qualidade, complementando com recursos próprios os repasses do governo. 

Procuramos investir também nos profissionais da educação e em virtude da queda vertiginosa nas nossas receitas provocadas pela crise que assola o país, não conseguimos chegar ao patamar desejado da melhoria dos vencimentos destes importantes profissionais, esperamos em Deus que o Brasil retome seu crescimento para lutarmos com firmeza e determinação para pagarmos um salário ainda mais digno aos nossos educadores. 

Não podemos deixar de ressaltar que construímos e já se encontra em pleno funcionamento a melhor e mais moderna escola infantil de toda a região o CMEI Zilma Aparecida e o pavilhão Araci Batista Cordeiro. 

Nessa candidatura assumimos e registramos o compromisso com a “Agenda prioritária para a Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas”, por meio da implementação de sete ações estratégicas no município com atividades que envolvem as áreas da educação, saúde e assistência social. Para verificar esse compromisso acesse (http://agendaprimeirainfancia.org.br).  

A propósito a maior e melhor notícia que temos para a nossa educação é que o governo estadual atendendo um pedido nosso, autorizou estudos ao reitor da Universidade Estadual de Goiás – UEG, para viabilizar a implantação do Curso de Direito nos Campus de Campos Belos e Posse.

Blog - A educação integral é um desejo de milhões de família. Nela a criança e o adolescente passa o dia na escola, com ao menos quatro refeições, reforço escolar e atividades educacionais, lúdicas, culturais e esportiva. Os benefícios sociais são incontáveis. Como o senhor vê a educação integral? Ela tem possibilidade de ser implantada em seu governo?

Ninha (PSDB)– Esse é um desejo que também comungamos com nosso povo, porém é imperioso afirmar e isso é notório, que a escola integral ainda está em forma de experimento no Brasil e sua eficácia ainda é questionada. 

Os municípios de pequeno porte não tem conseguido implantar de forma regular, por falta de recursos e infraestrutura. O que podemos de fato afirmar é que estaremos lutando, tanto que esta proposta faz parte do Plano Municipal de Educação e estamos nos preparando para implantação no futuro. 

Qualquer afirmação ao contrário seria leviana e irresponsável de nossa parte. A possibilidade de implantação existe.

Blog - Orçamento participativo é quando o gestor vai às comunidades e chama os cidadãos para decidir em que vai aplicar as verbas públicas e saber quais as prioridades dos bairros e das comunidades. Como o senhor vê o orçamento participativo? Ele pode ser aplicado no seu governo?

Ninha (PSDB) – Todas as ferramentas que possam vir a ajudar a dinamizar a administração serão bem vindas e no que for possível adotadas, de certa forma já aplicamos esta ferramenta visto que fazemos reuniões periódicas com nossos colaboradores e os mesmos trazem as sugestões e demandas pertinentes às suas pastas reclamadas pela comunidade.

Blog - Saúde pode ser considerada o maior problema dos governantes da atualidade. Falta medicamentos, médicos, estruturas físicas, humanidade nos atendimentos. Quais as soluções que o senhor tem para a saúde pública municipal?

Ninha (PSDB) – os problemas alusivos à saúde pública não é um “privilegio” somente do nosso município, eles acontecem em todos os municípios brasileiros, o que podemos afirmar é que a nossa saúde apesar dos problemas pontuais que reconheçamos ainda persistir, é a melhor de toda região nordeste goiano e sudeste do Tocantins, basta verificar que nosso hospital atende pacientes oriundos de todas estas cidades. 

Estaremos envidando esforços para melhorar ainda mais. Para isso esperamos já no início do próximo mandato que Deus e o Povo irá nos confiar inaugurar a UPA , fazer funcionar o PSF do setor e com a economia de vinte por cento dos recursos da Câmara que nossos candidatos a vereador estão propondo fazer, não há duvidas que a melhoria será sentida já nos primeiros dias. 

A água doce do Rio Mosquito e o asfaltamento de toda cidade também contribuirá para a prevenção de doenças.

Blog - A violência é uma questão estadual, mas que impacta diretamente a vida dos moradores dos municípios. Campos Belos, definitivamente, é uma cidade violenta. Que projetos o senhor tem para essa área tão sensível?

NINHA (PSDB) – A violência afeta a vida de todos. Sabemos que é de responsabilidade do estado e já buscamos fazer nossa parte, encaminhamos pedido ao Vice - governador José Éliton que é nosso amigo particular e Secretário de Estado da Segurança Pública, solicitando o aumento no efetivo da nossa Gloriosa Policia Militar e Civil, bem como a criação de uma força tarefa para ações que visem desarticular quadrilhas e uma atuação mais efetiva e preventiva nos pontos mais violentos da cidade. 

Temos também a garantia da implantação de um posto do Corpo de Bombeiros Militar no município.

Blog - Uso de drogas, vícios, dependência do crack e do álcool. Pode se dizer que em Campos Belos esse problema é endêmico e muito grave. Quais as políticas públicas que o senhor pretende implantar para enfrentar esse enorme desafio?

NINHA (PSDB) – É sabido que a forma mais eficaz para o combate ao uso e tráfico de drogas é a prevenção, precisamos buscar meios de tirar as crianças e os adolescentes das ruas, oferecendo espaços de lazer, esportes e educação de qualidade e isso nós temos feito com a implantação de centros olímpicos, capoeira, artes marciais, escola de futebol, estádio, aula de música, artes e o melhor balneário público da região, entre outras ações como palestras e conscientização dos pais. 

Continuaremos com todos esses projetos ainda mais revigorados.

Blog- Emprego e renda é um tema em pauta. O país vive uma crise sem precedentes, que  depende de políticas e medidas em nível federal, estadual e municipal. Que medidas o senhor vai tomar para a geração de emprego e aumento da renda no município.

NINHA (PSDB) – É de conhecimento público que o maior empregador do município é a prefeitura municipal, manter o salário dos servidores em dia é crucial para a injeção de recursos no comércio local e este é um cuidado que temos tido em todos os tempos. 

Envidaremos ações também junto ao terceiro setor para buscar parcerias com empresas, propondo incentivos para instalação de indústrias no nosso município. A água escassa e de qualidade não tão boa afugenta empresários do nosso município, este problema estamos prestes a solucionar graças a ajuda do Governador Marconi Perillo e do Vice José Éliton.

Blog - Corrupção é outro problema gravíssimo e que a sociedade não suporta mais arcar. O senhor tem um plano de contingência para barrar ou ao menos diminuir o desvio de verba pública, ou a má gestão administrativa? Quais são as medidas que o senhor pretende adotar?

NINHA (PSDB) – O combate a corrupção no município é uma luta diuturna nossa. Sabemos que a honestidade é presente no DNA das pessoas, buscamos sermos sempre assessorados por pessoas honestas e comprometidas.

É salutar lembrar que nossos servidores de confiança (comissionados) são na sua imensa maioria servidores efetivos do município. 

Temos também um Controle Interno combativo e confiável e contamos com o Portal da Transparência, que em avaliação do Ministério Público Federal é mais efetivo que o de Goiânia.

Blog - Por fim, o senhor deseja mandar um recado para os eleitores, principalmente aqueles que ainda estão indecisos?

NINHA (PSDB) - Dirijo-me aos eleitores e eleitoras de Campos Belos, Povoado Barreirão, Distrito de Pouso Alto e Zona Rural, de um modo especial aos jovens que almejam um futuro melhor e mais promissor para nosso município. 

Estou buscando mais um mandato para administrar este importante e querido município, não por vaidade ou necessidade pessoal, e sim movido pelo mesmo ideal que lutei contra a ditadura militar nos idos dos anos sessenta e pelo mesmo entusiasmo de quando administrei pela primeira vez a mais de trinta anos. 

Somos modestos o suficiente para sabermos que realizamos muito e que fomos com a ajuda de Deus, do povo e dos nossos colaboradores o arquiteto desta cidade. 

É por isso que sinto a vontade para lhes pedir mais uma vez com sinceridade e humildade o seu voto de confiança para concluirmos as obras e ações que ainda temos em mente, para depois sim, descansarmos com a consciência tranquila que demos o nosso melhor e cumprimos com muita honra, eficácia, eficiência, transparência e honestidade todos os mandados a nos confiados. 

Com a força de Deus e a ajuda do povo faremos uma administração ainda melhor, por recebermos a prefeitura livre e desimpedida sem as dívidas e as mazelas que herdamos no passado. Juventude é estado de espírito e vontade de fazer o bem sem olhar a quem e isso nós temos sobrando. Vamos sonhar juntos. 

Um forte abraço e que DEUS nos abençoe a todos e a todas.

Um comentário:

  1. Os três candidatos a prefeito não possuem um plano diretor municipal. O prefeito Domingo Cardoso possuía. Segundo depoimento do mesmo, o seu sucessor, Fernando Terra, não o seguiu e não propôs um novo. Todavia, ao excluir o plano diretor não haverá um governante com propostas reais, concretas e conhecidas pelo povo.

    ResponderExcluir