Banner 1

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Deu no G1: Operários encontram cemitério antigo durante escavações de obra em Combinado (TO)




Trabalhadores encontraram um antigo cemitério durante escavações para a obra de um lava-jato em Combinado, extremo sul do Tocantins. Duas urnas funerárias foram localizadas até o momento. 

A suspeita é de que os objetos pertençam a indígenas, já que os vasilhames eram usados pelos povos para sepultar os mortos, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins.

Após a descoberta em dezembro do ano passado, um morador avisou a superintendência do IPHAN no Tocantins. 

O órgão fez uma vistoria e cadastrou o local como sítio arqueológico. 

O superintendente, Antônio Miranda, informou que a obra foi paralisada até que as urnas sejam retiradas.

Saiba mais

Ossos de indígenas encontrados no Tocantins revelam ritual pós-morte
"E provável que no local tenham outros objetos. A obra só poderá ser retomada após a verificação e os resgate dos artefatos."

Ele informou também que em geral a responsabilidade pela retirada dos objetos é do proprietário do local, mas neste caso, em específico, o órgão vai enviar arqueólogos de Palmas para promover o resgate emergencial das urnas. O objetivo é promover uma ação educativa e sensibilizar a comunidade quanto à importância da conservação dos objetos.

O resgate será realizado do dia 25 ao 27 de janeiro. Só após a retirada e a realização de um estudo mais aprofundado, será possível dizer a qual povo as urnas pertencem.

Miranda ressaltou que o cidadão que encontrar artefatos antigos tem a obrigação de avisar ao órgão competente, caso contrário, pode responder por dano ao patrimônio.

Fonte: G1 Notícia TO

Já Publicamos

Ossos e crânio humanos: achado parece ser arqueológico em Combinado (TO)




Um comentário:

Célio Araújo disse...

O problema é que nem sempre obtemos respostas, pois na época em que encontrei ossadas indigenas em urnas de cerâmicas mandei email pro IPHAN e não obtive retorno. No caso de combinado também publiquei as fotos, mas não fui procurado pelo órgão