Banner 1

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Estudantes se unem para arrecadar 120 bicicletas para crianças kalungas




Com vontade de ajudar crianças da comunidade quilombola Kalunga, no município de Cavalcante, em Goiás, três estudantes se uniram em uma campanha para arrecadar 120 bicicletas. 

O projeto De Bike Pra Escola, iniciativa sem fins lucrativos, arrecada dinheiro e bicicletas, novas ou usadas. 

As doações podem ser feitas de forma voluntária por meio de uma plataforma on-line. Até o momento, foram recebidos cerca de R$ 9,5 mil, 27% do objetivo inicial, que é de R$ 35 mil.

O projeto, idealizado pela estudante Carla Marinho, 23 anos, surgiu após ela assistir a uma reportagem que mostrava a dificuldade das crianças para chegar aos colégios, principalmente nas zonas rurais. 

A jovem descobriu que a tia, promotora do Ministério Público de Goiás (MPGO), havia denunciado a situação de transporte dos estudantes da comunidade e entrado com uma ação na qual pedia a compra de 120 bicicletas. 

Porém, o custo não foi aprovado pelo governo. Assim, a promotora Úrsula Catarina, da Promotoria de Justiça de Cavalcante, iniciou o pedido de doações.

Com o apoio de duas amigas, Maria Lívia Dias Batista, 20, e Amanda Letícia, 23, que estudam com Carla em São Paulo, o projeto ganhou forma e força. “Não recebemos ajuda do governo nem de empresas privadas. O apoio vem do MPGO, que nos ajuda a chegar até a comunidade. 

O que queremos é conscientizar a população de que não é preciso esperar o governo fazer alguma coisa e que cada um de nós pode ajudar. É pegar um pouco de cada um para conseguir um todo”, afirma Carla.

Quando as três amigas decidiram conhecer a comunidade kalunga, se surpreenderam com a situação. “Fiquei chocada. Em São Paulo, moramos perto do cursinho e temos todo o conforto na hora de ir para a aula. 

Lá (na comunidade), quando tem estrada, é em péssimas condições. Mas as crianças têm vontade de estudar. Fazem um longo percurso e não desistem de ter uma qualidade de vida melhor. Existe um esforço conjunto da comunidade para melhorar”, avalia.

Ajude

Quem se interessar em ajudar doando bicicletas novas ou usadas em bom estado pode entrar em contato pelo e-mail debikepraescola@gmail.com. 

Quem desejar doar uma quantia em dinheiro é necessário acessar o site www.vakinha.com.br

Para mais informações, acesse a página oficial do projeto no Facebook, De Bike Pra Escola.

Fonte: CorreioWeb

Nenhum comentário: