Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ação Cidadã chega a Teresina de Goiás


A Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho, a Secretaria Cidadã, marca presença nesta quarta, dia 24, e quinta-feira, dia 25, na comunidade quilombola Diadema, no município de Teresina de Goiás, a cerca de 290 quilômetros de Goiânia. As tendas serão montadas ao lado do Hospital Municipal, no Centro, para atendimento à população das 8 às 16 horas.

O programa Ação Cidadã oferta à comunidade mais de 20 serviços básicos de promoção da cidadania, como emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento), processo de reconhecimento de paternidade (Programa Pai Presente), orientação médica, vacinação, oficina de primeiros socorros com equipe de Bombeiros da PM, oficinas de arte, oficina de beleza negra (apliques e turbantes), palestras sobre violência contra a mulher, igualdade racial e empreendedorismo (Empreender no Campo, pelo Sebrae), recreação infantil e doação de cobertores, distribuição de brinquedos dentre vários outros serviços.

Programa itinerante
O Ação Cidadã é o programa itinerante do Governo de Goiás, executado pela Secretaria Cidadã, que leva serviços públicos a cidades e comunidades distantes dos grandes centros. O programa foi criado há um ano e já atendeu a 62 municípios, levando serviços públicos à população goiana de norte a sul do Estado.

Para isso, a secretaria conta com apoio de órgãos e entidades, como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), Defensoria Pública; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Agência de Fomento, Detran, Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil, Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), prefeituras e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros.

Outros serviços também são destaques no programa, como a inscrição e consulta de CPF, inscrição de autônomos e empregados domésticos na Previdência Social, emissão de segunda vias de boletos da Celg, Saneago, Detran e outros benefícios. Para realização o Ação Cidadã, a Secretaria Cidadã conta com parcerias de vários órgãos e entidades.

A oficina da Beleza Negra estará presente nesta edição do programa, oferecendo para as mulheres caiaponienses cursos de aplique, turbante e trança. Além da roda de conversas que discutirão temas como: Empoderamento da mulher negra, Racismo, Violência e exploração sexual.

A prefeitura de Teresina de Goiás também é parceira do programa, participando com a presença de médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde para medir pressão, realizar teste de glicemia e orientações gerais de saúde pública. Também haverá apresentação cultural com o grupo de capoeira Mestre Senzala, dança country e outras atrações.

Fonte: Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário