Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Produtores rurais de Arraias (TO) comemoram a entrega de tanque de resfriamento de leite

O produtor Hermenelgido Pereira, da comunidade
Cana Brava recebendo o tanque de expansão
Promover e fortalecer a agricultura familiar são politicas públicas do governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). 

Nesse sentido produtores rurais, sediados em municípios com maior produção leiteira receberam o repasse de 70 tanques para resfriamento de leite, fruto de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Durante a solenidade de entrega, o governador Marcelo Miranda destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. 

“Produzir leite é uma tradição da atividade rural do nosso Estado, e com esses tanques nossos produtores vão poder produzir mais e com mais qualidade. Temos que nos vangloriar porque hoje o agronegócio tem sido a salvação desse país”, disse o governador. 

Em seu discurso, o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, reforçou a importância da assistência técnica e da extensão rural para o desenvolvimento da cadeia leiteira no Estado. 

Segundo ele, os equipamentos entregues têm um papel fundamental, pois permite que o produtor aumente o seu poder de barganha. “Isso fortalece o agronegócio, a agricultura familiar e oportuniza ao agricultor familiar ter uma atividade lucrativa dentre outras que ele desenvolve em sua propriedade”, pontuou Pedro Dias. 

Ainda de acordo com o presidente do Ruraltins, o mesmo convênio tem mais duas etapas, que consiste em um viveiro de mudas, que será instalado na Agrotins e um laboratório de piscicultura, que está sendo montado no centro de pesquisa da Embrapa. 

Para Clemente Barros, secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, a aquisição dos tanques de resfriamento é uma resposta do Governo aos anseios do pequeno produtor. 

“Nós temos um rebanho de 450 mil vacas leiteiras que produzem cerca de 325 milhões de leites/ano. 

É um segmento que merece a atenção dos governantes e essa doação atinge de forma muito positiva o produtor e consequentemente fortalece a agricultura familiar”, disse o secretário. 

O chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno,representando a ministra Kátia Abreu, afirmou que a entrega dos tanques significa uma grande ajuda a cadeia produtiva do leite e incentiva a organização dos produtores em associações e cooperativas. 

“O produtor rural tem que se organizar em associação, esse é o caminho para que eles se fortaleçam e se mantenham no mercado”, disse. 

Convênio

Os 70 tanques de resfriamento de leite fazem parte de um convênio celebrado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Caixa Econômica Federal. 

O investimento envolve recursos na ordem de R$ 710.850, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 71.085. 

Os equipamentos serão instalados em diversas regiões do Estado, por meio de cooperativas, associações, laticínios e grupos de produtores. 

Dos 70 tanques, 55 têm capacidade para 1.000 litros e 15 para 500 litros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário