Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Professores do curso de Matemática da UFT, em Arraias (TO), criam grupo de estudos e pesquisas




Com o objetivo de realizar estudos e pesquisas na área de Educação Matemática por meio de leitura, discussão e produção científica voltadas à formação do professor, foi criado no Câmpus de Arraias – Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores (Gepemfor).

O Grupo, que é cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela instituição, nasceu a partir da constituição de educadores matemáticos que perceberam a necessidade de realização de estudos e pesquisas no contexto da formação de professores em matemática, na região sudeste tocantinense e nordeste goiano.

De acordo com o professor Janeisi de Lima Meira, líder do Grupo, “este é um momento histórico e muito importante para os professores e alunos do curso de licenciatura em Matemática e também para o próprio Câmpus de Arraias. 

Pretendemos, com este grupo, desenvolver estudos e pesquisas em Educação Matemática e, pela natureza desta área, colaborar para o melhoramento da formação do professor que ensina matemática”, ressaltou.  

Segundo o professor Dailson Evangelista Costa, membro do grupo, “esta formação possui uma intenção que vai além da sua natureza, pois visa agregar professores e alunos que tenham um objetivo em comum: seguir carreira e desenvolver pesquisas em Educação Matemática, principalmente, nas áreas de Didática da Matemática, História da Matemática e Linguagem Matemática”, explicou.

“Espera-se com este Grupo, promover transformações na formação do professor que ensina matemática no sentido de tornarem-se críticos, reflexivos e pesquisadores em Educação Matemática e da sua própria prática. 

As repercussões dos resultados das pesquisas serão difundidas a partir de publicações de livros, periódicos e eventos nacionais e internacionais da área,” acrescentou Costa.

O Gepemfor tem como linhas de pesquisa a Didática da Matemática, História da Matemática e Linguagem Matemática. As ações promovidas pelo Grupo estão vinculadas ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e Laboratório de Educação Matemática (Lemat) do curso de Licenciatura em Matemática, do Câmpus de Arraias.

As reuniões ocorrem quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 14h às 17h, no Laboratório de Educação Matemática ou no Laboratório de Ensino de Matemática.

Informações, entre em contato:
E-mail: gepemfor@gmail.com 
Página no Facebook: www.facebook.com/gepemfor/

Fonte: UFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário