Banner 1

sábado, 25 de junho de 2016

Em Monte Alegre (GO), Reinado da Cachaça completa 30 anos. Festa ocorre nos 23 e 24 de julho e terá a cantora Juliana Muller



A tradição do Reinado da Cachaça começou em 1987, há 30 anos. O primeiro casal de festeiros,  o rei e a rainha, foi "Bolinha" e Yeda.

Desde então, a festa só tem crescido e ganhado maturidade. 

Mas ela começou muito antes de Bolina e Yeda. 

Contam os relatos que em 1736 já havia garimpeiros explorando ouro nas terras onde é o Município de Monte Alegre de Goiás, que foi fundado oficialmente em 1769. 

Cerca de 1800 escravos foram levados para os garimpos e com o aumento da produção das minas mais mineiros chegaram e o local foi se desenvolvendo. 

Com o sincretismo religioso, entre as crenças africanas e a igreja Católica, surgiu, há mais de dois séculos e meio, os festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário são feitos no Município de Monte Alegre de Goiás. 

No Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Império do Divino Espírito Santo, a cada ano,  são escolhidos novos Reis e Imperadores que organizam os festejos do ano subsequente.

Eles são responsáveis por realizar todas as pompas de um reinado, desde a missa com características físicas, formalidades e figurinos originais da época do Império.

Conta ainda a história que em Julho de 1987, ao término do banquete oferecido pelos Reis religiosos, um grupo de amigos, que desesperadamente procurava por algo mais a fazer, saiu em direção à Praça Matriz, quando de repente colocou-se nas cabeças de um casal coroa feita de prato e copo descartáveis, e como o grupo estava vindo de um Reinado e procuravam por “cachaça”, denominou-se aquela simples brincadeira como “Reinaldo da Cachaça", uma paródia com a festa religiosa.

Surgia então, inconscientemente, um dos melhores carnavais fora de época do Estado de Goiás, que hoje atrai centenas de turistas. 

Desde 1987, o carnaval fora de época denominado “Reinado da Cachaça”, acontece todos os anos em meados de Julho, sempre paralelo ao Reinado religioso, seguindo a mesma tradição, regado a muita diversão e lazer, com realização de shows musicais em trio elétrico pelas ruas da cidade.

Nos próximos dias 23 e 24 de Julho, a festa completa 30 anos. 

Trata-se de um evento exclusivo do município de Monte Alegre de Goiás, oficializado pela Lei Municipal nº 136/2015 de 13 de Agosto de 2015, que considera o evento como patrimônio público, devido a sua importância cultural e
movimentação da economia local, e tem os organizadores nomeados via Decreto Municipal. 

O Reinado da Cachaça, com o passar dos anos, vem buscando
inovar sua edições, com ouso de abadás, trio elétrico e outros para melhor receber os turistas. 

Este ano, sob o reinado de Armando e Ana Paula, a grande atração é a cantora Juliana Miller, além do Dj Paulo Santos e o cantor Lois.

Então agende aí essa grande festa regional no seu calendário, para exatamente daqui a um mês. 







Já Publicamos


Monte Alegre realiza o "Reinado de Nossa Senhora do Rosário", uma verdadeira festa da cultura brasileira

24 comentários:

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkk. sou de monte alegre e vejo essa festa so para enricar rei quebrado e rainha que não tem nada. Essa festa e uma maneira de pedir dinheiro e ficar rico. Reis e rainhas que não tem um real para aplicar na festa, quando acaba ta ricos. Tinha que trazer cantores de nomes ja que pedem tanto, agora trazer uma cantora que so canta aqui em monte alegre todos ano. Deve ser patrocínio dela, vai cantar ruim pra la, so em monte alegre mesmo. Ta igual Paulinho e wasley so canta pra prefeitura, daqui ums dias a prefeitura contrato para tocar no presídio e funeral.

Anônimo disse...

Armaria e essa do vídeo ai em cima? Vai cantar ruim la no presídio... ta e doido. Cada dia monte alegre se afundando em todos seguimentos. Nossa esse vídeo dela cantando e triste, mas fazer o que ne.

Anônimo disse...

E mesmo ne. No ano de 2014 teve um rei que não tinha nem uma bicicleta. Ja a rainha tinha ums real. Moral da istoria, o rei quebrado mais uma dúzia de aproitadores resolveu chamar a rainha pra fazer a festa fechada e cobrar. Ai a rainha disse não, ai vc ja viu ne? O rei queria subir no triu, a rainha não deixou, ai o rei quebrado inconformado queimou a camisa oficial do reinado em sinal de protesto. Sr denomar se não mim esqueco o sr postou essa notícia aqui ne? Vamos ver esse ano se tem rei querendo dinheiro tbm.

Anônimo disse...

Todos os anos, a mesma novela do reinado da cachaça. Pois bem, So que esse ano é diferente.

Cachaça + Prefeitura= Povo/Otario

Engraçado né, a prefeitura ter adotado essa festa como patrimonio publico, logo apos a escolha dos reis, que sao funcionarios publicos municipais, tendo o rei como secretario de adminstracao da mesma, proporcionando assim um favorecimento pessoal, levando vantagens em relaçao os reis anteriores e ainda ditando quem sera escolhido posteriormente, deixando de lado a escolha democratica e livre de 30 anos atras, e continuar com essa panelinha de um grupinho só. Tomara que nao usem o dinheiro publico para bancar uma festa de particulares, porque se nao denunciaremos ao ministerio publico.

Outra pergunta. Por que a prefeitura nao adota, o esporte, lazer, cultura e outros eventos religiosos como patrimonio publico e as financia? Porque ha anos essa area esta abandonada.

Agora adotar um evento regada a cachaça e ainda cobrar abadas dos folioes, do publico, seria nos chamar de idiota. Agora, se é publico é nosso, se é nosso, tem que ser de graça, se é de graça, nao pode vender abadas pra terem lucros, principalmente se usarem verbas, nomes e estruturas publicas. Sendo publico, o "povo" deve participar das escolhas dos reis e das disputa das coroas e nao atraves de decreto, se é publico, temos que ter um conselho fiscal com conta publica e cnpj, e ver de onde ta vindo o dinheiro que realiza a festa, seja de patrocinio de particulares ou de orgaos publicos. O que nao pode acontecer é querer realizar um evento publico, financiada por orgao publico, para particulares se promoverem as custas do publico, "o povo".

Paulo Dados Da Silva

Anônimo disse...

vixe, esse Paulo Dados é porreta. Falou tudo que nos sabemos, mas temos medo de falar.
se é da prefeitura e a prefeitura vai dar apoio e patrocinio, tem que ser de graça entao, porque é nosso dinheiro.

Kelly Freire disse...

Ridículo o cometário a cima que faz o reinado sabe o quanto custa

Anônimo disse...

Pois eh. Rum ta difícil aqui em monte alegre ta difícil essa fidelidade toda. Aqui e so farra pinga e foquete.

Anônimo disse...

Festa não vai prestar nunca presto vai bater com data da vaquejada la de Divinópolis onde la tem tradição com bandas muitos melhores la vai valer a pena ir, em vez de pagar abada eu pago a entrada do show de Mato Grosso e Matias. kkkkkkkkkkkk 30,00 reais muito melhor.

Anônimo disse...

Eu participo da festa já algum tempo e participo da organização também e juntamente com alguns reis anteriores e não é isso que estão falando acima é uma festa que já tem a sua tradição e Tem dificuldades para receber Patrocínio é ultimamente Quem tem feito a festa é por gostar da cidade no entanto que está sendo feito aberto, e muito fácil falar que é pra enriquecer mais quem fala esse tipo de coisa não compra nem o abadá para ajudar, ninguém sabe de fato os gastos que é, antes de falar algo e melhor ver a veracidades dos fatos do que falar de algo que não sabe,se for pra falar em ganhar dinheiro falamos da aminesia que é uma festa fechada sem nexo com som automotivo que a maioria vai pra tocar de graça e sem contar nos dj que nem são conhecidos, no entanto não tenho autonomia para falar por que não participo da festa e nem da organizacao, vejo o reinado da cachaça que traz turista para a cidade, mais que nas baraquinhas de santo antonio e dentre outras festa que tem na cidade, monte alegre tem as sua benfeitorias no reinado, vamos ter opiniões mais sucintas para falar e não falar asneira, e outra a pessoa que está no vídeo não é a cantora que vai esta no reinado e a primeira vez que a pessoa vai na cidade pra fazer a festa é ja vem gente falando o que não sabe, por isso é dentre outras coisas que Monte alegre não cresce são pessoas medíocre falando asneiras, tenho certeza que os reis desse ano estao se esforçando para fazer uma festa bonita e diguina dos foliões que participam da festa, engraçado que falam do reinado de 2014 até hoje, mais ninguém foi até a rainha Larissa Santos e ofereceu nenhum real, inclusive a atitude do Rei foi simplesmente ridícula, no ano de 2015 foi feito da mesma forma e ninguém chegou em netinho para oferecer ajuda. E agora em 2016 quem está preocupado falando que a festa está defazada procure os organizadores e ofereça ajuda e não fique falando de algo que não aconteceu ainfa. Ana Paula e Armando estamos juntos e faremos uma linda festa.

Anônimo disse...

Com certeza quem está falando ainda não fez questão de doar um centavo! Conhece nada da festa e não é montealegrense.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkk qual o dinheiro que esses ai gastaram? Se nem um tem condições financeiras para fazer essa festa, coloca rei q tem dinheiro q calo a boca. Comprar abada que não serve pra nada por 50 reais e foda, e quanha 5 cerveja e um absurdo. Os reis se acha mas não gastar nada e so patrocínio. Exemplo ta ai do rei que não tinha nem uma bicicleta, nem um pinto pra dar agua, queria aproveitar do momento pra ganhar dinheiro. Não deu certo queimou o abada etc. Toma vai trabalhar kkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Daremos a resposta com um Reinado top! Aguardem..

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkk essa cantora ai do vídeo e? Uai q merda de reinado e esse? Chama pessoa de nome ja que tem apoio da prefeitura, essa ai vai ser vaida se ela canta desse jeito no vídeo, como sera no triu, vai aproveitar o pessoal bebos e ta tudo certo. Kkkkkkkkkk para né.

Anônimo disse...

Vamos fazer uma aula de português primeiro pessoal, antes de comentar algo !

Anônimo disse...

Nos aqui de monte alegre tamos acostumado a ser enganado. Vem o deputado vcs querem Eduardo costa, ou amado batista, ou rio negro e Solimões. Dai vem essas porcaria nas festas das barracas. Todo ano no reinado e assim. Ano que vem vai ser melhor. Agora vem pior, so aqui mesmo

Allan Eduardo Silva (Miragen's Tec Assistência Tecnica) disse...

Que eu saiba em 2014 o rei queria o reinado aberto, tanto que ele apresentou propostas a rainha que por sua vez não aceitou a pedido de uns políticos que queriam fazer nome em cima da festa. Digo isso porque iria ser patrocinador, o rei queria a festa aberta, tem os papeis até hoje que eu saiba, oficios e pedidos de patrocínios, basta pedir que ele mostra tudo.
O sonho dele era fazer uma festa aberta, para o povo, ele era quebrado sim, não tinha dinheiro para fazer a festa sozinho, mais tinha um sonho e amigos verdadeiro que é mais importante que valor em reais, iria conseguir dar essa festa para o povo. Porem não obteve sucesso por não aceitar fazer politica para ajudar uns e outros até mesmo de dentro da prefeitura que dizia estar ajudando eles,quando na verdade estava planejando isso tudo para o reinado voltar para as mãos de um grupo.
Procure conhecer a historia verdadeira, dar ouvidos as duas partes, ou simplesmente assumir o que fala ao invés de estar escondendo por trás desses "anonimatos" .
Um Abraço

Anônimo disse...

Nossa como tudo está difícil, ter que ser rei ou rainha da cachaça para enriquecer... Por favor, + leitura= informação, é preciso ter conhecimento de causa para criticar. É uma festa muito bonita, só perde para o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, e desejo que cada dia seja melhor, sucesso ao reinado de Ana Paula e Armando, (são pessoas consolidadas em suas finanças, não irão enriquecer por isso kkkk) e que todos que realmente participam possam festejar felizes e que tudo ocorra para o bem de Monte Alegre que amo. Ahhh e eu vou...

Anônimo disse...

Se e isso mesmo, porque queimou a camisa do reinado? Se ja era aberto a festa, isso e muito istranho ne. Agora na minha opinião ele queria a festa aberta sim, mas so no papel so para pedir patrocínio, quando os aproveitadores falando que essa era a chance dele virar rei de verdade ele pirou na idéia. Pena que não deu certo kkkkkkkkkkkkk q pena ne.

Thiago Henrique disse...

Esse Povinho de Monte Alegre é pra nada mesmo, Entra ano e sai ano é a mesma novela, o mesmo denegrimento de imagem alheia por pura maldade, inveja ou mesmo falta de escrúpulos.

Thiago Henrique disse...

kkkkkkkkkkk, vim até aqui ler os comentários, eu já estava pensando que esse ano não teria essa divina comedia, esse povo de monte alegre é piada mesmo, os interessados nessas fofocas não estão nem ai pra cidade , nem para a festa e vocês falando baboseira em internet, escondendo atras de anonimato. kkkkkkkkkkkkk
Devem estar ricos, só pode, com tanto tempo livre para falar merda dos outros assim.

Anônimo disse...

povo ainda não entendeu tem que desenhar. reis funcionario publicos, reinado virou Lei Municipal nº 136/2015 apenas 13 de Agosto de 2015 apos a escolha dos mesmos, 2016 é ano politico, o rei é de dentro da prefeitura. é ai? entenderam?
#sabedenadainocente

Anônimo disse...

#sabedenadainocente.
A Lei foi aprovada pela Câmara de Veradores, por unanimidade,ou seja,por todos os Vereadores. Para quem sabe ler e entender o que está lendo, a Lei apenas Oficializa o Reinado, para que ninguém tome posse dele nunca mais, como se fosse seu.
A Lei não fala,em nenhum momento, que a Prefeitura será a financiadora do evento,apenas torna o Reinado da Cachaça oficial assim como o Reinado da Igreja já é oficial por força de Lei Estadual. Autoriza também,desde que tenha disponibilidade de recurso,o apoio cultural ao evento,o que não significa que o município terá a responsabilidade ou arcar com qualquer despesa da festa.
Não sou de Monte Alegre, mas me interessei pela polêmica, pois participo das festas e vejo que muitos que aqui comentam não souberam interpretar a Lei e nem tampouco sabem filtrar o que escrevem.
Me desculpem, mas as colocações são descabidas e,Monte Alegre com tantas pessoas intelectuais passarem a vergonha de ver suas festas tradicionais serem expostas dessa maneira.
Todas as festas em Monte Alegre,principalmente as que acontecem no mês julho, sao muito boas e merecem o respeito e admiração das pessoas, cada uma, a seu modo, tem seu público especifico e merece o respeito de todos vocês de Monte Alegre.
Procurem os Reis da Igreja para oferecer ajuda.
Procurem famílias carentes para ajudarem.
Não é tempo de guerrear, o País já passa por tanta dificuldade.
Procurem a Câmara para dialogar,procure o Prefeito para dialogar. Façam parte daquilo que é bom e contribui para o crescimento da Cidade.
Fica a dica:
#inteligência
#sapiência
#dissernimento

Anônimo disse...

Quem está falando que o Reinado é só para enriquecer, saia do anonimato que vamos indicar vocês para próximos reis e rainhas.. Ano que vem vocês voltam aqui e nos dizem o que acharam do lucro.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkk
Maerley rei quebrado