Banner 1

Banner 1

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Prefeitura de Campos Belos é furtada. Delegacia não quis prestar informações


A prefeitura de Campos Belos, nordeste de Goiás, foi furtada nesta madrugada. 

As informações dão conta de que foram roubados dinheiro e computadores. 

Mas a informação sobre objetos furtados e detalhes do crime ainda estão em sede de especulação. 

O delegado de Campos Belos, Carlos Eduardo, por telefone, disse que o caso ainda está em investigação e se negou a passar qualquer informação sobre o episódio. 

Esta não é a primeira vez que o delegado de Campos Belos se recusa a passar informações de ocorrências policiais. 

Em duas outras oportunidades em que este jornalista falou com o delegado, ele também não quis prestar os esclarecimentos. 

Por óbvio, o delegado não é obrigado a passar informação sobre casos em investigação. Mas é certo que atrapalha a apuração jornalística, porque ficamos sem ouvir a principal fonte oficial. 

Infelizmente, muitas autoridades públicas, políticos e servidores ainda não compreenderam o  fundamental papel do jornalismo para a sociedade e para a democracia. 

Muitos se esquecem que todos nós, servidores públicos, devemos prestar contas à sociedade e que a imprensa é o principal canal. 

Não à toa a Constituição Federal (artigo 37, caput) enuncia exemplificativamente os cinco princípios basilares da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Notem que a publicidade é um deles. 

Pelo princípio da publicidade, a Administração Pública não deve cometer atos obscuros, à revelia da sociedade e dos órgãos de controle, devendo divulgar suas ações de forma ética e democrática. 

Para tanto, a doutrina tem apostado no entendimento majoritário de que um dos principais objetivos do princípio da publicidade é mostrar a toda a sociedade os atos praticados pelos gestores públicos.

Para uma das principais doutrinadoras do país,  Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o princípio da publicidade diz respeito não apenas à divulgação do procedimento para conhecimento de todos os interessados, como também aos atos da Administração praticados nas várias fases do procedimento, que podem e devem ser abertas aos interessados, para assegurar a todos a possibilidade de fiscalizar sua legalidade. 

Atentem que a não obrigatoriedade do princípio em análise somente ocorre em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior da Administração Pública. 

Nesse caso, será previamente declarado o sigilo do procedimento. 

16 comentários:

  1. Engraçado que a prefeitura foi roubada no auge de uma investigação sobre o atual prefeito sobre irregularidades da gestão dele alguém aí quer aportar como só sumirão computadores e documentos que comprometessem a corja toda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo!!! E é a segunda vez que roubam no mandato do atual prefeito...

      Excluir
  2. Moço o delegado ta certo , tem que ficar contando invertigações policiais não , regimentos e trabalhos em andamento da policia não é poesia pra sair contando não !
    depois de apurado os fatos todos irão saber , tenho certeza disso !

    ResponderExcluir
  3. Interessante esses ROUBOS da prefeitura,QUANDO SE TEM SUSPEITAS investigativas NO ar,surge um roubo e nada de descobrir os culpados!!!!Que estranho!!! POPULAÇÃO DE CAMPOS BELOS JÁ ACORDOU!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito ilario tudo isso! E o cofre foi mais uma vez roubado? Caso para ser resolvido pelo Fantastico, no quadro "Cade o dinheiro q tava aqui?".

    ResponderExcluir
  5. Como? E o vigia? Credo... Mas como comentado anteriormente como fica exposto assim? E justamente durante uma crise política, denúncias a apurar?!? Algo estranho no ar...

    ResponderExcluir
  6. Isso é conversa fiada.kkk

    ResponderExcluir
  7. Só está se repetindo o que já aconteceu na outra gestão dele lembram?sumiu o cofre pra dispistar . Os computadores com informações importantes sumiu o coitado do Zuiu morreu e aí tem muitos mistérios pra ser desvendado, mas vai ser um dia tudo vai ser descoberto nada fica pra sempre na escuridão. Um dia vamos ter a resposta. Deus é fiel.

    ResponderExcluir
  8. Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!

    ResponderExcluir
  9. Este caso tá mais pra paralendas do que poesia:

    Cadê o toucinho que estava aqui?

    O rato comeu.

    Cadê o rato?

    O gato comeu.

    Cadê o gato?

    Foi para o mato!

    Cadê o mato?

    O fogo apagou.

    Cadê o fogo?

    A água secou.

    Cadê a água?

    O boi bebeu!

    Cadê o boi?

    Esta moendo o trigo.

    Cadê o trigo?

    O padre comeu.

    Cadê o padre?

    Esta rezando a missa.

    Cadê a missa?

    A missa acabou!

    Ou a festa continuou....

    ResponderExcluir
  10. Pra fala a verdade eu não acredito q isso aconteçeu.
    Essa não é a primeira vez que acontece isso tudo sem sombra de dúvida é mais uma desse corrupto sem vergonha pensando que o povo anda bobo a resposta ele vai ter nas urnas aguarde não vai demorar. ..

    ResponderExcluir
  11. Quantos comentário bobos, meu Deus. Hoje em dia é proibido guardar, receber qualquer quantia em especie na prefeitura. As pessoas nem sabem que computadores foram roubados, não se tem informação nenhuma e já vão julgando.Não sou a favor a atual administração, mas podemos analisar de uma outra forma tb, talvez um adversário não tenha encomendado o roubo para gerar dúvidas qt a honestidade do atual prefeito? ou para tentar buscar prova para incrimina-lo? Então meu povo, não julguemos aquilo que não sabemos.

    ResponderExcluir
  12. Na matéria o Autor reserva 3 parágrafos para relatar o fato e 12 pra reclamar do delegado.... piada.
    O fato de terem "furtado" a prefeitura numa situação beeemmmmm suspeita não provocou interesse ao autor.

    ResponderExcluir
  13. Essa cidade ta merecendo uma emissora vim aqui,e buraco na cidade toda,e roubos em casas e ninguem vai preso, e prefeitura sendo roubada,engraçado no bradesco tem camera ,que fica em frente a prefeitura,logo mais abaixo a mademarques tem camera,tem o itau tem cemera,se quiserem mesmo descobrir e so puxar as filmagens a não ser que o ladrao seja como o gasparzinho,invisivel,sabe o que vai dar em nada,olha só a rua do comercio como tá,so a escuridaõ,olha só essas ruas o mato ja tomou conta, e todo mundo sendo roubado,prender pra que se amanha ta solto.

    ResponderExcluir
  14. sobre a materia da criaçao de cargos que foram criados cargos para iluminaçao publica? pra que mesmo? se ela nao existe, o que existe é a gente pagar a taxa pra enfiar nao sei onde porque na iluminaçao que nao é.Tem que fazer estes gestores devolver todo o dinheiro que esta indo para o ralo.ta na hora da gente da um basta nisto.

    ResponderExcluir