Banner 1

Banner 1

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Após três anos de pesquisa e dedicação, estudantes de Campos Belos (GO) criam moto movida a hidrogênio





Estudantes de Campos Belos, nordeste de Goiás, criaram uma motocicleta movida a hidrogênio. 

O engenho foi apresentado no último dia 06 de setembro, no Colégio Estadual Felismina Cardoso Batista, onde ocorreu a feira anual de ciências.

O evento é promovido pela instituição, em que os alunos são responsáveis por fazer experimentos e demonstrações químicas, físicas e biológicas para os espectadores. 

Dentre estas apresentações, uma obteve maior destaque. 

Uma moto movida a hidrogênio, criada pelos estudantes Jhonatas Costa, juntos com seus colegas Caio Cezar, João Victor, Matheus Dias, Ana Maria, Marina, Julio Cezar, Vinicius Gonçalves, Rodrigo Kita e Higor. 

O projeto é extremamente inovador, pois visa o melhoramento da vida, com a diminuição de gases poluentes emitidos pelos automóveis existentes. 

Como o motor funciona pela combustão do hidrogênio, que é um elemento químico encontrado na água, e este não polui, é uma grande solução para maioria dos problemas de poluição. 

Com grande esforço e um período de cerca de três anos, o projeto ficou pronto e obteve sucesso em sua apresentação, como se vê no vídeo. 

Veículos movidos com célula de combustível são considerados veículos com emissão zero de poluentes porque o único subproduto do hidrogênio consumido é a água, que também pode mover uma micro-turbina como as encontradas num carro a vapor.

Obviamente, não é uma novidade no mercado de automóvel. Em janeiro de 2010, a Honda conseguiu a homologação necessária para comercializar veículos com essa tecnologia. 

Mas de qualquer forma foi um feito excepcional, por vários motivos. 

O  primeiro deles é a preocupação dos estudantes com o meio ambiente. Afinal, o nosso planeta é uma nave espacial, solta no espaço, e como todos sabem, com recursos finitos, principalmente água e oxigênio. 

O segundo feito foi os estudantes mergulharem-se na física e química para poder entender o funcionamento e construir o engenho.

Finalmente, por todos eles terem  uma vocação empreendedora, que pode fazer muitíssima diferença em suas vidas profissionais, dentre em pouco tempo. 

Por tudo isso, os nossos sinceros votos de felicitações pela brilhante iniciativa e, claro, pelo espetacular invento.  

Um comentário:

  1. Parabéns,como eles disseram "não deixaram que críticas os derrubasse" assim que cê certa forma são o orgulho do Colégio,estão de parabéns e com a insistência e inteligência que eles tem conseguiram vencer essa etapa e vão vencer outras que viram , e não deixem que críticas que não seja construtiva derrubaram vcs !!!

    ResponderExcluir