Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Arraias: Seminário de Matemática da UFT discute sobre a socialização e reflexão das experiências formativas


Nos dias 27 e 28 de junho, ocorre o XII Seminário de Estágio do Curso de Matemática (SecMat) do Câmpus de Arraias, com o tema “socializando e refletindo sobre as experiências formativas”. 

O evento tem como objetivo proporcionar condições para que os licenciandos socializem e reflitam sobre as suas vivências e experiências de atuação em sala de aula, desenvolvidas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado.

O Seminário foi realizado com a intenção de contribuir para a formação inicial dos futuros professores de Matemática do curso de Arraias, integrando numa só discussão todas as disciplinas de Estágio, desde o momento de observação até a regência na Educação de Jovens e Adultos. As inscrições devem ser realizadas por meio do seguinte link.  

Segundo o coordenador de Estágio do curso de Matemática e coordenador do evento, professor Janeisi de Lima Meira, "todos os momentos dos estágios têm um objetivo em comum: propiciar condições para que o acadêmico possa vivenciar experiências de docência que o conduza à análise e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática”, ressalta.

Sobre os Estágios
    
O Curso de Licenciatura em Matemática, por meio do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), proporciona quatro disciplinas em que são desenvolvidos três momentos do Estágio (observação, coparticipação e regência),  de experimentação da prática docente para o professor em formação, organizados e distribuídos em 405 horas. 

O Estágio Supervisionado I (observação) é o momento em que o estagiário toma conhecimento do ambiente em que desenvolverá sua prática, buscando situar-se e informar-se sobre o ambiente escolar e o contexto no qual a escola está inserida. 

O Estágio Supervisionado II (coparticipação) caracteriza-se como uma fase intermediária entre a observação e a regência (Estágio Supervisionado III e IV). Nela o estagiário familiariza-se com o processo de ensino e aprendizagem de Matemática e acompanha o professor regente no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades de sala de aula. 

O Estágio Supervisionado III é momento que o estagiário assume a regência no ensino regular de classe no segundo segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Por último, o Estágio Supervisionado IV constitui-se no momento em que o acadêmico assume a regência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. 

Para mais informações, visite a página do LEMAT ou do GEPEMFOR no Facebook.

fonte: UFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário