Banner 1

Banner 1

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Sebrae nacional implanta o projeto de desenvolvimento econômico territorial na Chapada dos Veadeiros




Por Evônio Madureira, 

Na tarde desta terça(9), os representantes do SEBRAE NACIONAL, Consultores Octacílio Pacheco Filho e Cícero Jose, fizeram uma palestra gratuita na cidade de Teresina de Goiás. Os convidados para o evento foram os empresários do ramo de Turismo, comerciantes em geral, Micros Empreendedores Individuais e Pequenos Produtores Rurais dos municípios do Território Chapada dos Veadeiros – Região Nordeste do Estado de Goiás. 

Participaram do evento o prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, senhora Maria de Jesus, Secretario de Assistência Social, Vereadores, Secretários e Técnicas da EMATER dos municípios de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre de Goiás. 

O objetivo principal da reunião foi explicar como vai funcionar o projeto de desenvolvimento na região: O Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) 

O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico territorial através da estratégia adotada de dinamizar a economia do território por meio da melhoria do ambiente de negócio, do fomento e do fortalecimento de atividades produtivas, geradoras em emprego e renda. 

Assim transformando o território por meio do aumento do poder econômico dos moradores, fortalecendo as atividades econômicas com o giro dos recursos financeiros em cada município que formam o território, ainda formado a rede de cooperação entre as entidades e os municípios.

O primeiro passo para o trabalho é o mapeamento da vocação dos municípios que formam a Chapada dos Veadeiros. Neste contexto, observou-se que as atividades turísticas e agrícolas são predominantes. 

Outro tipo de produção que deve ser considerada é a agricultura familiar, que é a responsável por movimentar o comércio local e ainda por gerar mais qualidade de vida aos moradores da cidade. Principalmente a merenda escolar do território.

A metodologia e a estratégia de desenvolvimento serão abordadas a partir da elaboração do diagnóstico, pesquisas e análises que indiquem que forma as potencialidades econômicas internas e externas podem ser desenvolvidas no território, organização e animação de redes legais, governança compartilhada; identificação das ofertas e soluções de fomentos ao empreendedorismo e aperfeiçoamento da gestão empresarial estabelecendo análises de competividades de organizações produtivas numa perspectivas territorial.

Os consultores de empresas Cícero José e Octacílio Pacheco falaram sobre a importância da cooperação entre as pessoas para promover o desenvolvimento local em cada comunidade. 

Cícero é conhecedor da realidade da região e disse que a riqueza vegetal e mineral da chapada dos veadeiros e incalculável, mas precisa ser explorada de modo sustentável preservando o meio ambiente para a presente e futuras gerações. 

Ele disse que possível promover o desenvolvimento sustentável sem destruir o patrimônio ambiental e cultural da chapada. “A prática do extrativismo de frutos e fibras é uma boa idéia de gerar emprego e renda na região, capaz de promover uma verdadeira revolução no desenvolvimento rural sustentável e solidário”, afirmou o consultor. 

Cícero ainda deu vários exemplos de projeto bem sucedidos em outras regiões do país onde parecia ser impossível desenvolver alguma atividade, e, de repente surgiram idéias que deram certo e serve de exemplo para o resto do Brasil. 

“Aqui vocês tem água e sol em abundância, frutos nativos a perder de vista, muitas belezas naturais e um potencial único para desenvolver o turismo ecológico e religioso de toda a região”, finalizou Cícero que saiu ovacionado pela platéia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário