Banner 1

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Impactante: Pedir ajuda ou cometer suicídio. Vídeo narra os efeitos devastadores da depressão




Quando se fala em depressão, infelizmente muitas pessoas ainda minimizam a gravidade desta doença a rotulando como “frescura” ou uma simples “tristeza passageira”. 

Para conscientizar a respeito dos efeitos devastadores da depressão, que podem até mesmo levar à morte, a atriz e diretora Katarzyna Napiórkowska produziu um vídeo impactante.

Intitulado "Living with depression" (“Vivendo com depressão”, em tradução livre), o vídeo conta sobre a batalha que é lidar com a doença mostrando que a princípio a depressão parece apenas se tratar de um ‘dia ruim’ no qual é preciso superar pequenas dificuldades. 

O vídeo enumera as situações como o isolamento de amigos e familiares, a dificuldade para conseguir levantar da cama e a falta total de satisfação com a vida até precisar haver uma escolha: pedir ajuda ou suicidar-se.

O vídeo fez tanto sucesso tendo milhões de visualizações e compartilhamentos nas redes sociais, que Katarzyna produziu rapidamente uma sequência chamada "Living with a depressed person" (“Vivendo com uma pessoa depressiva”, em português) no qual dá quatro dicas fundamentais para quem conhece alguém que está enfrentando a doença:

1. Nunca diga coisas do tipo "não entendo porque está reclamando" ou "não sei do que você precisa". Isso nunca ajuda e quem tem depressão não pode se sentir envergonhado ou culpado.

2. Não se torne superprotetor. Se a pessoa não quiser conversar sobre o problema, dê espaço para ela respirar. Volte depois de um tempo e apenas mostre que você está ali para qualquer coisa.

3. Encoraje quem tem depressão a procurar um especialista. Um tratamento apropriado é o que mais ajuda.

4. Saiba que a convivência é muito complicada e que você terá que ter paciência e força. Muitas vezes não é a pessoa que está falando, mas sim a doença. Não crie muitas expectativas.

Fonte: Catraca Livre

Nenhum comentário: