Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Posse (GO) sedia Reunião Emergencial de Combate ao Zika e à Dengue no Nordeste de Goiás





Por Rose Ane Silveira, 

O prefeito municipal de Posse, José Gouveia, e a secretária  de Saúde, Bete Manieri, participaram na manhã desta segunda-feira da reunião de instalação dos comitês municipais de combate ao aedes aegypti. 

O encontro ocorreu no auditório do NTE (Núcleo Tecnológico de Educação).

O objetivo da ação é envolver não apenas a Secretaria de Saúde de Posse, mas as secretarias municipais de todas as cidades do Nordeste goiano. 

Segundo a gerente regional de Saúde do Nordeste Goiano, Hélida Figueiredo, no dia sete de janeiro haverá reunião em Goiania com os gestores de saúde Posse, Simolândia, Alvorada do Norte e Buritinópolis, com a presença do secretário estadual de Saúde,

Ficou acertado que cada município fará o seu DIA D de combate ao mosquito, que em posse ocorrerá no dia 17 de janeiro, com ações de conscientização da população, limpeza, com o envolvimento de várias secretarias, entre elas Meio Ambiente, Limpeza, Educação e a própria Saúde, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Posse.

A reunião foi uma resposta ao decreto emergencial do Estado, intitulado “Goiás contra o aedes”. Em 2015 Goiás foi o estado com o maior número de casos de dengue registrado em todo o país, ultrapassando até mesmo São Paulo.

A situação em Posse, apesar de preocupante, como nos demais municípios do país, ainda é menos dramática já que no final do ano o município recebeu, pela segunda vez, o Selo Verde do Ministério da Saúde pelo bom trabalho de combate ao mosquito.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás notificou 187.448 casos de dengue até 26 de dezembro de 2015, quantitativo que representa um avanço de 53,37% em relação ao mesmo período de 2014. 

De acordo com o Boletim Semanal da Dengue, referente à Semana Epidemiológica 51, até agora foram confirmadas 81 mortes relacionadas à doença. Outros 45 óbitos ainda estão sendo investigados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário