Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 14 de julho de 2016

16º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa nesta sexta-feira (15)




Começa no dia 15 e vai até o dia 30 de julho o 16º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. 

O evento acontece na Vila de São José, distrito de Alto Paraíso/GO. O encontro recebe representantes de diferentes povos e comunidades de todo o país.

A programação cultural contará com a participação das cinco comunidades precursoras do evento, representantes da região da Chapada dos Veadeiros: a Caçada da Rainha de Colinas do Sul, a Comunidade do Sítio Histórico Kalunga, o Congo de Niquelândia e a Folia de Crixás. 

Na sexta (15), começa a 10ª edição da Aldeia Multiétnica, que este ano apresenta o tema "Comunicação, Saberes Tradicionais e Novas Linguagens". 

Serão sete dias de convivência com diferentes etnias indígenas, como Fulni-ô - os grandes anfitriões do encontro deste ano, Krahô, povos do Alto Xingu, Xavante, Kayapó, Kariri-Xocó, Guarani Mbya e Avá-Canoeiro.

Pacotes incluindo alimentação, camping e vivência estão sendo vendidos pelo site www.aldeiamultietnica.com.br

No dia 22 de julho, como manda a tradição, ao final da vivência na Aldeia os indígenas se direcionam até a Vila de São Jorge e passam o "comando" da festa aos remanescentes quilombolas da Comunidade Kalunga e aos povos e comunidades tradicionais convidados. 

Até o dia 30, a vila será tomada por atividades, como shows, apresentações dos grupos de cultura tradicional, oficinas, rodas de prosa, intervenções artísticas e espetáculos teatrais.

O evento recebe ainda o I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros, que acontecerá de 20 a 22 de julho na Aldeia Multiétnica, e o Encontro de Lideranças Negras, que será realizado de 23 a 25 de julho em São Jorge. 

Esta edição também contará com o Dia da Lavadeira, realizado em 25 de julho, uma releitura da tradicional Festa da Lavadeira, permeada pelas cores do Maracatu de Baque Virado, Ciranda, Afoxé e Caboclinhos do Côco, marcantes na cultura pernambucana.

A Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado, montada pelo terceiro ano consecutivo com o patrocínio do Sebrae, é um dos destaques desta edição e contará com 14 estandes, que terão como foco a economia criativa do Nordeste Goiano.

A 16ª edição contará com atrações selecionadas mediante edital lançado no site do evento. 

Foram 177 propostas, enviadas das cinco regiões do país, das quais a curadoria selecionou 24 para a composição da programação artística e de parte das oficinas em 2016. 

Já está confirmada a participação de artistas como Mariana Aydar, Mestrinho, grupo Berimbrown, Gabriel Levy, Caixeiras do Divino da Casa Fanti Ashanti e o grupo mexicano Danza Del Venado.

SERVIÇO
XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Data: 15 a 30 de julho de 2016
Local: Vila de São Jorge, Alto Paraíso, Goiás
Site: www.encontrodeculturas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário