Banner 1

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Conselheiros Tutelares de Teresina de Goiás tomam posse para quadriênio 2016/2019


Por Evônio Madureira, 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vinculado à Prefeitura de Teresina de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na manhã neste domingo (10/1), a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares da cidade, eleitos em pleito unificado em todo o País no dia 4 de outubro.

A solenidade de posse dos conselheiros eleitos aconteceu na Praça (Matriz) Tiradentes no centro da cidade. 

A presidente do CMDCA, Neide Cesário iniciou a solenidade de diplomação e posse que seguiu com a fala do prefeito Josaquim Miranda, que em sua fala ressaltou a importância do Conselho Tutelar e dos investimentos feitos por sua administração.

Entre elas a aquisição de um veículo zero quilometro e equipamentos para a melhoria do funcionamento do conselho, além do aumento no mandato que agora será de quatro anos ao invés de dois anos.

Para a Secretária da Assistência Social, Maria Jesus, o conselheiro tutelar desenvolve uma função primordial. 

Ela disse esperar que os recém empossados possam desenvolver as suas funções com muita sabedoria e dentro da lei. Dona Jesus disse também que os conselheiros podem contar com o seu apoio e de toda a equipe da secretaria nas diligências e ações do conselho.

Os conselheiros titulares que assumiram foram: Jeová Cantuária de Souza, Luciana Pereira dos Santos, Claudimar de Fernandes dos Santos, Ramon de Souza Diniz e Ana Patrícia Domingos.

Os conselhos tutelares são órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. 

Tem missão de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, garantindo a eles o direito a uma família protetora, a uma boa escola, a espaços de esporte, lazer e cultura, a uma boa alimentação, a saúde de qualidade, à convivência familiar e comunitária, entre outros.

O Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Alguns têm mais de um, e seis não tem conselhos instalados. 





Um comentário:

marildete ribeiro dos santos disse...

Parabéns a todos os novos conselheiro, que Deus abençoe nessa nova jornada de trabalho.