Banner 1

Banner 1

sábado, 30 de janeiro de 2016

De Taguatinga e Arraias (TO): jornalista, advogado e escritor João D'Abreu entrou para a história de Goiás



Por Walter Menezes,

Ainda sobre a publicação do livro Uma Luz na História, da escritora Nina Tubino, voltamos à sequência do mencionar nomes de goianos olvidados na obra, se bem que isso não tira os méritos do hercúleo trabalho da escritora gaúcha, brasiliense de coração.

Já citamos vários nomes nesse espaço, mas outros nomes advirão. Hoje apresentamos a síntese biográfica do deputado João D’Abreu, autor do épico discurso Nova Capital para o Brasil, proferido na Assembleia Constituinte de 1946.

Destaque-se o fato que o deputado João D’Abreu, nascido em Taguatinga e forjado prócer político em Arraias, foi membro Sindicato dos Jornalistas do Rio de janeiro e também da Associação Goiana de Imprensa.

Sua amizade com Jaime Câmara foi muito acentuada. Registra-se que havia fundado um periódico em Arraias, “A Bigorna”, antes de atuar como deputado em Villa Boa.

Alguns leitores, em contato com a editoria do DM, manifestaram desejo de saber mais sobre o deputado joão D’Abreu. Daí porque publicamos a sua biografia do livro da escritora Maria Cavalcante Mertinelli, de saudosa memória.


Fonte: Diário da Manhã 
(Walter Menezes, ex-presidente, conselheiro permanente da Associação Goiana de Imprensa e diretor do Jornal da Cultura Goiana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário