Banner 1

domingo, 31 de janeiro de 2016

Lixão de São Domingos (GO) coloca em perigo a saúde da comunidade



É muito grave a situação do lixão na cidade de São Domingos, nordeste de Goiás. O local já foi interditado diversas vezes, a pedido do Ministério Público, e continua funcionado.

Funcionando não é a melhor expressão. Continua servindo de depósito, sem qualquer controle e cuidado para todo e qualquer tipo de lixo produzido pela comunidade.

O Poder Público municipal, que passa por uma crise política infindável, não consegue tomar qualquer iniciativa, a não ser, com muita reclamação, a recolha dos resíduos produzidos pelas famílias e pelo comércio e depositados na ruas.

O fato é que o lixão de São Domingos, totalmente fora dos padrões legais, é um criador de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e do zika virus; um produtor descontrolado de chorume (salmoura do lixo) que contamina o lençol freático, córregos e nascentes.

Um verdadeiro crime ambiental e um acinte contra a saúde pública. No fundo, e todos sabem, os principais prejudicados são os próprios moradores de São Domingos.


Nenhum comentário: