Banner 1

domingo, 31 de julho de 2016

Rotary Club e Casa da Amizade de Campos Belos realizam ação dentro da Semana Internacional de Combate às Hepatites Virais



Em todo o mundo o mês de julho é o mês internacional de combate às hepatites virais.

Conhecido sempre como julho amarelo, a sua última semana é repleta de ações em todo o mundo que visam conscientizar a população de como é importante se prevenir, já que o dia internacional de combate às hepatites é o dia 28 do referido mês.

No mundo, existem meio bilhão de pessoas com o vírus B ou C da hepatite, mas apenas 5% dos casos estão diagnosticados. 

Como a doença é assintomática até as suas fases mais avançadas, muitas vezes os primeiros sintomas só são percebidos tardiamente, em um estágio que a cura só é possível com um transplante de fígado. 

Mais de 80% dos casos de câncer de fígado são provenientes de alguma hepatite.

A Hepatite C chega a matar duas vezes mais do que a AIDS. Nos Estados Unidos, em 2015, a doença matou mais do que todas as outras doenças infecciosas juntas. 

Quando descoberta a tempo, no entanto, ela apresenta boa resposta ao tratamento médico e atinge um percentual de cura de mais em mais de 90% dos casos. Por conta disto, pessoas com mais de 40 anos precisam se testar pelo menos uma vez na vida.

O mais importante é que Campos Belos não ficou de fora dessas ações mundiais. 

O Rotary Club e a Casa da Amizade de Campos Belos, em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites) e apoio das secretarias municipal de Saúde e Assistência Social, da Regional de Saúde e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos Belos, realizaram nesta manhã de sábado (30), na Praça da Matriz, testes HCV (Hepatite C), de forma gratuita, à população camposbelense. 

Entre as 8h00 e 12h00 foram realizados 224 testes, mostrando que a população sobre aproveitar o momento e deu esse passo importante para o combate desta terrível doença. 

Os casos positivos são encaminhados para realização de tratamento específico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

"Desde já, o Rotary Club e a Casa da Amizade de Campos Belos agradecem a todos os que colaboraram para que esta ação acontecesse. Definitivamente, Campos Belos está no mapa mundial de combates às Hepatites Virais", agradeceu Francisco Edson Lima Torcate, presidente do Rotary de Campos Belos. 






Nenhum comentário: