Banner 1

Banner 1

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cientistas detectam sinal de rádio que pode vir de uma civilização alienígena


"Promissor" foi a palavra usada pelos cientistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI) para descrever um sinal de rádio captado por cientistas russos no ano passado, mas que só agora foram revelados ao público após os russos procurarem o pessoal do SETI.

Segundo divulgação do próprio site e matéria da Ars Technica, a Academia Russa de Ciência captou em agosto de 2015 um intenso sinal de rádio originário da constelação de Hércules, mais precisamente da estrela HD164595 a 95 anos luz da Terra. 

Os cientistas terráqueos só sabem de um planeta parecido com netuno por lá e que a estrela é parecida com a nossa, mas outros planetas podem estar em sua órbita.

O sinal foi considerado promissor porque muitas explicações naturais para sua intensidade já foram descartadas. 

Ou seja, há a possibilidade de intencionalidade, significando que da mesma forma que a Nasa enviou sinais de rádio com a intenção de sermos captados por outra civilização, este sinal pode ser a mesma coisa, mas vindo dos aliens.

O SETI agora está focando grandes esforços para tentar captar mais sobre estas ondas e descobrir mais sobre elas. Se elas forem realmente de origem alienígena, novas perguntas imediatas se abrem. 

Por exemplo, elas foram enviadas para a Terra de propósito ou foram enviadas ao léu, como as que a Nasa lançou? 

Para os cientistas do centro de pesquisa, essa resposta poderá nos dar uma pista sobre as características destes hipotéticos alienígenas, especialmente seu nível de avanço tecnológico.

Fonte: Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário