Banner 1

terça-feira, 10 de maio de 2016

Marconi discute ações para transformar Alto Paraíso na primeira cidade sustentável do país


O governador Marconi Perillo realizou, na manhã desta terça-feira (10), reunião de trabalho com representantes de sete secretarias para definir ações que transformem Alto Paraíso, localizada no Nordeste Goiano, na primeira cidade sustentável do Brasil. 

As ações serão viabilizadas dentro de 17 objetivos já pré-estabelecidos e vão desde o incentivo ao uso e à produção de bens, à energia solar e também a programas na área de educação e saúde local.

O lançamento oficial do programa está previsto para o dia 9 de junho. Marconi frisou considerar importante a definição das metas e primordial o seu cumprimento pelo secretariado. 

“Alto Paraíso é uma cidade conceituada no mundo todo. Precisamos de ações voltadas para o fomento da economia criativa, de proteção ao meio ambiente e promoção de melhorias sociais. Isso é desenvolvimento sustentável”, disse. 

Ele lembrou que a proposta de transformar a cidade, considerada a principal porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, numa referência em sustentabilidade teve início há cerca de seis meses, durante encontro com o líder espiritual humanitário Sri Prem Baba. 

Os 17 objetivos já pré-definidos são globais. Entre eles estão: Produção e Consumo Sustentável, Proteção do Clima, Saneamento, Paz e Justiça.

Já entre as ações que vão integrar cada um dos objetivos estão a construção de um centro cultural e um centro de pesquisa agrícola; expansão da rede de saneamento e água encanada; crédito para o fomento de projetos de economia solidária. 

Todas as ações que vão integrar o projeto serão apresentadas durante o lançamento oficial do programa.

O secretário Vilmar Rocha lembrou a vocação para o turismo da cidade. “Todas estas medidas, além de melhorarem a qualidade de vida dos moradores de Alto Paraíso, vão impactar no aumento do turismo da região. 

Nós sabemos que o turismo tem grande força e movimenta toda a cadeia produtiva de uma cidade. Alto Paraíso é uma cidade diferenciada”, disse.

Participam da reunião os secretários das seguintes pastas: Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha; Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho (Secretaria Cidadã), Lêda Borges; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás (SED), Luiz Maronezi; Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz), Ana Carla Abrão; Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival;  Goiás Turismo, Leandro Garcia; e Sebrae, diretor-superintendente Igor Montenegro. Estiveram presentes os representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e Segurança Pública (SSP).

Leia mais em O Vetor

fonte: O Vetor


Nenhum comentário: