Banner 1

terça-feira, 21 de junho de 2016

Campos Belos: o Corpo de Bombeiros apareceu, calma, não há incêndios, é só para cobrar taxa




Por Jefferson Victor,

Por iniciativa do CDL – Câmara de Dirigentes Logísticos de Campos Belos-GO, presidida por Divino Nascimento, aconteceu hoje, (20), no Salão Paroquial, uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros da unidade de Posse Goiás com a comunidade local.

O motivo da reunião foi a cobrança por parte dos empresários, que pagam uma taxa de vistoria anual, e segundo eles, não há nenhum retorno por parte do grupamento, em virtude da distância que separa o município de Campos Belos ao de Posse, em caso de alguma emergência.

O Tenente designado para a reunião, fez uma explanação em que se dizia incapacitado para a implantação de uma unidade no município, e que a taxa cobrada é legal, já que existe lei estadual que ampara tal atitude.

Alguns presentes fizeram sérios questionamentos sobre o fato de só fazerem cobrança, sem ao menos darem orientações de uso do extintor, o que foi prontamente combatido pelo palestrante, sob alegação de que em outras ocasiões convidaram os associados para uma palestra sobre o assunto, e que apenas quatro pessoas compareceram na localidade para receberem treinamento.

Questionado sobre os incêndios nos morros, o tenente citou outros municípios que em períodos de seca criaram brigadas de incêndio com o apoio do Corpo de Bombeiros que forneceu equipamentos e treinamento.

Não há como questionar a cobrança da taxa, o que se pergunta é o retorno para a comunidade.
Houve um caso de um incêndio no Barreirão que culminou com morte de uma idosa, será que os bombeiros vieram fazer um relatório preliminar para apurar as causas? Certamente não.

Em 2015 colocaram fogo nos morros de Campos Belos de forma simultânea, pra todo lado que se olhava era só fogo, será que eles estiveram aqui para fazer um levantamento para se abrir uma investigação sobre os autores deste vandalismo?

São perguntas que estão sem respostas, na opinião dos que pagam a taxa, a cobrança tem fins apenas de arrecadação, não há uma reciprocidade, esses Bombeiros só aparecem aqui em época de pagamento, não dão nenhuma segurança e nem assistência aos moradores.

É sabido que estes valores são utilizados na manutenção da corporação, a população de Posse deve estar muito agradecida com os que pagam esta taxa, certamente estão recebendo muitos benefícios com o dinheiro arrecadado, podem dormir sossegados, se houver algum problema lá estará o Corpo de Bombeiro bem equipado para salvar suas vidas.

Foi questionado por um dos participantes, que um rapaz de Campos Belos ficou preso nas ferragens em um acidente, e que morreu no local por não haver uma corporação que pudesse ter prestado socorro e que talvez tivesse salvado a sua vida.

Nem tudo que é legal é moral, entre Brasília e Goiânia há praças de pedágio, ninguém gosta de pagar esta bitributação, já que se paga IPVA, mas ao menos ficaram três anos montando toda infraestrutura da rodovia, fizeram vários benefícios, só então iniciaram a cobrança, aqui não, cobram a taxa e somem não há nenhum tipo de benefício.

Campos Belos é uma cidade polo, ao menos dezessete localidades consomem no município, há um fluxo muito grande de veículos nas rodovias, acidentes são comuns, e muitas vidas poderiam ter sido salvas se aqui existisse uma unidade do Corpo de Bombeiros.

A tônica da reunião já era esperada, pelo discurso de abertura, por parte do representante dos Bombeiros, já respondeu todos os possíveis questionamentos, ou seja: eles só estão habilitados para cobrar taxas e vistoriar, segundo eles, uma unidade no município é uma questão política e cabe a comunidade fazer as cobranças.

A saída é pagar e pedir ao bom Deus que continue protegendo a todos.

A Constituição Brasileira é composta de direitos e deveres onde os direitos são sucumbidos e os deveres são cobrados a ferro e fogo, infelizmente esta é uma triste realidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente a sociedade vai ficar a mercê dos benefícios do corpo de bombeiros uma vez que nesta cidade não tem representantes políticos para trabalhar mas sim ganhar dinheiro.

Anônimo disse...

Cadê os vereadores para coibir este abuso da corporação junto com prefeitura?

Anônimo disse...

Carnica de corpo de bombeiro so vem pra roubar nosso dinheiro pq nao faz um corpo de bombeiro aqui???
se tiver um incedio grande aqui vai fazer como??
igual ja teve e nao teve porra nenhuma de bombeiro para apagar!
so nosso deus maravilhos teve misericordia de nos e choveu e tantas pessoas que foram prejudicadas e tudo mais aiaia

ANTONIA PALMEIRA DO PRADO DE ANDRADE disse...

E COMO CAMPOS BELOS ESTA PRESIZANDO DE UM CORPO DE BOMBEIRO
VAMOS AGIR MINHA GENTE E COBRAR MAIS CAMPOS BELOS ESTA PASSANDO DA HORA DE TER BOMBEIROS
PRONTOS P SOCORRER ESSA CIDADE... SO ACHO Q TEM Q SER ASSIM

Anônimo disse...

Aff aprende a escrever primeiro!!! Além de bombeiro ta faltando professor de português também... Kkk