Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 9 de março de 2016

UFT abre processo seletivo para 240 vagas no curso



A Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu processo seletivo ao curso de licenciatura em Educação do Campo, nos câmpus de Arraias e Tocantinópolis. As inscrições acontecem de 11 a 22 de março e podem ser realizadas no site da Copese. 

A taxa é de R$ 35 reais.

Ao todo são 240 vagas, sendo divididas em duas entradas no ano: de 120 alunos para o primeiro semestre de 2016, no Câmpus de Tocantinópolis; e 120 vagas para o segundo semestre de 2016, no Câmpus de Arraias.

As vagas do Vestibular de Educação do Campo 2015 serão distribuídas por meio de quatro sistemas de vagas: o Sistema Universal, o Sistema de Cotas para etnia Indígena, Sistema de Cotas para Quilombola e o Sistema de aplicação da Lei 12.711/2012.

As provas acontecerão no dia 17 de abril, às 13h. O resultado final será divulgado no dia 27 de abril.

Saiba Mais: O curso visa propiciar aos licenciados, oriundos do campo ou comunidades rurais uma formação humanista e interdisciplinar que contribuirá no processo de desenvolvimento de conhecimento crítico, na construção da cidadania e na consolidação da democracia, voltados à docência na Educação Básica, despertando nos alunos o interesse pela reflexão crítica e inovadora; podendo atuar, ainda, como assessor e consultor em órgãos e instituições que lidam com questões interdisciplinares em ética, política, cultura e ciência; como pesquisador para elaborar reflexão crítica da realidade social em que estão inseridos. 

Abertas inscrições para Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu)

Estão abertas até o dia 11 de março as inscrições para os interessados em participar como alunos do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu) no polo de Arraias. 

O programa, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), oferece aulas preparatórias e acompanhamento pedagógico gratuito a estudantes oriundos de escolas públicas que desejam ingressar no Ensino Superior.

Estão sendo oferecidas 40 vagas, sendo que 40% destas são para os alunos da Escola Estadual Agrícola David Aires França em Arraias, e os outros 60% para demais escolas estaduais e egressos que atendam aos critérios de participação desse edital. 

Serão ainda destinadas cinco vagas para ouvintes. As aulas acontecerão no período de março a novembro de 2016.

As inscrições acontecem no Câmpus de Arraias, Unidade do Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Mais informações entrar em contato pelo e-mail paduarraias@gmail.com ou pelos telefones: (63) 3653 1531 (UFT) 3653 2062 (Semed).

2 comentários:

  1. Por favor,

    Alguém me esclarece qual a diferença do curso de educação no campo para o curso de pedagogia? É simplesmente ignorância minha, é que quero formar uma opinião....pois, a grosso modo, não gosto mesmo desses cursos que tem nome pomposo, mas que na prática muda pouco a realidade das pessoas. Já algum tempo ando pensando que nas universidades temos cursos pra comunidades ricas e pra comunidades pobres (um dia talvez aprofundo melhor esse tema), to começando a ficar preocupado.

    Juro que quero compreender essa questão.

    Obrigado,
    Domingos Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Os dois cursos visam o trabalho na Educação!
    Mas uma das diferenças é que a pedagogia habilita especificamente para educação infantil e primeira fase do ensino fundamental, alem de outros aspectos... Ja o curso de educação do campo forma professores oriundos do campo, pessoas para o ensino no campo além de ser voltado para a segunda fase do ensino fundamental e ensino médio e no caso do oferecido na UFT habilita-se especificamente em artes visuais e música.

    ResponderExcluir