Banner 1

terça-feira, 21 de junho de 2016

Alto Paraíso (GO): Governador Marconi Perillo se compromete em transformar cidade numa das mais sustentáveis do País





Termo de Cooperação Técnica assinado na manhã da segunda-feira (13) em Alto Paraíso de Goiás - considerada a cidade mais mística do Brasil, na Chapada dos Veadeiros - poderá fazer com o que o município (de 6 mil habitantes fixos mas visitado por turistas do mundo inteiro) se torne o primeiro do País a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, propostos em setembro do ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para tanto, o governador Marconi Perillo (PSDB); o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton Júnior (PSDB); e o secretário estadual de Cidades e Meio Ambiente, Vilmar Rocha (PSD); secretários de outras seis pastas; e o prefeito de Alto Paraíso, Álan Barbosa; participaram da solenidade às margens da rodovia GO-239 na presença do líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba. 

Ele coordena o Movimento Awaken Love, parceiro do projeto para que a cidade-sede de seu santuário ecológico alcance as chamadas "Metas do Milênio" que ele próprio ajudou a ONU a delinear.

"Para mim, é motivo de grande alegria ser o anfitrião desse momento. 

Cooperação é uma palavra que sempre me inspirou, pois sempre vi muita beleza nela. Nós, agora, estamos tendo a oportunidade de transformar essa palavra em ações concretas. 

Todos nós estamos cientes da crise planetária que vivemos, em diversos segmentos e setores, crises essas que pedem de nós justamente cooperação. Somente quando formos capazes de unir os nossos esforços, talentos e dons - independentemente das nossas ideologias pessoais e partidárias - conseguiremos soluções. 

Por isso, é que estamos criando essa nova consciência unindo Poder Público estadual e municipal; o Terceiro Setor; a iniciativa privada; e a sociedade civil; em torno desse objetivo comum, que é a vida sustentável e em harmonia com a Natureza em prol de uma sociedade mais equânime; mais humana e mais pacífica", afirmou Prem Baba, no pronunciamento diante de Marconi e autoridades. 

Em linhas gerais, as 17 ODS que serão perseguidas pelo Governo do Estado em Alto Paraíso pretendem acabar com a pobreza; acabar com a fome; assegurar uma vida sustentável; alcançar igualdade de gênero; e ainda assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. 

Além disso, são metas: o acesso confiável/sustentável/moderno e a preço acessível à energia para todos; a promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável; do emprego pleno e produtivo; e trabalho decente para todos; construção de infraestruturas resilientes; promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. 

"Nós, Prem Baba, estamos nessa 'vibe' que o senhor lidera e somos sensíveis a esse projeto de pensar globalmente, mas de agir localmente", afirmou Vilmar Rocha. "Quero confirmar minha presença aqui em 2030 para a gente celebrar essas conquistas", brincou Vilmar. 

Já o vice-governador José Eliton disse que o evento era um momento singular que marcava importante transição entre o sonho e a realidade futura em Alto Paraíso à construção de um cenário de transformação focado na consciência mundial e de um novo momento na humanidade. 

"De Alto Paraíso para o mundo, nós havermos de chegar com a mensagem de um amanhã melhor", afirmou o vice-governador. Na oportunidade, além do termo de cooperação técnica, também foram firmados convênios do Governo de Goiás com o Governo do Distrito Federal - na presença do secretário do Meio Ambiente do GDF, André Lima - para o compartilhamento de água das bacias do Rio Descoberto e Rio Corumbá e outro convênio com a Itaipu Binacional para a implantação do projeto ambiental Cultivando Água Boa. 

Porém, o que rendeu muitos aplausos dos presentes ao evento foi o anúncio da homologação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto. 

Na oportunidade, o prefeito de Alto Paraíso destacou a necessidade de que não apenas a cidade sob seu comando mas que todos os municípios na área da Chapada dos Veadeiros sejam tornados modelos de sustentabilidade, com decisões inclusivas e não-excludentes, num conceito de regionalidade. 

"Recentemente, estive reunido com a presidente da Associação Goiana de 

Autistas quando fui informado que, nos próximos dez anos, teremos uma proporção muito maior de pessoas vitimadas por doenças degenerativas como a esclerose múltipla. 

Ela detalhou que há um estudo, sendo levado à ONU, indicando que um herbicida é responsável por esses comprometimentos neurológicos na vida de quem já está aqui e, principalmente, na vida de quem ainda vai nascer. 

Para essa mudança de paradigmas que nós queremos é preciso que haja uma conscientização maior - não só em relação às guerras e aos conflitos por comida; por água; e por terras - mas porque a leniência e a omissão de autoridades importantes no mundo estão deixando crianças mais doentes e idosos com sua qualidade de vida comprometida. 

Por isso, me encantei muito com a ideia da 17 ODS do Milênio da primeira vez que estive aqui com o Prem Baba. Quero ver isso acontecer logo em Alto Paraíso e, da parte do nosso governo, quero colaborar com esse projeto coletivo, de interesse tão nobre. 

Estar aqui, para mim, não representa apenas o dever de vir aqui como governante, mas o prazer de vir até aqui como ser humano, para ter a oportunidade de conviver um pouquinho com vocês e discutir o que podemos fazer para melhorar o planeta. 

Já fiz tanta propaganda do Prem Baba que meus amigos e meus familiares querem visita-lo para ouvir suas palavras de amor e de comprometimento com uma civilização melhor", discursou o governador Marconi Perillo.

Fonte: Diário do Norte

Nenhum comentário: