Banner 1

Banner 1

domingo, 22 de maio de 2016

Tensão Rural: Sem Terra é ferido em tentativa de invasão de propriedade rural em São João da Aliança (GO)





Integrantes do Movimento Social de Lutas (MSL) invadiram, na madrugada deste sábado (21), uma fazenda pertencente ao ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, no município de São João da Aliança, nordeste de Goiás. 

Acusado de comandar um esquema milionário de desvio de recursos no Legislativo – revelado pela série Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPC – o ex-diretor responde a diversos processos civis e criminais. 

A fazenda de reflorestamento de eucaliptos fica a 200 quilômetros de Brasília.

Segundo informações obtidas,150 famílias invadiram a fazenda Chaves (Janguito) durante a madrugada. 

No sábado pela manhã, teria havido trocas de tiros com funcionários do local e confronto com policiais.

De acordo com o coordenador nacional do MSL, Hugo Zaidan, uma integrante do grupo foi baleada pela segurança da propriedade durante a ocupação. 

Segundo o líder, houve reação de pistoleiros contratados para vigiar a fazenda. Veridiana Vieira Barbosa foi atingida por um disparo. 

A sem-terra foi levada para o hospital de São João da Aliança e não corria risco de morte.

A Polícia Militar goiana enviou um contingente para a área, mas o atirador ainda não tinha sido identificado. 

Conforme Zaidan, os integrantes do MSL mantiveram a ocupação da fazenda e o clima é tenso na região. 

Além de reivindicar a propriedade para a reforma agrária, o movimento se opõe ao afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência da República.

No ano passado, uma outra fazenda de Abib, também sob bloqueio judicial, já havia sido invadida por integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). A invasão, no entanto, foi desfeita poucos dias depois. 

Abib possui quatro propriedades na região; um acampamento na fazenda Cerrado continua ativo.

Condenação

Abib Miguel, o “Bibinho”, foi condenado a 37 anos de prisão devido ao seu envolvimento escândalo dos Diários Secretos, que revelou um esquema de desvio recursos públicos do Legislativo do Paraná. 

Ele foi condenado por desvio de dinheiro público, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. 

A condenação, no entanto, foi anulada pelo Tribunal de Justiça paranaense em março de 2015 sob a argumentação de que Abib não teve amplo direito de defesa.

Fonte: Gazeta do Povo

Nas margens da GO-118

Já o site UOL diz que a fazenda pertence Edvan Bataglin - Segundo Zaidan, ele seria laranja do Abib-  foi invadida por cerca de 180 pessoas ligadas ao Movimento Social de Luta (MSL) 

A fazenda fica às margens da GO 118, próximo à praça da balança.

Ainda de acordo com o líder do MSL, os eles foram rechaçados com disparos de arma de fogo contra o grupo. 

Um homem, de nome Veridiano Barbosa Vieira, foi atingido na cabeça e após ser socorrido do hospital Municipal de São João D’Aliança foi removido para a rede hospitalar pública do DF. 

Segundo fonte ligada ao MSL, vários veículos de pessoas ligadas ao grupo foram destruídos com disparos de escopeta calibre 12, que estavam de posse dos seguranças da fazenda. 

Em represália os integrantes do Movimento Social de Luta interditaram a rodovia GO 118 nos dois sentidos, queimando pneus. 

A Polícia Militar, sob o comando do Major Carlos Eduardo Belelli, que acionou a tropa de choque e o Comando do Policiamento Tático do 16º BPM, promoveu a liberação da rodovia. 

Três ocorrências policiais foram registradas na base operacional da PM na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário