Banner 1

Banner 1

domingo, 31 de janeiro de 2016

Peixes mortos voltam a ser encontrados no Rio Bezerra, entre Campos Belos (GO) e Arraias (TO)






A mineradora Itafós/MBac fechou as portas a quase seis meses. 

Mas o impacto ambiental negativo de se construir uma barragem no leito do rio bezerra, entre Campos Belos, nordeste de Goiás, e Arraias, sudeste do Tocantins, continua a produzir seus estragos, como já publicamos diversas vezes aqui no Blog. 

A suspeita é de moradores ribeirinhas, que nesta semana, logo após as altas cheias, voltaram a encontrar peixes mortos nas margens do rio Bezerra e uma fedentina insuportável.  

Se até os peixes estão morrendo, imagine o dano para a saúde das pessoas e dos animais que consomem e dependem dessa água para sobreviver? 

É hora da agência ambiental do Tocantins voltar à região e medir os impactos e a possível contaminação do rio por metais pesados. 

Até hoje não consigo compreender como o governo do Tocantins e as agências ambientais conseguiram expedir licenças para que a empresa Itafós/MBac construísse uma barragem de lavagem de minério dentro do leito de um rio, considerado um dos mais importantes da região.

Mas depois da operação Lava Jato, não podemos duvidar de mais nada. 

Veja o vídeo que moradores da região fizeram e que traz para os nossos leitores e para os inertes órgãos de fiscalização ambiental de Goiás e do Tocantins e até para o Ibama, o drama do rio bezerra, bem debaixo das nossas barbas. 


4 comentários:

  1. e hoje os morados da cidade de campos belos consomem esses peixes.contaminados sem pensar no mau que esta fazendo para suas saude.

    ResponderExcluir
  2. A mbac estar parada a mais de 1 ano, sem produzir nada e vc ainda tem coragem de falar q é culpa da empresa? Se liga... Outra coisa, favor publicar tudo, pois sou um leitor assíduo e percebo q muitos comentários que faço não é publicado!!!

    ResponderExcluir
  3. Matéria tendenciosa e irresponsável, bem coisa de jornalista amador. A MbAC está parada desde dezembro de 2014, portanto não é a quase seis meses, como você mencionou na matéria. Outra informação desencontrada, "contaminação do rio por metais pesados" que mateis pesado tem na barragem???? Procure se informar antes de publicar essas inverdades. Na barragem tem muitos peixes e diariamente pescadores são expulsos dali por não ser permitido pescar naquele local, sendo assim como a contaminação está vindo da barragem???? alias quem disse que os peixes estão contaminados???? quem emitiu o laudo que comprova a contaminação???

    ResponderExcluir
  4. O motivo dos peixes terem morrido não tem nada haver com a itafos e suas barragem, o q aconteceu de fato foi a grande cheia q deu com as chuvas de dias atrás, esses peixes estavam na barragem com a cheia da barragem os peixes q estavam na mesma desceram o rio e o mesmo saiu da suas margens e quando as águas do bezerra abaixou novamente esses peixes ficaram preso nos pastos em volta e acabram morrendo!!!! Não tem nada haver com água contaminada! !!!!
    Ps. Não trabalho nesta empresa e nem estou defendendo a mesma só estou contando o q de fato ocorreu.

    ResponderExcluir