Postagens

Mostrando postagens de Outubro 18, 2015

Vídeo: O jornalismo preguiçoso e uma boa dose de verdade

Posted by Wallace Vianna on Segunda, 10 de novembro de 2014

São João da Aliança (GO): Polícia e "hackers" investiga folhetim apócrifo, feito para denegrir diversas pessoas na cidade

Imagem
Por Elias Alves,

"Hacker", baseado em Planaltina de Goiás, interage com outro no estado da Bahia. 

O objetivo é a identificação do número onde originou a postagem do folhetim apócrifo "Jornal Informativo" que disseminou onda de boatos em São João D'Aliança na semana que passou. 

O trabalho do especialista, que irá custar 4 mil reais, foi solicitado por uma das pessoas citadas. 

Segundo consta, 478 números de telefone estão sendo analisados e 339 CPFs, já foram identificados de números que compartilharam a maldosa publicação.

Na semana que passou, um folhetim sem assinatura falava inverdades de várias pessoas da cidade, como casos de traição e outros tipos de fofoca, que ensejam crimes contra a honra.

Goiânia completa 82 anos. Trânsito e insegurança tiram o brilho da festa.

Imagem
Por Jefferson Victor,

Há 82 anos, Pedro Ludovico Teixeira lançava a pedra fundamental da criação da nova capital, uma estratégia do governo Vargas para o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Inicialmente a cidade foi projetada para 50 mil habitantes, 60 anos depois já passava de 1 milhão, e atualmente a região metropolitana já ultrapassou a marca de 2,2 milhões de habitantes.

A nova capital cresceu de forma desordenada, não houve um planejamento urbano adequado em termos de futuro, a cidade foi se desenvolvendo de forma aleatória, isso, devido a especulação imobiliária que desencadeou ruas apertadas e vielas.

 A Praça Cívica foi projetada para ser o Centro Administrativo do Estado, e com isto a maioria dos Órgãos Públicos se concentraram naquela área, além de ser um importante entroncamento que leva a todas as localidades.

 Grande parte dos moradores dos bairros se deslocam diariamente para o centro, e isto é um fator preocupante, não há estacionamentos regulares, muitos que por ali tra…

Seminário na Chapada dos Veadeiros reúne 47 pesquisas

Imagem
Por Sandra Tavares,

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, unidade de conservação (UC) administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Goiás, acaba de realizar, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB Cerrado), a terceira edição do Seminário de Pesquisa.

Ao todo, foram apresentados 47 trabalhos, cujos resumos foram compilados em uma publicação distribuída durante o evento. 

Os estudos foram os mais variados. “Fizemos questão de escolher temas diversificados, que iam desde uso público a atropelamento de fauna, buscando trazer para o debate o que está mais latente na realidade da região do parque”, explicou Carla Guaitanele, chefe da unidade.

Para a coordenadora Geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, Kátia Torres Ribeiro, que participou da abertura do seminário, é imprescindível que as unidades de conservação façam eventos desse gênero tanto para conhecerem as pesquisas quanto debaterem com a comunidade acadêmica os…

Agricultoras de São João da Aliança (GO) recebem incentivo por meio do Crédito Fomento Mulher

Imagem
Agricultoras familiares do Distrito Federal e entorno foram beneficiadas com o Crédito Fomento Mulher. 

Em São João D´aliança, a 160 quilômetros de Brasília, das 79 famílias do assentamento Mingau, 21 já tiveram o crédito de R$ 3 mil liberado para investir em implantação de projeto produtivo no seu lote. 

A previsão é a liberação de mais de 2,5 mil contratos do Crédito Fomento Mulher na região até o final do ano.

O Crédito Fomento Mulher é uma linha de crédito específica para mulheres da reforma agrária. 

Apoia projetos de segurança alimentar e nutricional até R$ 3 mil, com taxas de juros de 0,5% e aporte de 80% do governo federal – ou seja, as assentadas só precisam devolver ao banco 20% do valor do crédito atualizado. Além disso, elas têm até um ano para pagar.

Cleonice de Paula dos Santos Oliveira, 40, já sabe onde irá empregar os recursos disponibilizados pelo governo federal. 

“Vou ampliar a panificadora que tenho aqui no lote”, diz ela orgulhosa. Ela e o marido, Jorge de Oliveira, 52,…

Higor vibra com maior sequência pelo Fluminense

Imagem
Nesta temporada, Higor já participou de nove partidas. 

O número de atuações supera a temporada 2012, quando atuou sete vezes na campanha do tetracampeonato brasileiro, a maior do meia até aqui como profissional do Fluminense. 

Utilizado na lateral direita, está disponível para o técnico Eduardo Baptista.

– Estou feliz por jogar e ajudar o Fluminense a atingir seus objetivos. Durante os treinamentos, o professor Eduardo viu que eu poderia cumprir a função na lateral e acreditou em mim. 

Procurei fazer o meu melhor e penso que cumpri as orientações dele. Sou muito grato por essa confiança, pois venho me dedicando muito desde que retornei do Volta Redonda. 

Contra o Palmeiras, pude contribuir novamente na posição, após a saída do Wellington, e manter uma boa sequência de jogos. 

Para mim, é importante continuar mostrando que posso ser útil em qualquer formação da equipe, mas o melhor de tudo é saber que o Fluminense está competitivo e contando com vários jogadores que vieram de Xerém – coment…

Mudanças climáticas? super furacão Patrícia de 320 km/h

Imagem

Flores de Goiás: batida entre ônibus e moto mata um menino de 6 anos

Imagem
A comunidade da cidade de Flores de Goiás, no nordeste de Goiás, ficou chocada e abalada com um grave acidente na tarde desta quinta-feira (22).

Segundo a Polícia Militar, o acidente, que ocorreu por volta das 13h, envolveu uma moto e um ônibus e acabou matando uma criança de apenas de seis anos de idade. 

Segundo testemunhos, o padastro conduzia a criança na garupa da motocicleta, na altura do cruzamento da avenida Alfredo Nasser com a Rua 7, no centro da cidade, quando a motocicleta colidiu contra o ônibus. 

A batida causou a queda de ambos e graves ferimentos na criança. Ela ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital municipal.

Com informações de Elias Alves

Prata (GO): um raio cai e incendeia pasto

Imagem
A chuva nem bem chegou e já causa transtornos no Distrito da Prata, no município de Monte Alegre de Goiás. 

Ontem (22), no início da noite, um raio, acompanhado de muita ventania, caiu e causou um incêndio no pasto, nas proximidades da zona urbana da localidade.

Além do susto do raio, o fogo destruiu a vegetação e levou apreensão aos moradores.  

Veja o vídeo

Novo Jardim (TO): Agência de Saneamento divulga resultado de apreensão de cisternas

Imagem
Prezado Dinomar, 
Este é o resultado da investigação relacionado as cisternas, divulgado anteriormente. Achei por bem fazemos novamente, pois agora consta o diagnóstico completo realizado pela ATS.
Depois de muita correria, conseguimos o retorno desse material para o povo carente da nossa cidade que encontrava-se no poder dos Secretários. 
Hoje estamos mais aliviados pois a justiça se fez. 
Mas a luta continua, estamos sempre em contato com o Ministério Publico, Procuradoria da República e outras instâncias judiciais que tem nos dado respaldo no sentido de investigar outras irregularidades e dentro de pouco tempo acreditamos teremos mais novidades. 
No momento desejamos deixar os nossos agradecimentos a Procuradoria Geral do Estado juntamente com a ATS que nos deu esse retorno. 
Toda população de nossa cidade agradece e estamos do mesmo modo nos tornando mais atentos aos bens públicos, no sentido de vigiarmos mais de perto para evitar mais ocorrências nessa direção. 
Quando um pouco se desli…

Imagem do Dia: Desfile de 7 de setembro em Campos Belos, início dos anos 80

Imagem

Gouveia participa de Plenária do Programa Território da Cidadania do Vale do Paranã

Imagem
Por Rose Ane Silveira, 

O prefeito municipal de Posse, José Gouveia, participou na manhã desta sexta-feira (23/10) da Oficina de Planejamento Territorial Núcleo Diretivo do Programa Território da Cidadania, Vale do Paranã, ocorrida no Centro da Juventude de Posse. 

O objetivo do evento foi a apresentação das metas das instituições que atuam no Programa FUNDATER/ UnB/ IBRACE/ECOCUT, além da apresentação do PROINF e outros editais.

Além do prefeito Gouveia, participaram da Plenária o secretário de Governo, Hallison Monteiro, a representante da UnB, Juciene, responsável pela inclusão social; Alexandro, representante da UnB pela inclusão social produtiva; Márcio Passos, coordenador do Território da Cidadania do Vale do Paranã; Wedeson, da Emater; Lucimar da Agrodefesa e Adelmo de Paula, membro do colegiado do Território da Cidadania do Município de Posse e representantes dos diversos municípios que compõem o Programa do Vale do Paranã.

O Estupro de Crianças – de Valentina à Araceli e o Preço que todas nós pagamos

Imagem
Por Helena Vitorino, 

Você teme pela sua filha? Deveria.

A Valentina do MasterChef Jr. chegou até o programa porque, assim como as outras crianças selecionadas, é uma das 20 melhores crianças cozinheiras do país. 

O que bombou nas redes sociais depois do programa, no entanto, não foi o belo prato de Valentina, nem sua realização ao entregá-lo aos chefs-jurados.

 Mais do que seu sorriso de felicidade ao realizar seu sonho, o que bombou no Twitter foram os desejos sexuais expressos, por homens, a respeito de uma menina de 12 anos. 

Com seu corpo, seu rosto e seu comportamento infantil, Valentina recebeu uma gama de comentários sexuais, que questionavam desde o consentimento para um crime sexual e até a chamavam de “vagabunda”.

Pra você que não sabe o que é a Cultura do Estupro, apresentamos esse comportamento que não está presente só na nossa sociedade. A cultura do estupro é o consenso sobre a prática do abuso sexual. É a sociedade que diz “sim, pode estuprar, isso está correto”.




Mas Valentin…

Cidadania: Comunidade cria Associação de Amparo aos Idosos de Campos Belos (AACB)

Imagem
Por Hamilton Mendes, 

O primeiro e grande passo, de mais um projeto que a sociedade campo-belense encara de frente, com todo espirito de solidariedade e acolhimento que norteou sempre o jeito de ser do nosso povo, foi concretizado ontem à noite no Auditório da Câmara Municipal de Campos Belos.

Abençoada pela chuva que caiu ontem, um bom número de populares, representantes das mais variadas posições de nossa comunidade, foi fundada a Associação de Amparo aos Idosos de Campos Belos (AACB).

A reunião iniciou com as palavras do Pároco Iraçon, dando seu depoimento motivacional e  mostrando a sua felicidade se estar ali presenciando uma comunidade unida em torno de um belo projeto social.

Por aclamação foi escolhido o senhor Weligton Moreira do Carmo(Tintão) para presidir a assembleia, este designou o senhor Hamilton Mendes, para secretaria-lo, este fez portanto a leitura do Estatuto Social artigo por artigo, que foi debatido, feito ressalvas e aprovado, em seguida abriu se o processo de inscri…

Pelé, o Rei do Futebol, faz 75 anos

Imagem
Por Jefferson Victor, 

Em 23 de outubro de 1940, na cidade de três corações, em Minas Gerais, nascia Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Pelé começou sua carreira no Bauru Atlético Club, no estado de São Paulo, em seguida tornou-se jogador do Santos e marcou o seu primeiro gol pelo clube em 7 setembro de 1956, em um amistoso contra o Corinthians.

Na seleção brasileira Pelé estreou em 07 de julho de 1957, aos dezesseis anos, jogou as copas de 1958, 1962, 1966 e 1970, conquistando três dos quatro títulos disputadas.

Pelé Jogou sua última partida pela seleção em 18 de julho de 1971, no maracanã contra a seleção da distinta Iugoslávia, num amistoso que terminou empatado em 2 a 2.

Pelo futebol brasileiro   despediu-se em 02 de outubro de 1974 no jogo Santos e Ponte Preta, partida oficial pelo campeonato paulista.

Diante de uma oferta irrecusável, Pelé voltou a jogar futebol e estreou no Cosmos de Nova York em 15 de junho d…

Vídeo: Climatologista da USP afirma que aquecimento global não existe

Imagem

Aquecimento extremo trará ‘mortes em massa’, alertam especialistas

Imagem
Por Claudio Angelo, do Observatório do Clima.

Um vídeo exibido a uma plateia pequena na última segunda-feira, em Brasília, mostrava sem eufemismos o que poderia acontecer com o planeta caso o aquecimento global saísse de controle e atingisse o patamar de 4oC a 7oC.

 Imagens de florestas queimando, lavouras mortas e inundações se sucediam enquanto uma narradora vaticinava “mortes em massa para pessoas que não tiverem ar-condicionado 24 horas por dia” e “migrações forçadas”. 

“Nos tornaremos parte de um ambiente extinto”, sentenciou. 

O fato de que a cidade passava por uma onda de calor, tendo registrado dias antes a maior temperatura desde sua fundação, ajudava a compor a atmosfera.

Num pequeno palco, em poltronas brancas, um grupo formado em sua maioria por homens de meia idade assistia à exibição. 

Entre eles estavam alguns membros da elite da ciência do clima, como Carlos Afonso Nobre e José Marengo, membros do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, e Sir David King, represe…

Agência dos correios é assaltada em Iaciara (GO)

Imagem
A Polícia Militar (PM) procura por homens suspeito de assaltar uma agência dos Correios na tarde de quarta-feira (21), na cidade de Iaciara, no nordeste goiano.

De acordo com as informações, os homens chegaram à agência por volta das 14h00, renderam os funcionários e levaram o dinheiro do local.

Um veículo Fiat Strada foi encontrado abandonado no Povoado Aguá Quente, há 18 km de Iaciara. 

Não se sabe ainda se esse veículo tem alguma ligação com os assaltantes.

A quantia levada não foi informada. Os suspeitos continuam foragidos.

Fonte: Blog Antônio Carlos

Vídeo: Deputado Federal Alberto Fraga questiona Ouvidor Agrário sobre parcialidade e o chama de frouxo. O desembargador pediu a saída do Major Belelli da região

Umidade em Paranã (TO) atinge 12%; veja 10 cidades com os menores índices

Imagem
A umidade em Paranã, sul do Tocantins, foi a mais baixa registrada no Tocantins nesta terça-feira (1º). 

A cidade apresentou um índice de 12% e ficou em estado de alerta. Várias cidades do estado também estão com a umidade baixa. 

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja a tabela para conhecer os dez municípios que apresentam os menores índices.

O estado de alerta abrange os níveis que vão de 20 a 12%. Depois de Paranã, Formoso do Araguaia, Peixe e Gurupi, localizadas ao sul do estado, aparecem no topo das cidades com a umidade mais baixa.

Nestas condições, o recomendado é que as pessoas não façam exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitem aglomerações em ambientes fechados e usem soro fisiológico para olhos e narinas.

O clima quente e seco provoca problemas de saúde. As consequências pioram devido às queimadas, recorrentes nesta época do ano. A má notícia é que este clima deve prevalecer pelo menos até sexta-feira (4).

Segundo o professor Jos…

Câmara aprova cobrança de pós-graduação em universidades públicas

Imagem
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 318 votos a 129, o substitutivo da comissão especial para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que permite às universidades públicas cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu, extensões e mestrado profissional.

Os destaques apresentados à matéria, em primeiro turno, serão analisados na próxima semana.

Fonte: Correio Web

1ª Vaquejada de Iaciara (GO) começa amanhã (23)

Imagem
A 1ª Vaquejada de Iaciara, nordeste de Goiás, começa nesta sexta-feira (23) e acontece em todo o fim de semana.  
No dia 25, domingo, será realizado um grande leilão de bovinos e equinos com gado da região. 
Já a Vaquejada vai distribuir R$ 23 mil em prêmio e ocorre no parque Pedro Sabido Mendes, na rodovia GO-446.

Projeto ABC Leite promove eventos em Paraíso do Tocantins e Combinado (TO)

Imagem
O projeto Transferência de Tecnologia para a Bovinocultura Leiteira do Estado do Tocantins / ABC Leite, coordenado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), promoverá capacitação e dia de campo nos próximos dias. 

A capacitação será em Paraíso do Tocantins, região Central do estado, e o dia de campo acontecerá em Combinado, no Sudeste tocantinense.

O projeto vem capacitando periodicamente técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) de várias cidades. 

A cada encontro, são repassadas informações que podem colaborar para o aperfeiçoamento da atividade leiteira tocantinense. Este será o último módulo da capacitação continuada em 2015.

De acordo com Pedro Alcântara, líder do projeto, a capacitação "é voltada para extensionistas do Ruraltins e, neste módulo, os temas abordados serão o conforto térmico na pecuária leiteira, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo reprodutivo e critérios para acasalamentos".

Já sobre o dia de campo, o líder…

Portal G1 notícia chuva em Campos Belos na tarde de ontem

Imagem
Chuva é notícia quando, principalmente, é rara e altamente desejada. É por isso que gostamos de deixar nossos leitores atentos ao clima regional. 

Ontem choveu em Campos Belos e postamos uma imagem, que por sinal foi muito compartilhada.  

O Portal G1 também noticiou o "raro fenômeno". 

"Houve chuva também na região nordeste de Goiás e no Entorno do Distrito Federal. Uma moradora de Campos Belos, Jaelde Costa, registrou a chuva no município. De acordo com ela, foi rápida, mas a população comemorou."

Leia a matéria no G1

Alto Paraíso de Goiás inspira alta costura na SPFW Inverno

Imagem
Helô Rocha mudou. Mas essa mudança vem acontecendo desde seu último desfile para, enfim, no inverno 2016, a estilista estrear sua nova marca no quarto dia da São Paulo Fashion Week. 

Saem o nome Têca e as estampas, entram texturas, a mistura de tecidos e o trabalho manual, que ganham as passarelas da nova Helo Rocha – sem acento mesmo.

O misticismo, assunto que também foi tema de sua última coleção, aparece de novo nesta estação. De uma viagem a Alto Paraíso (GO), saem os quatro elementos e os doze signos que norteiam todas as pecas. “Existe uma energia muito forte lá”, comenta a estilista.

Terra, fogo, ar e água são representados, respectivamente, por verde, vermelho, preto e branco. Para as temperaturas mais frias do ano, os tons aparecem terrosos e os tecidos mais pesados.

São rendas, telas, plumas, veludo molhado, couro de píton e bordados misturados em um trabalho de artesanato bem executado. Nem dá pra dizer, de longe, quantas técnicas e texturas existem em cada look. É preciso obse…

Juiz de Goiandira presta auxílio em Campos Belos

Imagem
Designado pelo Decreto Judiciário nº 2649/2015, o juiz Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira, titular da comarca de Goiandira, está prestando auxílio, por quatro dias, em Campos Belos. 

Sem prejuízo das atividades funcionais na sua unidade judiciária, o seu trabalho nesta comarca começou na terça-feira (20) e terminará no dia 23.

Também o juiz Carlos Gustavo Fernandes de Morais, titular da Vara Criminal de Planaltina, foi designado pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), para, de 20 de outubro a 18 de novembro, responder por esta comarca, localizada no Nordeste goiano.

Mais um caso de suicídio em Arraias (TO). A vítima foi uma jovem de 19 anos

Imagem
Mais um caso de suicídio abalou a cidade de Arraias, sudeste do Tocantins. 

Dayane de Castro, uma jovem de 19 anos, foi encontrada morta no início da tarde desta quarta-feira (21). 

Segundo informações da Polícia Civil de Arraias, era por volta das 13h, quando uma parente dela, que trabalha na delegacia local, foi avisada de que uma tragédia tinha ocorrido na casa da família e quando chegou ao local, presenciou a cena dantesca.  

As primeiras informações dão conta de que o marido da moça dormia no quarto ao lado, quando foi acordado pelo bebê do casal, que, possivelmente assustada, presenciou Dayane já sem vida. 

Ela usou uma corda para cometer o suicídio. 

Dayane de Castro era estudante do curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, e morava no Setor das Laranjeiras. 

Era casada e tinha uma filha de cerca de três anos de idade. A polícia também informou que ela teria deixado uma carta, que ainda não chegou às mãos dos agentes.  

O corpo de Dayane de Castro, que era par…