Banner 1

domingo, 22 de maio de 2016

Arraias (TO): Acadêmicos avaliam perfil do público na Festa do Divino Espírito Santo em Natividade (TO)




Com o objetivo de conhecer e avaliar o perfil do público participante da Festa do Divino do Espírito Santo em Natividade-TO, acadêmicos do primeiro período do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participaram de uma aula de campo no município. 

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de maio por meio de entrevistas diretas, aplicação de questionários, fotografias e observação dos participantes, e contou com o acompanhamento das professoras Noeci Carvalho Messias e Ana Cláudia Sampaio, das disciplinas de Cultura e Arte Popular e Mapeamento Turístico em Comunidades Tradicionais, respectivamente.

De acordo com a professora Ana Cláudia Sampaio, a pesquisa permitirá gerar indicadores que possam traduzir a relação entre demanda turística e destino receptor, relativos ao período da Festa do Divino de 2016. 

“O estudo da demanda e do mercado turístico pode ser de grande utilidade para o desenvolvimento de políticas públicas do setor e para a criação, atração e fixação de empreendimentos privados voltados para o turismo, setor esse que pode movimentar mais de 50 setores na sua cadeia produtiva. 

Como resultado espera-se que os dados coletados e as informações geradas neste estudo podem servir de base para o aperfeiçoamento da gestão do turismo municipal e regional, contribuindo para a organização do Festejo do Divino Espírito Santo de Natividade nos próximos anos”, comentou Ana Cláudia.

Já a professora Noeci Carvalho, ressalta que: “considero de fundamental importância possibilitar aos estudantes do curso de Turismo o acesso ao conhecimento dessas manifestações culturais a fim de que possam valorizar e respeitar a diversidade cultural do Estado do Tocantins”. 

Fonte: UFT

Nenhum comentário: