Banner 1

Banner 1

sábado, 17 de setembro de 2016

Entrevista: Em Campos Belos (GO), Eduardo Terra (PR) diz que vai cortar diárias e gastos desnecessários

Eduardo Terra (PR) à esquerda e Brena Santos ( vice), à direita 
A partir deste sábado (17) vamos publicar uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das diversas cidades de Goiás, Tocantins e Bahia, às quais este canal de comunicação exerce influência. 

A ideia é levar, aos eleitores dos municípios, mais informações sobres os candidatos a prefeito e ajudá-los a ter mais subsídios para a decisão do voto. 

Vamos começar a série pela cidade de Campos Belos (GO), que possui três candidatos:  o atual prefeito, Aurolino Santos Ninha (PSDB), que tenta reeleição; o vice-prefeito e radialista Zé Cândido (PDT) e o advogado Eduardo Terra (PR). 

Doze perguntas foram enviadas para os candidatos e à medida que as respostas forem chegando, iremos publicar no mesmo dia.  

Os que não responderem, obviamente, perderão uma ótima oportunidade de conversarem com os eleitores e apresentarem seus planos de governo. Para evitar qualquer parcialidade, as perguntas serão as mesmas para os candidatos da mesma cidade. 

Em Campos Belos (GO), o primeiro a responder foi Eduardo Terra (PR). Segundo ele, uma das maneiras de resolver a equação de baixo orçamento e a maior demanda por serviços públicos público será cortando gastos. 

"Vamos fazer cortes de despesas desnecessárias que vemos hoje, tais como diárias, contratação desnecessária de veículos para agradar parceiros políticos, negociar preços com fornecedores e fazer licitações honestas, buscar recursos externos,  vamos baixar o ITBI dos atuais absurdos 4,4% para apenas 2,5% e com isto incentivar a regularização de terrenos urbanos" disse o candidato. 

Leia a entrevista: 

Blog - Qual a prioridade do senhor, se eleito prefeito de Campos Belos?

Eduardo Terra (PR)  - A nossa prioridade é sem dúvida a de levar a administração municipal de nossa cidade a fornecer ao cidadão um serviço de qualidade e com respeito, pois, o cidadão campo-belense precisa e merece ser tratado com dignidade, em todas as áreas, especialmente em Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Infra-estrutura, Ação Social, Geração de empregos e políticas pública para nossa juventude.

Blog - A administração moderna requer hoje um plano estratégico, com visão de futuro, missão, objetivos claros e definidos, indicadores de desempenho.  Porém, poucas prefeituras país afora tem um plano estratégico. O senhor tem um plano de governo?  Qual a visão que o senhor tem para Campos Belos para daqui a quatro anos? 

Eduardo Terra (PR) -  Dentro do nosso Plano de Governo, procuramos contemplar, de forma séria e responsável, um conjunto de idéias que busca justamente de forma estratégica e olhando para o futuro, uma administração moderna, realmente olhando para o futuro de nosso povo e de nossa cidade, pautada em indicadores confiáveis e cabíveis na realidade do nosso município, e sem propostas mirabolantes que não teríamos condições de cumpri-las. A nossa visão que ao final de nosso mandato tenhamos conseguido fazer Campos Belos caminhar para uma cidade mais moderna, mais humana e  com melhor qualidade de vida para nossa população.

Blog - É notório que os recursos públicos cada vez mais são escassos, as demandas, pelo contrário, são cada vez maiores. Como o senhor vai resolver essa equação de gastos público elevado e manter o atendimento às necessidades da comunidade por mais serviços e com qualidade? 

Eduardo Terra (PR) - De fato é, com certeza, uma das barreiras que se tem os pequenos municípios, mas vamos fazer cortes de despesas desnecessárias que vemos hoje, tais como diárias, contratação desnecessária de veículos para agradar parceiros políticos, negociar preços com fornecedores e fazer licitações honestas, buscar recursos externos,  vamos baixar o ITBI dos atuais absurdos 4,4% para apenas 2,5% e com isto incentivar a regularização de terrenos urbanos. 

Blog - Uma questão muito sensível que o próximo prefeito vai ter que atacar é a questão do lixo urbano. Campos Belos não tem um aterro sanitário como prevê a lei e tão pouco faz a coleta seletiva das residências. O senhor tem algum projeto para essa área? Como vai lidar como esse problema? Qual a solução que o senhor vai apresentar? 

Eduardo Terra (PR) -  Esta é sem dúvida uma das questões que se arrastam a anos em nosso município, mas que vamos enfrentar de frente, pois, não é mais cabível a situação em que se encontra o problema dos resíduos sólidos em nossa cidade. Já existe um consorcio de municípios, criado na administração de 2009/2012, mas que nada foi feito nesta atual administração, que visa justamente à união de todos os municípios vizinhos para a solução deste grave problema. Vamos buscar recursos junto ao Governo Federal para construção de um Aterro Sanitário que atenda as nossas necessidades.

Blog- A educação infantil e fundamental  é responsabilidade da prefeitura.  Também é notório que os serviços educacionais em nosso país é de péssima qualidade.  Quais as soluções que o senhor, como prefeito, vai apresentar para comunidade no que diz respeito à melhora da educação fundamental? 

Eduardo Terra (PR) - Temos uma preocupação especial com a Educação Infantil, pois, qualquer falha nesta fase da vida educacional de uma criança pode causar prejuízos futuros com a formação desta pessoa, pretendo investir para tanto na valorização dos profissionais da Educação Infantil e dando uma estrutura melhor para o seu trabalho e incentivar os mesmos para que possam trazer uma formação ainda melhor de nossas crianças. Quanto a Educação Fundamental não será diferente, vamos dotar nossas escolas de condições próprias e adequadas para oferecer uma educação de qualidade e que serão testadas de forma continuada, vamos tratar os profissionais da educação com respeito e valorizá-los e queremos lutar e incentivar os nossos alunos para que vejam que a preparação para o seu futuro na educação depende do seu empenho na educação fundamental;

Blog - A educação integral é um desejo de milhões de família. Nela a criança e o adolescente passa o dia na escola, com  ao menos quatro refeições, reforço escolar e atividades educacionais, lúdicas, culturais e esportiva. Os benefícios sociais são incontáveis.  Como o senhor vê a educação integral?  ela tem possibilidade de ser implantada em seu governo? 

Eduardo Terra (PR) - Vejo hoje como fundamental e no nosso Plano de Governo já contempla a implantação da Educação Integral.

Blog - Orçamento participativo é quando o gestor vai às comunidades e chama  os cidadãos para decidir em que vai aplicar as verbas públicas e saber quais as prioridades dos bairros e das comunidade. Como o senhor vê o orçamento participativo? Ele pode ser aplicado no ser no seu  governo. 

Eduardo Terra (PR) - Sim. É fundamental a participação da comunidade nas decisões administrativas, pretendo submeter à comunidade para que possamos discutir as questões fundamentais da administração, faremos reuniões periódicas nos setores da cidade e buscar atender os anseios dos mesmos.

Blog - Saúde pode ser considerada o maior problema dos governantes da atualidade. Falta medicamentos, médicos, estruturas físicas, humanidade nos atendimentos. Quais as soluções que o senhor tem para a saúde pública municipal? 

Eduardo Terra (PR) - A Saúde de fato é o grande gargalho que sufoca os municípios brasileiros, tendo em vista que os recursos são reduzidos e sofremos com uma demanda crescente de atendimento nesta área. O meu compromisso é de fazer investimento no nosso sistema, primeiro dando o devido valor aos nossos servidores para que possa trabalha com melhores remunerações e isto refletir em um atendimento ainda melhor para nossa comunidade. Vamos contratar mais médicos e com várias especialidades para evitar os transtornos que hoje temos de deslocamento até a capital. Vou dotar o nosso hospital e os postos de saúde com mais equipamentos. Vamos lutar para instalar em Campos Belos equipamentos de hemodiálise para humanizar o atendimento das pessoas com doenças renais, que hoje tem que passar pelo sofrimento de ir três vezes por semana a Formosa, causando sofrimento aos mesmos. Vamos manter medicamentos da farmácia básica e para que não falte vamos trabalhar com rigor nas aquisições, para que possamos economizar e podermos adquirir com melhores preços e com isto não faltar medicamentos para nossa comunidade.

Blog - A violência é uma questão estadual, mas que impacta diretamente a vida dos moradores dos municípios. Campos Belos, definitivamente, é uma cidade violenta.  Que projetos o senhor tem para essa área tão sensível?

Eduardo Terra (PR) - De fato é uma questão que tem incomodado nossa sociedade, trazido sofrimento ao nosso povo e não podemos resolver ou amenizar esta questão sem que haja a participação do poder público municipal, apenas confiando nas ações do Estado. Temos o compromisso de firmar uma parceria com o Estado para buscar políticas de segurança que sejam eficazes. Vamos também investir em programas para a nossa juventude que possa manter-los em atividade que afastem das questões que envolvam drogas e outras atividades que destroem a formação dos mesmos, vamos principalmente investir no esporte e na educação. Apoiar o Conselho Municipal de Segurança Pública e lutar junto ao Estado para aumentar o efetivo de policiais. 
.
Blog - Uso de drogas, vícios, dependência do crack e do álcool.  Pode se dizer que em Campos Belos esse problema é endêmico e muito grave. Quais as políticas públicas que o senhor pretende implantar para enfrentar esse enorme desafio?

Eduardo Terra (PR) - Este é sem dúvida nenhuma o tema que mais incomoda e faz sofrer a humanidade, as drogas causam prejuízos quase que irreparáveis, principalmente aos nossos jovens, será necessário que cada um assuma o seu compromisso, mas o poder público municipal tem que fazer a sua parte. Temos o compromisso de desenvolver políticas públicas de combates às drogas e enfrentar de frente este assunto tão grave.

Blog- Emprego e renda é um tema em pauta. O país vive uma crise sem precedentes, que depende de políticas e medidas em nível federal, estadual e municipal. Que medidas o senhor vai tomar para a geração de emprego e aumento da renda no município. 

Eduardo Terra (PR)  - Vamos Investir junto aos empresas locais e de outras regiões para que seja instaladas novas unidades para o desenvolvimento econômico e geração de emprego. Vamos ampliar as atividades do Banco do Povo, com locação de recursos estadual e municipal, a fim de proporcionar fomento e investimento ao povo de Campos Belos. Vamos criar cursos e oficinas profissionalizantes para a indústria, comércio e serviço. Apoio às Associações, Cooperativas e Empresas, a fim de implantar cursos profissionalizantes e efetivar parcerias com o SEBRAE, SENAI, SENAR, IF entre outros, na busca de formação profissional, entre os outras ações que iremos desenvolver.

Blog - Corrupção é outro problema gravíssimo e que a sociedade não suporta mais arcar. O senhor tem um plano de contingência para barrar ou ao menos diminuir o desvio de verba pública, ou a má gestão administrativa?  Quais são as medidas que o senhor pretende adotar. 

Eduardo Terra (PR)- A corrupção é um câncer que destrói os sonhos de nossa gente, pretendemos fazer uma administração transparente e com acompanhamento em todos os setores administrativos, visando coibir e punir com firmeza todo desvio de recursos e com isto aplicar com justiça os recursos do município.

Blog- Por fim, o senhor deseja mandar um recado para os eleitores, principalmente aqueles que ainda estão indecisos? 

Eduardo Terra (PR)- Aproveito este espaço para dizer ao povo de Campos Belos que mim comprometo a dedicar todo os meus esforços durante os próximos quatro anos para realizar uma administração séria e competente, que possa atender todos anseios e sonhos de nossa gente, tenha certeza que não mim faltará disposição e coragem de enfrentar os problemas e desafios e peço uma oportunidade de fazer a diferença como administrador de nossa querida Campos Belos. Obrigado a todos e a você Dinomar pela oportunidade de usar o seu Blog para dirigir a nossa gente querida.

9 comentários:

  1. Perguntas importantes, mas foram respondidas de forma evasiva. Com boa retorica, nao houve solucoes concretas, nas quais ha por meio de fontes reis, meios para concretiza-los. Responder que vai faze-las e uma coisa, outra e o como, de onde e se posso realizar tal intento conforme a realidade municipal. Na entrevista, em todas as respostas nao houve o como, onde e se posso faze. Pena, pois de promessas o eleitor esta farto em ouvir.

    ResponderExcluir
  2. Me preocupa a ideia de Educação de tempo Integral sem de fato levar em conta a formação dos profissionais, sem levar em conta a infraestrutura para a prestação de serviço em turno dobrado, sem levar em conta outras questões que são inerentes a esse modelo de Educação. Às vezes é preciso ter o pé no chão em relação à certas promessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens, professor, pela visao realista. Educacao integral e uma boa ideia, mas no brasil,infelizmente, esta nao funcionara bem. A educacao esta orfa de um governo que a valorize com investimentos que possa aprimorar a qualidade. Este e um momento ruim para a mesma, onde quem sofre e o povo. Pergunta: ha filhos de politicos(presidente,governador,deputado) estudando em escola publica e integral?

      Excluir
  3. DINOMAR SEJA JUSTO ,RESPEITE O ESTATUTO DO IDOSO

    NINHA E O MAIS VELHO TEM A PRIORIDADE O EDUARDO TERRA SERIA O ULTIMO

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia, Edijaldo.
    Então, mandei as perguntas ao mesmo tempo, no mesmo dia e horário, para os três candidatos.
    Uma das regras seria de quem mandasse primeiro, entraria.
    Eduardo e Zé Cândido (que entra hoje) já me mandaram as repostas.
    A assessoria de Ninha não me mandou ainda. Hoje mesmo tornei a cobrar.

    obrigado pelo comentário.
    forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk vovó Edjaldo como vc é o mais velho tem direito de avaliar essa resposta kkkkkk

      Excluir
    2. Meu amigo Edjaldo o Ninha faz um descursso na rua do comércio em frente a cmc dizendo q ainda dava conta de expojar e ainda si sentia capaz. Descordo! ele está cansado em uma ocasião no Colegio Polivalente dizia para Pé Magalhães que ele era um Leao sem dente. Com ele tá acontecendo o mesmo.

      Excluir
  5. Kkkkkk vovó Edjaldo como vc e mais velho tem direito de avaliar essa resposta é dizer algo a respeito kkkkk

    ResponderExcluir