Banner 1

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

‘Primeiro selfie' do Papa é uma fraude, diz O Globo


A conta se chama @vatican__ e a foto publicada na manhã desta segunda-feira no Instagram vinha com o texto: First #selfie (primeiro selfie), com o rosto de um sorridente Papa Francisco. 

Rapidamente a imagem se espalhou, ganhou milhares de curtidas e foi parar no noticiário do canal americano CNN, Yahoo News e outros veículos da imprensa internacional e nacional como a revista Veja. 

Este Blog também republicou a fotografia. 

Acontece que a conta não era oficial, e a foto era um frame retirado de um vídeo.

Ao site Mashable, a assessoria de imprensa do Vaticano afirmou que o Papa não possui uma conta no Instagram e que a foto que começou a circular nas redes sociais, como sendo o “primeiro selfie papal”, foi retirada de uma teleconferência realizada pelo Pontífice em setembro do ano passado. 

E a conta da assessoria de comunicação do Vaticano no Instagram é a @newsva.

Antes mesmo de a fraude ser descoberta, o falso selfie do Papa levantou debate sobre o discurso de Francisco em sua última visita aos EUA. Na ocasião, ele pregou a humildade e alertou os fiéis sobre a “caça de likes” nas redes sociais.

— Eu ousaria dizer que a raiz de tantas situações contemporâneas é um tipo de solidão radical em que muitas pessoas vivem hoje — disse Francisco, em setembro deste ano. — Correr atrás da última moda, de um “like”, a acumulação de seguidores em redes sociais.

Apesar disso, o líder da Igreja Católica é bastante popular nas redes sociais. Sua conta no Twitter, em inglês, tem mais de 8 milhões de seguidores. 

E as atualizações são constantes. Sua primeira mensagem, publicada logo após sua eleição ao papado, em março de 2013, teve mais de 30 mil retuítes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: