Banner 1

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Entrevista: Em Campos Belos (GO), Zé Cândido (PDT) diz que sua prioridade absoluta, se eleito, será a saúde pública

Zé Cândido (PDT), ao centro, ao lado de Sargento Abreu (PMDB), seu vice,
em caminhada pela Rua do Comércio
Desde o último  sábado (17) estamos publicando  uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das diversas cidades de Goiás, Tocantins e Bahia, às quais este canal de comunicação exerce influência. 

A ideia é levar, aos eleitores dos municípios, mais informações sobre os candidatos a prefeito e ajudá-los a ter mais subsídios para a decisão do voto. 

Começamos  a série pela cidade de Campos Belos (GO), que possui três candidatos:  o atual prefeito, Aurolino Santos Ninha (PSDB), que tenta reeleição; o vice-prefeito e radialista Zé Cândido (PDT) e o advogado Eduardo Terra (PR). 

Doze perguntas foram enviadas para os candidatos e à medida que as respostas forem chegando, iremos publicar no mesmo dia.  

Os que não responderem, obviamente, perderão uma ótima oportunidade de conversarem com os eleitores e apresentarem seus planos de governo. Para evitar qualquer parcialidade, as perguntas serão as mesmas para os candidatos da mesma cidade. 

Em Campos Belos (GO), o primeiro a responder foi Eduardo Terra (PR). Hoje publicamos a entrevista com o atual vice-prefeito e candidato, o radialista Zé Cândido (PDT), pela Coligação Chegou a Vez do Povo.  

Segundo ele, sua prioridade absoluta será o serviço de saúde do município. “Acredito ser sem dúvida o principal fundamento da dignidade humana”, disse Zé Cândido. 

Leia a entrevista: 

Blog - Qual a prioridade do senhor, se eleito prefeito de Campos Belos?

Zé Cândido (PDT)  - A minha prioridade com certeza é a saúde pública do nosso município, pois acredito ser sem dúvida o principal fundamento da dignidade humana. 

Habitualmente há alguns anos tenho visitado hospitais e outras instituições de saúde, além de ter passado recentemente por um grave problema de saúde, o que me tornou ainda mais convicto dessa ideia. 

Portanto, reitero que saúde de alta qualidade à altura do merecimento de todo ser humano, será prioridade na nossa administração.

Blog - A administração moderna requer hoje um plano estratégico, com visão de futuro, missão, objetivos claros e definidos, indicadores de desempenho. Porém, poucas prefeituras país afora tem um plano estratégico. 

O senhor tem um plano de governo?  Qual a visão que o senhor tem para Campos Belos para daqui a quatro anos? 

Zé Cândido (PDT)  - Sim, temos um amplo plano de governo, onde vale destacar cinco pontos que consideramos fundamentais para os próximos quatro anos, os quais, no nosso entendimento, mudarão radicalmente a qualidade de vida do nosso povo: 

1- Saúde - uma saúde moderna, mais humana e eficaz; 
2- Educação - integral, moderna e mais qualificada, com nosso profissionais merecidamente valorizados; 
3- Meio ambiente - todos os nossos córregos limpos e canalizados, e nossas nascentes revitalizadas; 
4- Segurança pública - uma cidade pacífica, tranquila, segura e melhor para se viver; 
5- Esporte - uma cidade onde 1ª, 2ª e 3ª idades possam ter espaço, oportunidade e assistência para participação nas atividades esportivas, preenchendo assim o seu tempo ocioso e melhorando sua qualidade de vida.

Blog - É notório que os recursos públicos cada vez mais são escassos, as demandas, pelo contrário, são cada vez maiores. 

Como o senhor vai resolver essa equação de gastos público elevado e manter o atendimento das necessidades da comunidade por mais serviços e com qualidade? 

Zé Cândido (PDT)  - Valorizando os profissionais de carreira, por ter mão de obra técnica econômica e qualificada; acabar com o loteamento de cargos comissionados, assim como a indústria de aluguéis de máquinas, equipamentos e automóveis. 

Outras fontes de economia são: diária de secretários, combustíveis, bem como despesas de moradia do prefeito em hotel em Campos Belos, pois o mesmo aqui não possui residência.

Blog - Uma questão muito sensível que o próximo prefeito vai ter que atacar é a questão do lixo urbano. Campos Belos não tem um aterro sanitário como prevê a lei e tão pouco faz a coleta seletiva das residências. 

O senhor tem algum projeto para essa área? Como vai lidar como esse problema? Qual a solução que o senhor vai apresentar? 

Zé Cândido (PDT)  - Com relação ao lixão, cumpriremos o que determina a lei 12.305/2010, acerca do destino e tratamento dos resíduos sólidos, cujo prazo venceu em meados de 2014. Portanto existe uma parceria com um município vizinho para a construção do aterro sanitário, faltando apenas ser ratificado e colocado definitivamente em prática, o que no nosso governo ocorrerá como prioridade.

Blog- A educação infantil e fundamental  é responsabilidade da prefeitura. Também é notório que os serviços educacionais em nosso país é de péssima qualidade.  

Quais as soluções que o senhor, como prefeito, vai apresentar para comunidade no que diz respeito à melhora da educação fundamental? 

Zé Cândido (PDT) -  Os servidores da educação de Campos Belos são altamente competentes. Falta apenas serem valorizados à altura para que assim possam desempenhar suas atribuições com alegria e entusiasmo. Enfim, faltam ser valorizados profissionalmente.

Blog - A educação integral é um desejo de milhões de família. Nela a criança e o adolescente passa o dia na escola, com  ao menos quatro refeições, reforço escolar e atividades educacionais, lúdicas, culturais e esportiva. Os benefícios sociais são incontáveis.  

Como o senhor vê a educação integral?  ela tem possibilidade de ser implantada em seu governo? 

Zé Cândido (PDT) -  Sim, porém atualmente nenhuma das escolas municipais têm espaço físico adequado para atender a escola em tempo integral, assim sendo, buscaremos parcerias junto aos governos federal e estadual, visando ampliar, adequar e até mesmo construir novas unidades para atender e cumprir o que preceitua a educação moderna em todo o pais. 

Blog - Orçamento participativo é quando o gestor vai às comunidades e chama os cidadãos para decidir em que vai aplicar as verbas públicas e saber quais as prioridades dos bairros e das comunidade. 

Como o senhor vê o orçamento participativo? Ele pode ser aplicado no ser no seu  governo?

Zé Cândido (PDT) -  O nosso governo será técnico e participativo, pois jamais tomaremos decisões arbitrarias e sem a participação das comunidades, bairros, povoados e distritos. 

Isso partindo da realidade orçamentária, onde as próprias comunidades terão liberdade para opinarem sobre suas prioridades. 

Blog - Saúde pode ser considerada o maior problema dos governantes da atualidade. Falta medicamentos, médicos, estruturas físicas, humanidade nos atendimentos. 

Quais as soluções que o senhor tem para a saúde pública municipal? 

Zé Cândido (PDT)  - A saúde pública será prioridade em nosso governo, criando a casa de apoio em Goiânia, realizando concurso público para suprimento de vagas, desde médicos ao corpo administrativo; 

bem como a descentralização no atendimento e na entrega de medicamentos, modernizando toda a estrutura de atendimento, tanto na secretaria municipal de saúde, no hospital municipal Anjo Rodrigues Galvão e postos de saúde do município;  

também construindo posto de saúde no setor novo horizonte, e restaurando, ampliando e colocando em funcionamento o posto de saúde do Setor Aeroporto II. 

Dando melhores condições de trabalho aos nossos servidores, melhorando e humanizando o atendimento a todos os usuários da saúde no nosso município, com cursos periódicos de capacitação aos servidores, qualificando-os ainda mais.

Blog - A violência é uma questão estadual, mas que impacta diretamente a vida dos moradores dos municípios. Campos Belos, definitivamente, é uma cidade violenta.  

Que projetos o senhor tem para essa área tão sensível?

Zé Cândido (PDT) -  Mesmo sabendo que segurança pública é dever do estado, não mediremos esforços no sentido de aumentar o efetivo policial em nosso município, também renovaremos e cumpriremos o convênio 17/2013, entre a secretaria estadual de segurança pública e o município de campos belos, o qual findara em 31/12/2016; 

também de ordem preventiva, estaremos instalando câmeras de monitoramento em todas as escolas municipais e adjacências, interligadas aos órgãos de segurança públicas existentes em nosso município, ainda de ordem preventiva, estaremos incentivando e implementando o esporte nas mais variadas modalidades, assim como também na área cultural. 

Vale ressaltar, que estaremos buscando diálogo com o governo estadual, via secretaria de estado da segurança pública, no sentido de solucionar o problema da violência em nosso município. 

Blog - Uso de drogas, vícios, dependência do crack e do álcool.  Pode se dizer que em Campos Belos esse problema é endêmico e muito grave. 

Quais as políticas públicas que o senhor pretende implantar para enfrentar esse enorme desafio?

Zé Cândido (PDT) -  Enfrentaremos o problema juntamente com o ministério da saúde, secretaria estadual de saúde, secretaria municipal de saúde, secretaria municipal de educação e secretaria municipal de ação social, formando uma força tarefa no combate, tratamento e prevenção desse grande problema que assola todo país, e particularmente a nossa cidade de Campos Belos, com políticas públicas integradas.

Blog- Emprego e renda é um tema em pauta. O país vive uma crise sem precedentes, que depende de políticas e medidas em nível federal, estadual e municipal. 

Que medidas o senhor vai tomar para a geração de emprego e aumento da renda no município. 

Zé Cândido (PDT) -  Em parceria com o governo do estado, reativar a usina hidrelétrica do rio mosquito, desativada há décadas, deixando de gerar uma grande economia para o município, com pequenos investimentos, gerando grande renda para a cidade. 

Em parceria com as instituições de ensino e formação profissional, nos âmbitos municipal e estadual, empresários e comércio local, firmaremos convênios de incentivo ao primeiro emprego com estágio remunerado, usando a mão de obra eficaz e econômica. 

Blog - Corrupção é outro problema gravíssimo e que a sociedade não suporta mais arcar. 

O senhor tem um plano de contingência para barrar ou ao menos diminuir o desvio de verba pública, ou a má gestão administrativa?  Quais são as medidas que o senhor pretende adotar. 

Zé Cândido (PDT)  - Temos sim. Licitação transparente, sem favorecimento a famílias, amigos políticos, patrocinadores, e a quem quer que seja; acabar, erradicar com a farra das locações de veículos, equipamentos e maquinas;  

os cargos comissionados serão todos de profissionais de carreira, pois temos quadro de funcionários efetivos do município, pessoas altamente competentes para todos os cargos e funções que a administração moderna requer;  

enfim, promover no município de Campos Belos, uma administração técnica, transparente, descentralizada e moderna. 

Promovendo na região, um exemplo de administração inovadora.

Blog- Por fim, o senhor deseja mandar um recado para os eleitores, principalmente aqueles que ainda estão indecisos? 

Zé Cândido (PDT) -  Sim! Esta é a melhor pergunta, pois tenho a convicção e certeza de termos as melhores propostas para a nossa cidade. 

Nestas eleições, sou o candidato mais preparado para governar Campos Belos! Sem vícios, sem apadrinhamentos e sem loteamentos de cargos. 

Temos o melhor e mais seleto grupo de homens e mulheres com capacidades que possibilitem governar tecnicamente com visão moderna e futurista. 

Sendo assim, posso afirmar que a verdadeira mudança é aqui! Coligação: “chegou a vez do povo”.

Já Publicamos:


Entrevista: Em Campos Belos (GO), Eduardo Terra (PR) diz que vai cortar diárias e gastos desnecessários

2 comentários:

Emerson Santos disse...

O respeito,mas seguindo o paradigma do eduardo terra, ha uma boa retorica. Todavia, faltsm propostas concretas que possam ser em pouco tempo realizadas. Uma proposta concreta e possivel realizar e uma saude preventiva. Diminuiria os casos de internacao e consultas. Infelizmente, nao propuseram a eleicao para diretores das escolas municipais. Em relacao aos corgos, e preciso que haja acoes proibitivas a despejos de residos e construcoes nas margens. A nossa agua e pessima. Estamos cansados de promessas. Mas o rio que abastece nossa ciddade esta praticamente morto. Ao faltar a agua sera um caos. O lixao. E facil resolver. Fazer parcerias: uft, ueg e empresarios para contruir em um local supervionado pela agencia ambiental um coletor de residuos seletivos onde com ajuda dos universitarios serao aplicados projetos de tratamentos e resiclagem destes residuos. Propostas especificas e pontuais que irao beneficiar toda a cominidade.

Hamilton Mendes disse...

Talvez o grande diferencial de Zé Cândido seja isso, um conhecimento de perto da realidade de nosso município, é preciso que quem governa ter essa sensibilidade da realidade, sinto que Zé tem isso, e tem tido neste processo eleitoral até uma grande sorte, NÃO SE CERCOU MAL, vejo que ele não tem no processo eleitoral, nenhuma "amarra", estará livre para poder realmente implementar um governo técnico e participativo, e esse é o primeiro e principal passo, colocar as pessoas certas nos lugares certos, e estar aberto para um grande dialogo e coalizão, fazendo isso tem todas as chances de realizar um bom governo.As propostas apresentadas tem sentido e sabemos que tem se muito mais a fazer, não existe varinha magica, a unica forma é aproveitar ao máximo o bom material humano que existe na cidade(a ideia de aproveitar o efetivo municipal, usar a sua qualidade é fundamental) e ouvir a comunidade,assim será possível realizar aquilo que a cidade merece e precisa.Boa Sorte.