Banner 1

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Chega de descaso: documentário traz informações e faz você questionar os reais motivos sobre o mal funcionamento da saúde pública brasileira



O Movimento Chega de Descaso junto com o Mídia Independente Coletiva acabam de lançar o segundo episódio da série de documentários sobre o sistema de saúde brasileiro.

Segundo os coletivos, a ideia da série de documentários pretende trazer informações que questionem os reais motivos sobre o mal funcionamento da saúde pública brasileira.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2014 as operadoras de planos de saúde doaram cerca de R$ 52 milhões para 131 candidatos, que vão desde deputados estaduais à presidência da República.

“O atual Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi um dos parlamentares que recebeu doação de campanha por parte das operadoras, e ao analisarmos seu retrospecto, podemos observar o uso de mecanismos legislativos visando à garantia do lucro do setor privado em detrimento do setor público, como a criação de Propostas de Emenda à Constituição (PEC), Projetos de Lei (PL), inclusão de artigos em Medidas provisórias (MP), votações, entre outros”, explicam os movimentos.

Com base nisso, os documentários visam questionar quais são as contrapartidas exigidas pelos planos de saúde ao realizarem doações privadas de campanhas, quem lucra com o mal funcionamento da saúde pública e os interesses por trás de tudo isso.

Fonte: Saúde Popular

Nenhum comentário: