Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Arraias (TO): estudante da UFT do curso de pedagogia realizam aula de campo





Os estudantes do segundo período do curso de Pedagogia realizaram na manhã desta segunda-feira (16), a aplicação de parâmetros dos Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR’s). 

Esta atividade é parte dos conteúdos para avaliação na disciplina Educação Ambiental, ministrada pelo professor Orimar Santana. Professor e alunos organizaram juntos as atividades e preparação e aplicação dos parâmetros. 

A iniciativa contou com o apoio da coordenação do curso de pedagogia, representada pela Coordenadora Prof.ª Maria Santana Ferreira, e da professora Alice do Amaral, do curso de turismo patrimonial e socioambiental. 

Os PAR’s avaliam, de forma integrada, as características de um trecho de rio de acordo com o estado de conservação ou degradação do ambiente fluvial, visando contribuir para o manejo e conservação destes ambientes, através de parâmetros de fácil entendimento e aplicação simplificada. 

Segundo o professor Orimar Santana, o trabalho tem a pretensão de motivar a integração da comunidade no monitoramento dos recursos hídricos locais, com vistas a produzir dados que possam representar a qualidade dos ecossistemas fluviais de Arraias ao longo do tempo. 

"A apropriação do tema por parte dos estudantes vem motivando a aplicação dos PAR’s, pois eles mergulharam com profundidade na análise e adequação dos parâmetros originais à realidade local, adaptando termos e expressões que melhor expliquem a geomorfologia fluvial e as condições climáticas de nossa região", reforça Santana. 

Fonte: UFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário