Banner 1

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Expedição da ONG Amazonas Visão vai atender as Comunidades Kalungas de Vão de Almas no município de Cavalcante e Diadema em Teresina de Goiás





Por Evônio Madureira, 

A ONG Amazonas Visão realizará nos dias 18 a 21/04, atendimentos em Vão de Almas no município de Cavalcante e nos dias 22 e 23/04 na comunidade de Diadema, município de Teresina de Goiás, regiões carentes de assistência à saúde. 

Os atendimentos de assistência à saúde, contará com uma equipe multidisciplinar composta de várias especialidades médicas, equipe de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, e equipe de conscientização ambiental. 

“O nosso objetivo é promover uma melhoria na qualidade de vida dessas comunidades, mostrando que há possibilidades de construir um mundo melhor para se viver, onde todos possam ter uma existência com mais dignidade”, disse o médico Dr. Luiz Sérgio, chefe da expedição.

Está confirmada a participação de 30 profissionais da área de Saúde. 

Os kalungas terão atendimentos em varias especialidades: pediatria, oftalmologia, otorrino, ginecologia, geriátrica, reumatologia, clínica médica, odontologia e psicologia, com realização Cirurgias de catarata dos pacientes Kalungas que já foram selecionados pelas equipes médicas.

Parceria Local: Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, Associação Quilombolas Kalunga e participação do senhor Kaibar Emidio.

Empresas parceiras:

Mediphacos, HalexIstar, Unimed Goiânia, Uniodonto Goiânia, Expresso São Luiz – Goiânia, Honda Automóveis, Cifarma, Retina Associados.

Foi feito uma campanha de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos e bicicletas para as crianças que andam quilômetros a pé para ir para escola. As doações serão feitas nas comunidades kalungas das regiões de Vão de Almas em Cavalcante e Diadema no município de Teresina de Goiás. 

Essas comunidades são carentes de assistência à saúde, vivem isolados sem meios de transportes, falta de saneamento básico, muitos não têm uma alimentação adequada, devido às dificuldades na geração de trabalhos que possam ter uma renda.

A ONG Amazonas Visão é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que tem como foco o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde e meio ambiente às populações ribeirinhas do Rio Amazonas e do Rio Araguaia.

Fundada em setembro de 2002, a ONG Amazonas Visão objetiva o projeto de um barco itinerante, composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de saúde e meio ambiente, com o compromisso social de promover e realizar ações, visando contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas, propiciando o desenvolvimento pessoal e comunitário dessas populações.

A ONG conta com uma equipe de profissionais voluntários e com parcerias de várias empresas privadas, que estão comprometidos com a responsabilidade social, dessa forma, somam esforços para viabilizar as ações.

Suas ações se baseiam na assistência à saúde, juntos às populações ribeirinhas localizadas na Bacia Amazônica brasileira, especificamente no Rio Araguaia e no médio Solimões/Rio Amazonas. 

Com a mesma abrangência, na área de meio ambiente, promove ações de cunho socioambientais. Composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais Médicos, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacionais, Nutricionista, Ambientalista, etc.

As metas atingidas pela ONG Amazonas Visão visam provocar uma  reflexão sobre as lacunas das políticas públicas de saúde e de meio ambiente, e assim, objetiva contribuir na construção de uma sociedade melhor como um todo, baseada em saúde com qualidade e meio ambiente equilibrado.

Nenhum comentário: