Banner 1

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Kalunga Mountain Bike abre inscrições. São 80 km de bike na chapada dos Veadeiros




A prova da maratona mais dura do Centro-Oeste brasileiro, o 3º Kalunga Mountain Bike XCM, abre inscrições nesta quinta-feira, dia 7. 

Trata-se de uma prova de superação e encanto que é realizada na cidade de Cavalcante, que fica na Chapada dos Veadeiros e do Território Quilombola Kalunga.

O Kalunga MTB será no próximo dia 16, sábado. O percurso será de 80 quilômetros com volta ao Maquiné e Engenho 2.

O evento é para que o atleta vivencie não apenas uma competição de MTB, mas também uma interação entre homem, natureza, cultura, história e superação dos limites junto de sua bicicleta. 

Faça sua inscrição 

Fazer com que a bicicleta seja meio de transporte essencial nas regiões de parques nacionais, municipais e estaduais e forma turística e de mobilidade urbana nessas regiões também é meta do evento.

As inscrições são limitadas. O atleta ciclista deve fazer a doação de um kit de material escolar. O material arrecadado será encaminhado para a comunidade kalunga. 

Os competidores devem doar: duas canetas, quatro lápis, duas borrachas, uma régua de 30 cm, um apontador, um caderno, um caderno de caligrafia, uma caixa de lápis de cor com 12 unidades, uma tesoura sem ponta e cola.

História Kalunga é o nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades autossuficientes e viveram mais de 200 anos isolados em regiões remotas, próximas à Chapada dos Veadeiros. 

São três comunidades distribuídas em Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. 

A mais populosa fica no município de Cavalcante, com pouco mais de duas mil pessoas, vivendo nas localidades do Engenho 2, Prata, Vão do Moleque e Vão das Almas, sendo esta última a mais recente a se integrar no seio do município, há cerca de 30 anos.

Programa Experiências na Natureza

O Governo de Goiás, através da Goiás Turismo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, criou o Plano Goiás Experiências Inesquecíveis e, dentro dele, o Programa Experiências na Natureza, que realiza o evento em parceria com outras instituições, desta vez com o apoio também da Embaixada da República Tcheca e Comitê Olímpico da República Tcheca. 

O objetivo é potencializar os produtos turísticos goianos que possuem como principal característica o uso dos recursos naturais para vivências diferenciadas.

A ideia é movimentar o turismo no Estado mostrando o que há de mais bonito nos parques e unidades de conservação naturais goianos. 

Ao mesmo tempo, fortalecer a gestão do turismo, descentralizá-la e mostrar a importância que essa atividade tem para a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e minimizando a saída de divisas e favorecendo a balança comercial de Goiás.

Aventura

A experiência é para pessoas com o espírito de aventura.É necessária uma boa resistência física, aliada ao grande controle psicológico para enfrentar muitos quilômetros em ritmo forte. 

O participante deve possuir uma mountain bike em perfeito funcionamento, devidamente revisada e lubrificada, com pneus para uso em terra, de no mínimo 21 marchas (recomenda-se de 27 ou 30 marchas).

E ainda: capacete em perfeito estado; luvas de mountain bike de meio dedos ou dedos inteiros; tênis para pedalar; kit de ferramentas e reparos (duas câmaras de ar novas, remendos, cola, lixa, espátulas, bomba de ar, óleo lubrificante apropriado, alicate dobrável, chave de corrente, conjunto de chaves Allen, chave de raios, pedaço de pano para limpeza da corrente, duas tiras cortadas de câmara de ar velha de 50 x 2 centímetros, doze zip-ties de tamanhos diversos, pedaço de 5 centímetros da corrente usada na bike, rolo de Silvertape); roupas apropriadas (bermuda ou calça de ciclismo com enchimento, camiseta em tecido sintético, meias esportivas em tecido sintético); farol frontal para bike (pode ser pequeno, de pilhas AA) e pisca-pisca traseiro.

O programa Experiências na Natureza realizou cinco expedições: uma no dia 19 de dezembro de 2015, Parque Estadual da Serra de Caldas Novas; a Travessia Serra dos Caiapós, no dia 23 de janeiro; Travessia Grutas e Cavernas, no Parque Estadual de Terra Ronca, no dia 27 de fevereiro.

Depois, a expedição Chapada dos Veadeiros, no dia 12 de março; Expedição Serra dos Pireneus, 26 de março; e as próximas competições serão o Kalunga Mountain Bike, em Cavalcante, no dia 16 de abril, e a 1ª Corrida Rústica Serra de Caldas Novas, em 30 de abril.

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário: