Postagens

Mostrando postagens de Setembro 27, 2015

Denúncia grave: crianças kalungas sentam no chão, enquanto carteiras escolares foram doadas a prisão de Campos Belos, afirma leitor

Imagem
"Dinomar,

Por favor, verifique a situação da comunidade Kalunga junto à Subsecretaria do Estado em Campos Belos. 

Existiam 100 mesas que foram enviadas para os alunos de lá (kalungas) e que foram distribuídas em Campos Belos no presídio e nas escolas. 

Ainda existem cadeiras disponíveis e os alunos estão sentando no chão. 

Existem também 22 bicicletas que o pastor Jefferson conseguiu, quando era o secretário de assuntos extraordinários do Estado de Goiás na época, para os alunos que andam em torno de 7 a 15 km por dia para estudar.

Porém estão guardadas secretaria das escolas Kalunga e a subsecretaria não deixa levarem para distribuir. 

Quatro alunos já abandonaram as aulas por não terem condições, de andarem tanto. 

Com relação à merenda, durante o terceiro bimestre, só houve 12 dias de merenda, quando teriam que ter tido 42 dias de merenda escolar. 

Onde esta indo parar o dinheiro ou a merenda? 

Queremos esclarecimentos e explicações plausíveis, pois as duas camionetes que são abastecid…

Arraias (TO): Aposentadoria de professor está sujeita ao fator previdenciário

Imagem
A exclusão, ou não, do fator previdenciário sobre a aposentadoria de um professor de 54 anos, do município de Arraias (TO), foi o tema de um dos 528 processos da pauta da sessão do mês de setembro da Turma Recursal da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO). 

Após recorrer da decisão do Juizado Especial Federal (JEF), que garantiu ao professor a aposentadoria com um rendimento maior devido à exclusão do fator previdenciário, o INSS assegurou a inclusão do fator após decisão unânime dos juízes da Turma. 

Como previsto em lei, professores podem se aposentar cinco anos antes que os demais trabalhadores.

No caso do professor de Arraias, beneficiado pela aposentadoria de sua categoria, a alegação foi de que teria sido prejudicado por ter encerrado suas atividades de docente mais cedo e, por isso, contribuído menos tempo para a previdência - um dos pontos levados em consideração para o cálculo do fator previdenciário. 

Após o julgamento de sua ação contra o INSS, pelo JEF de Gurupi (TO) em 2014, o…

Reforma desagrada e pode aprofundar a crise

Imagem
A “reforma ministerial da crise”, anunciada ontem (2) por Dilma, mais atrapalhou que ajudou: aliados consideraram a partilha dos ministérios “injusta” e pode custar a Dilma mais adesões ao impeachment. 

Partidos como o PSD, que ocupa a pasta de Cidades, PP (Integração), PTB (Desenvolvimento) e PR (Transportes) não se conformam: o PCdoB, com 11 deputados, ganhou mais que merecia, o Ministério da Defesa.

Aldo Rebelo mantém relações amistosas com o meio militar, apesar de filiado ao partido que protagonizou, na ditatura, a guerrilha do Araguaia.

Os cortes pífios não animaram nem mesmo os aliados: afinal, em vez da cirurgia necessária, Dilma fez apenas uma “lipoaspiração”.

Dilma prometeu cortar 3 mil dos 23 mil cargos comissionados, na maioria ocupados por militantes do PT. Não citou prazos, nem critérios.

O corte de 10% dos salários dos ministros é só factoide para ganhar manchetes. Representa uma economia de menos de R$ 1 milhão/ano.

Fonte: Diário do Poder

Nos arredores de Brasília, conheça locais com cachoeiras incríveis!

Imagem
No “quintal” de Brasília, têm cachoeiras.

Localizadas a poucos minutos do perímetro urbano, as cachoeiras em torno de Brasília são um refúgio para os brasilienses. 

Desconhecidas por muitos que passam pela capital, as cachoeiras são de uma beleza rara, em meio ao cerrado, com águas de diferentes cores.

1. Cachoeira do Tororó

A pouco mais de 40km da rodoviária de Brasília, a pequena Cachoeira do Tororó, localizada dentro de uma propriedade particular, é uma refrescante alternativa para escapar da tumultuada rotina da cidade.

Para chegar na cachoeira são aproximadamente 2km de caminhada, por uma trilha com algumas pedras e pequenos desníveis. A vegetação é nativa do cerrado e dependendo da época, é possível ver plantas endêmicas, como a flor Caliandra. 

A queda d’água que desce por um paredão de 19 metros de altura é ótimo para a prática do rapel. O poço da cachoeira é bem raso, ideal para levar as crianças.

A origem do nome Tororó, vem do tupi guarani que significa enxurrada ou pequena cachoe…

A vez de Ângelo: Crianças naufragaram na viagem para o futuro

Imagem
Cristovam Buarque, senador

No dia 11-2-2005, o helicóptero do presidente Lula desceu na comunidade de Canaã, no agreste pernambucano, ao lado da cidade de Toritama; o presidente caminhou até um grupo de crianças e agachou-se em frente a elas. Um fotógrafo captou a cena, e a foto foi publicada nos jornais. 

Ao vê-la, decidi visitar as crianças e, com base no que observei, escrevi uma carta ao presidente, sob o título “Estas crianças têm nome — como dar-lhes um futuro?”.

Descrevi a realidade onde elas viviam, especialmente a escola onde estudavam, reconheci que o presidente ainda não era o culpado daquele triste cenário de penúria educacional e pobreza social, mas que seria o responsável se, dez anos depois, o quadro se mantivesse; na carta sugeri dez medidas para mudar aquela realidade, seguindo as linhas do projeto que tentei executar ao longo de 2003, quando fui ministro da Educação.

Na semana passada voltei ao local e vi a tragédia resultante de dez anos de abandono da educação e falta …

Queridinha dos nordestinos, rapadura não foi pensada para ser alimento

Imagem
Se tem um produto que cearense conhece muito bem desde pequenininho, é a rapadura. 

Os tijolinhos que lembram o açúcar mascavo produzidos nos engenhos durante o século XVI surgiram como solução para o transporte do produto. 

Como o açúcar ficava úmido e melado com muita facilidade, a rapadura resistia às viagens, ao calor e ao frio por muitos meses.

Ela é feita a partir da cana-de-açúcar depois da moagem, da fervura do caldo, da moldagem e da secagem. A moldagem é feita numa folha de paralelepípedo para depois ser embalada. 

No Brasil, é utilizada como açúcar e também como sobremesa. O sertanejo tinha o hábito de comer a rapadura com farinha nas refeições.

Esse produto tem sido enxergado pelos grandes chefs e alguns pratos famosos levam a rapadura cearense como protagonista.

Ex-prefeito assassinato a tiros pelo prefeito estava no motel com a mulher do secretário de saúde, que é irmão do prefeito

Imagem

Prefeito de Flores de Goiás ameaça entregar cargo devido à crise financeira

Imagem
Flores de Goiás é um pequeno município goiano. A cidade está a 437 km de Goiânia, no leste do Estado. População composta por cerca de 12 mil habitantes segundo o último censo do IBGE. 

Assim como em outros lugares a situação é crítica, devido a crise financeira. O prefeito José Dias (PTB) ameaça deixar o cargo no fim do ano.

Ao Diário de Goiás, o prefeito explicou que há dois meses os salários dos funcionários estão atrasados, inclusive o dele, do vice-prefeito e dos secretários. O prefeito destacou que pela situação crítica, pode passar a bola e abandonar a prefeitura.

“Estou com funcionários há dois meses sem receber, inclusive secretários, vice prefeito e prefeito sem receber. É uma situação que eu me preocupo, não sei se dou conta de terminar o mandato, já pensei em seriamente em me organizar e em dezembro entregar para o vice-prefeito, porque não tem mais condições”, afirma.

Segundo José Dias, uma preocupação é que a população está desassistida, sem assistência em alguns serviços. El…

GO-118: carreta de cimento tomba próximo a Campos Belos

Imagem
Uma carreta, carregada de cimento, tombou na madrugada desta sexta-feira (2), na rodovia GO-118, entre as cidades de Monte Alegre de Goiás e Campos Belos, no nordeste do estado.

O acidente ocorreu logo após a ponte do Rio Montes Claros, no sentido Campos Belos.  

Ainda não se sabe as causas do tombamento, ocorrido por volta das 4h da manhã.  

O veículo seguia com o carregamento para a cidade de Palmas, capital do Tocantins. O motorista saiu ileso.