Banner 1

Banner 1

terça-feira, 26 de julho de 2016

Niquelândia: Lago Serra da Mesa vive a pior seca dos últimos 10 anos

Imagem antes da Seca




Um dos maiores reservatórios em volume de água do País, o Lago de Serra da Mesa passa por uma das piores secas da história. É o que tem constatado e alertado os órgãos ambientais. 

O resultado da falta de chuva na região foi um dos destaques do Jornal Hoje, da TV Globo, desta segunda-feira, 25. 

O nível da água desceu 10 metros do normal para essa época do ano. Não há previsão de chuva para a região de acordo com o INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia.

A última chuva registrada na região ocorreu em abril deste ano. A estiagem que atinge o norte do Estado baixou o nível do lago e revelou grande parte dos troncos e vales que antes estavam submersos. 

Sempre muito movimentada nesta época do ano, desta vez, a região sofre com a falta de visitantes e impacta a vida da população ribeirinha.

Lago está no norte de Goiás

O Lago Serra da Mesa, localizado no norte de estado de Goiás é o quinto maior do Brasil e o primeiro em volume de água, sendo o segundo maior lago artificial do mundo. 

Abastecido principalmente pelos rios Maranhão e Tocantins, banha as cidades de Campinaçu, Campinorte, Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu. No lago também funciona a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. 

Desde a década de 1990 o lago, que tem potencial turístico imenso, tem sido grande fonte de renda para a região.  

A região é montanhosa, com picos de até 1400 metros de altura, o que confere uma paisagem deslumbrante e única. 

O lago é chamado de "O Mar dos Goianos". 

Com informações de O Norte de Goiás

Um comentário:

  1. Deve ser castigo. Foi lá que ouvi certo "ribeirinho" pejorativamente" dizer que mesmo sabendo a diferença entre " explorar" o turismo é "explorar" o turista, lhe convinha ficar com a última opção, pois estava " Bamburrando" e agora???

    ResponderExcluir