Banner 1

Banner 1

terça-feira, 26 de abril de 2016

Prazo para regularizar o Cadastro Ambiental Rural está terminando


O CAR é o instrumento que revela a situação ambiental da propriedade.
Prazo para regularizar o documento termina em cinco de maio.

O prazo para o agricultor para fazer o CAR, Cadastro Ambiental Rural, está quase no fim. O cadastramento é obrigatório e sem ele, o produtor pode enfrentar muita dor de cabeça.

O documento que Anselmo Pinelli exibe todo animado é o comprovante de que sua propriedade está em dia com o Novo Código Florestal. O CAR, Cadastro Ambiental Rural, é obrigatório para todas as propriedades, independentemente do tamanho, da região e da ocupação do solo.

O CAR é o instrumento que revela a situação ambiental da propriedade, como explica o agrônomo André Gonçalves, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo, a Cati.

Por tudo isso, o CAR vem sendo considerado uma espécie de raio X da propriedade e a falta desse documento pode mexer com o bolso. É que a liberação de financiamentos bancários só vai ser possível com o CAR. 

Além disso, multas estão sendo previstas para quem não fizer o cadastro e a comercialização dos produtos da terra vai ficar mais difícil sem esse papel.

No setor da pecuária, por exemplo, as negociações com outros países já levam em conta a questão ambiental e para o diretor da Abiec, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Fernando Sampaio, esse é um caminho sem volta.

O mapa do Cadastro Ambiental Rural no Brasil dá conta de que as próximas duas semanas serão de muito trabalho para o agricultor não estourar o prazo que termina à meia noite do próximo dia cinco de maio.

Ao todo, 30% área do país ainda não entrou para o CAR. 

A melhor situação está na região Norte, depois vem o Sudeste, o Centro-Oeste, o Nordeste e, por fim, o Sul, que está na lanterna do cadastramento devido a algumas indefinições nas terras gaúchas. 

Muitos estados estão fazendo uma espécie de mutirão para ninguém perder o prazo do CAR. Basta procurar o pessoal da assistência técnica, dos sindicatos ou das secretarias municipais de Agricultura. 

Caso tenha familiaridade com a internet, o documento também pode ser feito pela através do endereço: www.car.gov.br.

Um comentário:

  1. Boa noite. Gostaria de saber se já sabe o valor da multa, para quem não conseguir fazer o cadastro ambiental rural
    até dia 05 de maio. Obrigada

    ResponderExcluir