Banner 1

Banner 1

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Paixão pelo esporte: jovem torcedor coleciona camisas de clubes do Tocantins e de Brasília



Por Alexandre Oliveira, 

Esse é o hobby do morador da cidade de Lavandeira, que fica na região sudeste do Tocantins. 

Ismael Carlos é um colecionador de camisas de times do futebol Brasileiro. Tudo começou mais precisamente no dia 7 de abril de 2012, quando foi acompanhar uma partida de futebol do campeonato Candango (DF) entre os times do Capital (DF) x Bosque Formosa (GO). 

Nesse jogo ganhou uma camisa do time do Capital Clube Futebol das mãos do presidente Pavão. 

“Desde que decidi me tornar um colecionador de camisas de times, eu foquei meu objetivo em conseguir camisas de times do estado onde moro, Tocantins e da minha terra natal, Brasília. 

São dois estados onde o futebol é bem fraco no cenário nacional" disse o colecionador. 

Brasília até já teve dois representantes na elite do futebol brasileiro, Gama e Brasiliense, mas atualmente passa por uma crise do seu futebol. 

"No inicio pensei que não iria dar certo, mas com o passar do tempo vi minha coleção crescendo a cada dia, conseguindo camisas dos dois estados e dos demais times do Brasil e assim vendo meu objetivo se concretizar". 

Atualmente já são 145 camisas de vários times sendo 25 do Distrito Federal, 58 de Tocantins, destacando que do mais novo estado brasileiro, faltam apenas quatro camisas para completar a coleção de todos os times profissionais ativos e inativos, (Clube Atlético Paraíso, Rio Sono, Clube dos XXX e União de Palmas). 

Ismael Carlos destaca a importância do seu acervo "no meu ponto de vista, as camisas de times do Estado do Tocantins são raridades, principalmente dos times que um dia já foram profissionais, como o Força jovem Futebol Clube da minha cidade que ficou apenas um ano como profissional (última foto),  e há muito tempo estão inativos, tenho em minha coleção muitas camisas que diversos colecionadores de muitos anos de estrada queriam ter em suas coleções. 

Por isso considero hoje que meu pequeno acervo trás uma parte da história do futebol".

Ismael Carlos é tão apaixonado pelo futebol que além de colecionar camisas de times ele também tem uma pequena coleção de Livros e revistas de times e federações do Brasil. 

Possui também alguns recortes de jornais do Tocantins, que para ele "são considerados relíquias, pois são recortes de várias edições do estadual tocantinense. São noticias que creio que só sejam encontradas na internet". São 150 livros e revistas. 

De todo esse material, Ismael Carlos possui seis livros e revistas que considera destaque na sua coleção. 

São eles o Guia do Campeonato, Paulista 2009 com uma Cronologia inigualável desde 1894 a 2009. 

Livro Mineirão 40 anos, livro Futebol Cearense um Século de história 1902 a 2002, Guia da CBF 100 anos História 1914 a 2014, Livro Cruzeiro o Time do meu Coração, livro Futebol a Paixão do Brasil, Revista da Federação Tocantinense (o Futebol no Tocantins) e Revista do Palmas Futebol e Regatas 7 anos de conquista. 

“Coloco-as em destaque, pois para mim foram as mais difíceis de conseguir ate o momento”.

Museu

Se for da vontade de Deus e ele permitir, meu sonho é de montar um pequeno museu com essas raridades que tenho ou então fazer parceria com alguém que goste de futebol e tenha esse mesmo objetivo.

Ismael Carlos nasceu em Brasília DF em 1987 mas mudou-se desde pequenino para o Tocantins. É funcionário público contratado. Seu clube do coração é o Cruzeiro E C.

Agradecemos ao Ismael Carlos, pelas as informações e fotos bem como a atenção com o nosso site. 

Ficaremos na torcida para que o seu acervo cresça ainda mais e que você tenha todo o reconhecimento merecido. Parabéns pela a sua iniciativa.

Fonte: Explosão do Rádio 




4 comentários:

  1. Legal o hobby, pena torcer para o Cruzeiro...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dinomar Miranda pela credibilidade e atenção com meu acervo (coleção).
    Sucessos a esse Blog que e um dos mais visitados no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Grande Dinomar...parabéns pela reportagem com o Ismael Carlos, sangue bom, Cruzeirense dos bão. Ficou show de bola. Valeu...

    ResponderExcluir
  4. Eu, José da guia Maciel, criador e editor do PORTAL MACIEL NOTÍCIAS aproveito para parabenizá-los e enviar um grande abraço ao meu amigo Esmael Carlos e ao Dinomar Miranda que acabei de conhecer o seu blog

    www.macielnoticias.com

    ResponderExcluir